Obreira que é “queixinhas” e a que reporta
- 3
- Set
- 2015
Esta semana escreveram-me a perguntar: “Luisa, qual a diferença entre fazer queixinhas e reportar?”
Vejamos as diferenças:
Queixinhas
- Quando falo de algo ou de alguém, para meu próprio beneficio;
- A intenção não é boa, é interesseira;
- O objetivo não está em ajudar;
- Por detrás das queixinhas podem estar os maus olhos, os ciúmes e a malícia;
Reportar tem uma conotação completamente diferente e está ligado:
- Ao Zelo pela Obra de Deus;
- Ao Temor;
- À Salvação da sua alma e a do próximo;
- À Fé inteligente;
Quando reportamos algo ou alguém é porque em primeiro lugar pretendemos agradar a Deus e não ser cúmplices do pecado.
Quando devo reportar?
- Sempre que colocar em causa a Obra de Deus e sobretudo a sua alma e a do próximo.
Ficou esclarecida? Deixe o seu comentário.
ivanir santos
Setembro 4, 2015 às 23:02
Oi sra.viviane
Obrigada por este post me ajudou muito.pois quero que Deus seja sempre o primeiro na minha vida vou fazer o que è certo em relação a mim mesmo.bjinhos Deus abencoe mais e mais
Rebeca Scagliarini Italia- Firenze
Setembro 4, 2015 às 19:25
Reportar alguém realmente é algo que prova que realmente a obra de Deus está em primeiro lugar . O temor e zelo fazem parte do reportar , mas nem por isso pode-se passar pela minha cabeça em querer fazer queixinhas , porque qualquer motivo .
O reportar alguém ao meu ver é algo muito serio , pois exige também a prova contra a pessoas.
cabe a mim vigiar o que vejo e escuto , pois o diabo joga as ciladas dele e tb as setas e se olharmos tudo na obra de Deus com os olhos vou falar de ciclano ou beltrana , isso faz com que eu venha dar motivos para o diabo lançar suas queixinhas. Mas com certeza se vejo algo que coloca a minha salvação em risco ou a obra de Deus , tenho que me apresentar o mais rápido possível tanto a Deus quanto ao Lider pois assim estarei zelando pela obra de Deus e a minha salvação.
Nivaldine Carvalho
Setembro 4, 2015 às 18:29
Boa tarde, obrigada pelo esclarecimento.
Realmente, muitas vezes estas palavras podem ser confundidas uma com a outra e aquela que é uma atitude de zelo pelas almas e pela Obra de Deus passa a ser visto como um ato mesquinho.
Devemos reportar, mesmo quando o erro detetado é nosso. Vou continuar a meditar nisto pois tenho a certeza que Deus me mostrará algo brevemene.
Beijinhos e até à próxima.
Cidalia Santos
Setembro 4, 2015 às 18:19
Boa tarde
Quando a pessoa é queixinhas normalmente ela visa prejudicar a outra pessoa (ela age pela carne).
Quando ela reporta ela apenas visa a correcção de um erro, seja na obra de Deus seja até com ela própria. Isso é nem mais nem menos que confessar o pecado. Esta atitude é guiada pelo Espírito.
madalena cassova -cacém
Setembro 4, 2015 às 17:44
obrigado d.vivi pelo post, porque ajudou-me a entender muita coisa não poderia vir em melhor altura.
Petra Alexandra
Setembro 4, 2015 às 17:09
Muitas vezes deixei de reportar algo que estava a colocar em causa a Obra de Deus porque fiquei com medo de estragar amizades, fiquei com receio que a pessoa ficasse chateada comigo, passou até pela minha cabeça “ah se fosse eu também não gostava que dissessem algo que eu fiz de errado”, mas isso tudo resume-se ao SENTIMENTO, carne, emoção, coração, eu nesse momento estava a usar tudo menos uma fé inteligente. Pensava “ah vou mas é deixar quieto porque não fui eu que fiz, não tem nada a ver comigo”, e nem me lembrava do facto de poder estar a colocar a salvação de almas em risco, não só da pessoa que estava a errar mas daqueles que foram influenciados pelo erro dessa pessoa.
E também já vivi situações em que fui a “queixinhas”, a pensar que estava a agir em prol da Obra mas hoje vejo que só falei porque queria prejudicar aquele que tinha errado, porque estava chateada e com maus olhos.
Temos que falar sim; tudo aquilo que Deus permite que tenhamos conhecimento passa também a ser nossa responsabilidade, mas antes de reportar algo temos que analisar qual é a intenção do nosso coração, quais as verdadeiras razões pelas quais estamos a falar, porque se formos “queixinhas” a querer prejudicar os outros, os maiores prejudicados somos nós mesmos (falo por experiência própria) mas quando o nosso foco são as almas e a Obra de Deus, somos honradas.