Obreira que é “queixinhas” e a que reporta

Luisa Teixeira

  • 3
  • Set
  • 2015

Obreira que é “queixinhas” e a que reporta

  • 3
  • Set
  • 2015

Esta semana escreveram-me a perguntar: “Luisa, qual a diferença entre fazer queixinhas e reportar?”

Vejamos as diferenças:
Queixinhas
 
  • Quando falo de algo ou de alguém, para meu próprio beneficio;
  • A intenção não é boa, é interesseira;
  • O objetivo não está em ajudar;
  • Por detrás das queixinhas podem estar os maus olhos, os ciúmes e a malícia;
Reportar tem uma conotação completamente diferente e está ligado:
  • Ao Zelo pela Obra de Deus;
  • Ao Temor;
  • À Salvação da sua alma e a do próximo;
  • À Fé inteligente;
Quando reportamos algo ou alguém é porque em primeiro lugar pretendemos agradar a Deus e não ser cúmplices do pecado.
Quando devo reportar?
  • Sempre que colocar em causa a Obra de Deus e sobretudo a sua alma e a do próximo.
Ficou esclarecida? Deixe o seu comentário.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

324 comentários

    Bom dia dona Luísa,

    Foi muito claro a explicação pois a tendência é sempre fazer queixinhas em vez de reportar. Agora vendo a diferença que fazer queixinhas não ajuda ninguém muito pelo contrário apenas prejudica a mim e ao próximo. A partir de agora vou ficar atenta a este tema para não cair no erro de fazer queixinhas de alguém, mas sim reportar para poder ajudar.

    Beijos

    Ver mais

    É muito interessante perceber a diferença entre queixinhas e reportar pois eu não sabia mas realmente ajudou-me porque quem faz queixinhas está a pensar no seu egoísmo enquanto que quem reporta pensa na sua alma e principalmente nos outros que sofreram consequências das ações de quem está a agir errado, aconteceu uma experiência comigo semana passada em que ao analisar eu vi que reportei algo sobre uma líder ao responsável do força jovem na minha igreja,eu me sentia queixinhas pois foi algo que ela fez errado comigo mas eu sabia que estava a cuidar da minha alma para guardar meus bons olhos pois fiquei bem com ela depois disso e da alma de muitas jovens que poderiam chegar na força jovem, pois o mesmo comportamento errado que teve comigo ela poderia ter com as jovens ou pessoas que fosse atender e não seria o correcto eu saber que outras almas poderiam ser prejudicadas e não fazer nada.
    Deus mostrou para a líder que o seu comportamento foi errado e sei que acrescentou nela também algo.
    Se eu fosse com o meu próprio interesse fazer queixinhas a situação não seria tratada de forma espiritual mas sim carnal e não daria o resultado bom que deu.

    Ver mais

    Fiquei super esclarecida, a obra de Deus é muito importante pra ser confundida. Nos temos que zelar pela obra de Deus em 1 lugar sempre independentemente se for perder uma amizade ou qualquer coisa que coloque em risco a nossa alma.

    Ver mais

    Bom dia Dona Luisa
    Realmente fiquei bem esclarecida agora , porque eu mesma achava que que reporta algo que o outro fez é quexinha,porém agora fiquei esclarecida e aprende a diferença , quando a minha intenção está em agradar a Deus e preservar a obra de Deus eu devo olhar para alma da pessoa que cometeu o erro , ainda que seja uma amiga , família etc. Mas algo que tenho vindo a pedir de Deus é que eu não venha ser hipócrita, estar atenta aos erros que os outros cometem e esquecer-se dos meus , por isso antes de querer reportar os erros das outras pessoas e cuidar da alma delas , devo olhar para a minha alma e ver se tenho sido transparente, para não ser injusta ..
    Obrigada pela mensagem esclarecedora Dona Luisa.

    Ver mais

    Bom dia. Este é um tema que deve se dar bastante atenção e estas diferenças aqui explicadas vão me ajudar muito… Pois eu sempre fui queixinhas e agora saber que devo reportar nem sempre é fácil mas com esta lista fica mais fácil e só vir aqui e analisar me…

    Ver mais

    Bom dia realmente há uma grande diferença entre reporta algo ou fazer queixinhas, o que faz queixinhas esta sempre fazendo ou falando o mesmo da mesma pessoa, o que reporta fala da situação uma vez e ali mesmo morre a conversa pois ele não tem beneficio nenhum em está sempre a falar do mesmo. Na minha vida tive que fazer muitas escolhas entre reporta uma situação mesmo que me prejudique pois era a atitude correta de se tomar. Como nunca gostei de queixinha, sempre optei por falar leva pessoa a razão levar a pensar.

    Ver mais
1 2 3 4 5 54