Obreira que é “queixinhas” e a que reporta
- 3
- Set
- 2015
Esta semana escreveram-me a perguntar: “Luisa, qual a diferença entre fazer queixinhas e reportar?”
Vejamos as diferenças:
Queixinhas
- Quando falo de algo ou de alguém, para meu próprio beneficio;
- A intenção não é boa, é interesseira;
- O objetivo não está em ajudar;
- Por detrás das queixinhas podem estar os maus olhos, os ciúmes e a malícia;
Reportar tem uma conotação completamente diferente e está ligado:
- Ao Zelo pela Obra de Deus;
- Ao Temor;
- À Salvação da sua alma e a do próximo;
- À Fé inteligente;
Quando reportamos algo ou alguém é porque em primeiro lugar pretendemos agradar a Deus e não ser cúmplices do pecado.
Quando devo reportar?
- Sempre que colocar em causa a Obra de Deus e sobretudo a sua alma e a do próximo.
Ficou esclarecida? Deixe o seu comentário.
Marta Silva
Setembro 6, 2015 às 17:43
Boa tarde,
Quando não reportamos algo que não está bem sobre outra pessoa, aparentemente estou a ser amiga dela pois não estou a expor a sua nudez. Mas na verdade eu estou a ser conivente com o erro dessa pessoa e pior, estou a deixá-la ir para o inferno e a ver! E isso não atitude de quem ama. Quem ama diz a verdade e é sincero! E eu já vivi isso! Deixei de falar porque era amiga da outra pessoa, e pensando que a estava a ajudar, só a “empurrava” cada vez mais para o abismo. E no fim, quando o erro veio a ser descoberto, eu também paguei o preço! O preço de ter sido conivente com aquele erro e de não ter amado a alma dessa minha amiga!!
Muitas vezes evitei falar algo que era errado, só para não parecer queixinhas, mas este post foi muito esclarecedor de quando realmente eu estou a ser queixinhas e de quando estou a zelar pela alma do meu próximo.
Teresa amaro
Setembro 6, 2015 às 17:17
Olá dona Viviane freita eu também tinha essas dúvida entre reportar e fazer queixinhas tinha receio para não Me chamarem de fofoqueira porque a palavra de Deus diz que os fofoqueiro não herdarao o reino dos ceus mas depois de ler seu blog tive mas força em poder fazer bem os meus desafios em paz
Vera Santos
Setembro 6, 2015 às 16:56
Boa tarde!
Muito importante este esclarecimento, pois com medo de sermos vistas como queixinhas por vezes não reportamos!
Ficamos caladas às vezes são situações tão simples que com um esclarecimento se resolvia e tudo ficaria bem!
Marisa Inácio
Setembro 6, 2015 às 16:13
Este post é bastante esclarecedor. Muitas vezes situações não são resolvidas por conta do receio da pessoa ser “queixinhas”. Vais ser bastante útil para mim, principalmente de forma a ver mais a alma das pessoa e o cuidado pela sua salvação.
Joana Oliveira
Setembro 6, 2015 às 15:28
Boa tarde, hoje eu sou obreira mas quando comecei a fazer a Obre enquanto colaboradora, passei por uma situação em que reportei ao Pastor um comentário sobre a Obra de Deus. Esse comentário estava a corroer-me, pois para mim era impensável ouvir algo desse género sobra a Obra que é tão Santa, claro que não deveria me escandalizar, e tudo era tão novo para mim… Não queria ter maus olhos e por isso mesmo fui até Deus e até ao Pastor e resolvemos a situação, pedi perdão às pessoas em questão por me ter chocado com o comentário e tudo ficou resolvido. Reportar não é algo fácil de fazer ou que se faça de animo leve, mas o temor a Deus me fez mover e foi uma experiência e prova no início do meu ministério que me fortaleceu e serviu para o meu crescimento.
Filipa Correia
Setembro 6, 2015 às 15:14
Ambas são bem diferente e o seu objetivo também. Quando estamos a reportar estamos não apenas ajudar a pessoa em causa, mas também auxiliar a DEUS na sua obra. Afinal DEUS conta connosco para o que for necessário. Em tudo o que fazemos, seja o que for sempre podemos mostrar DEUS e Glorificar Seu Nome.