Obreira que é “queixinhas” e a que reporta
- 3
- Set
- 2015
Esta semana escreveram-me a perguntar: “Luisa, qual a diferença entre fazer queixinhas e reportar?”
Vejamos as diferenças:
Queixinhas
- Quando falo de algo ou de alguém, para meu próprio beneficio;
- A intenção não é boa, é interesseira;
- O objetivo não está em ajudar;
- Por detrás das queixinhas podem estar os maus olhos, os ciúmes e a malícia;
Reportar tem uma conotação completamente diferente e está ligado:
- Ao Zelo pela Obra de Deus;
- Ao Temor;
- À Salvação da sua alma e a do próximo;
- À Fé inteligente;
Quando reportamos algo ou alguém é porque em primeiro lugar pretendemos agradar a Deus e não ser cúmplices do pecado.
Quando devo reportar?
- Sempre que colocar em causa a Obra de Deus e sobretudo a sua alma e a do próximo.
Ficou esclarecida? Deixe o seu comentário.
Daniela Duarte
Setembro 3, 2015 às 11:41
Bom dia D. Luísa,
É muito importante definir a diferença, para que cada pessoa se possa identificar e perceber a sua intenção quando fala algo.
Lembro-me que quando iniciei a Obra de Deus, na altura como educadora auxiliar da EBI eu tinha 14 anos e existia outra educadora da minha idade que era minha amiga, mas com quem eu por vezes me desentendia e numa dessas vezes ela fez algo incorrecto e eu fui cheia de “justiça” falar com o pastor. O que ela fez realmente não estava bem, mas a minha intenção foi que o pastor a repreendesse, não por amor a alma dela, mas para ela ver que eu tinha razao.
O pastor chamou as duas e a primeira a ser repreendida fui eu. Graças a Deus por esse pastor, porque naquele dia eu entendi o peso das minhas palavras e o temor a Obra de Deus.
Sempre que vejo algo que coloca em causa a Obra de Deus e a alma do próximo eu reporto para o pastor ou para a esposa, mas peso as minhas palavras e se possível converso com a pessoa em questão primeiro.
Deus abençoe a todas.
Joyce Holanda
Setembro 3, 2015 às 11:40
Olá Luísa, e olá a todas que acompanham esta Blog.
Muito esclarecedor, estas dúvidas tiradas. Pois realmente há uma grande diferença, entre reportar e fazer comentários, que no fundo não mostra uma boa intenção.
Vejo que a necessidade de zelar pela obra de Deus, e por uma alma, vai além do que os sentimentos queiram nos mostrar. Pois é nesta hora que mostramos que amamos mais a Deus, digo isso amar acima de todas as coisas, e pessoas.
Digo que não é fácil, mas quando não aceitamos mais o que é fruto de uma injustiça, naturalmente agimos contra aquilo, ainda mais quando envolve a obra de Deus e as almas.
Uma das armas da fé inteligente, vai além do que os olhos físicos queira nos mostrar, pois se eu sou filha de Deus, justo juiz, como que vou ser conivente com o erro?
Isso seria contra a vontade Dele.
O reportar, não é em si um disse, me disse ou uma fofoca, mas sim um zelo pela obra, pelas almas, enfim é o amor que temos para com Deus, sendo posta em evidência.
Obrigado Luísa, pelo esclarecimento.
bejinhos 🙂
Ivana Garcia- Rotterdam,Hollanda
Setembro 3, 2015 às 11:27
Bom dia,realmente é muito importante a gente ter em mente essa diferença, para não confundir o ser misericordioso com o próximo com tolerar o pecado do próximo principalmente dentro da obra de Deus. Esse post me fez lembrar o livro de Apocalipse 2: 20. Não devemos tolerar o pecado dentro da obra, e se eu tolerar estou a ser cumplice desse pecado. Até porque as minhas boas obras não encobrem as minhas más obras.
Juliane Cardoso
Setembro 3, 2015 às 10:49
Fiquei super esclarecida, a obra de Deus é muito importante para ser confundida. Nos temos que sempre colocar a obra se Deus em 1 lugar, mesmo que isso signifique perder uma amizade ou algo que coloque em risco nossa alma.
Diana Rebelo
Setembro 3, 2015 às 10:44
Bom Dia D. Luisa,
Muito bom esse esclarecimento. E algo chamou a minha atenção na diferença desses dois termos: a palavra INTENÇÃO.
A importância de analisarmos o real motivo que nos move a tomar uma decisão ou atitude. Ela será como uma bússola para mostrar porque eu fiz isto ou aquilo ou reagi de certa forma. E se a minha intenção verdadeiramente é cuidar da Obra de Deus, então essa atitude vai beneficiar todos e não apenas a própria pessoa (sentido egoísta).
Obrigada pelo cuidado.
Isabel Velho
Setembro 3, 2015 às 10:39
Temos que ter muito cuidado para tomarmos uma atitude para podermos analizar para agirmos com maus olhos.
Obtigado Deus abencoe.