Obreira Hospitaleira

Luisa Teixeira

  • 6
  • Ago
  • 2015

Obreira Hospitaleira

  • 6
  • Ago
  • 2015

O post de hoje vai tratar de um assunto, que infelizmente tem vindo a ser esquecido por muitas, devido à correria do dia-a-dia. Com os dias agitados, com as responsabilidades que nunca vão cessar, a tendência é não valorizar a hospitalidade.

Sabem como vejo a hospitalidade? Para além do dicionário que relata o seguinte:

Significado de Hospitalidade

  • Ação ou efeito de hospedar; hospedagem.
  • Característica da pessoa hospitaleira; qualidade do lugar em que há boa acolhida.
  • P.ext. Maneira de tratar que expressa gentiliza e amabilidade.

Vejo o significado de hospitalidade muito mais profundo do que mencionado no dicionário, que em muito está ligado à hospedagem, acolhimento. No lado espiritual, entendo que hospitalidade está ligada à Oferta, à entrega, à dedicação = SACRIFÍCIO.

Vamos uma vez mais aprender com Abraão. Repare no que está escrito, e que é um exemplo claro de hospitalidade e façamos uma ligação com a nossa vida:

“Depois apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia.
E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra…”

1º ponto – Quando chega alguém pela primeira vez à igreja, como é a sua postura? Logo vai ao encontro da pessoa, ou fica à espera que se aproximem de si, para atender?
E as desculpas são muitas: Porque sou tímida, porque não tenho jeito para cumprimentar, fico sem graça, e por ai vai. Assim torna-se muito complicado mostrar Deus através da sua vida.

“E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.
Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore;
E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como disseste.
E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos.
E correu Abraão às vacas, e tomou uma vitela tenra e boa, e deu-a ao moço, que se apressou em prepará-la.”

2º Ponto – Você vai de encontro às necessidades das pessoas que atende? Ou simplesmente oferece o básico, ou seja, aconselha de uma forma comum, dizendo para a pessoa fazer uma corrente, porque Deus vai abençoar? Mas não vai fundo, dando o verdadeiro alimento que ela precisa. Apenas atende por um descargo de consciência. Veja que Abraão foi atencioso, não atendeu de qualquer maneira, mas foi de encontro à necessidade, indo direto ao ponto, sem rodeios, sendo definido no seu auxílio.

E tomou manteiga e leite, e a vitela que tinha preparado, e pôs tudo diante deles, e ele estava em pé junto a eles debaixo da árvore; e comeram.”
(Gênesis 18:1-8)

3º Ponto – Diante da atitude de Abraão, podemos entender que ele prestou toda a atenção necessária e que não fez nada pela metade, mas ficou de pé junto daqueles anjos, atento a tudo. É sem dúvida alguma uma OFERTA! E talvez você é aquela obreira que até atende e aconselha, mas não acompanha a pessoa até ao fim, não fica junto dela, observando o seu desenvolvimento. Então, não está a ter esse espírito hospitaleiro… e isso é um sinal de que algo não está bem dentro de si, precisa rever os seus conceitos e valores espirituais.

Talvez até diga: Mas Luisa, Abraão serviu a anjos!
Pergunto: Não está escrito:

“Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes?”
(Mateus 25:40)

Gostaria de saber o seu pensamento sobre o artigo de hoje. Registe o seu comentário!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

79 comentários

  1. Muito forte essa mensagem nos faz refletir o que e como estamos fazendo.

    Ver mais
  2. temos que ser obreiras hospitaleiras, dar ao povo oque ele precisa, no atendimento cuidar de cada alma, até leva-las ter um encontro com Deus não podemos apenas orientar, isso não é hospitalidade, temos que acompanhar as pessoas que chegam na igreja dar o alimento que elas estão precisando, e quando elas forem batizadas com o Espírito Santo saberão caminhar por si só e farão novos discípulos.

    Ver mais
  3. Foi para isso que Deus nos chamou para fazermos filhos espirituais, acompanhado a cada pessoa em seu desenvolvimento com Deus.

    Ver mais
  4. Ao chegar alguém na igreja temos que ser atenciosa não podemos atender de qualquer maneira e sim dar o que a pessoa precisa porque quando fazemos pelas almas estamos fazendo pra deus.

    Ver mais
  5. Realmente temos que ser uma obreira hospitaleira até o fim. Eu procuro sim ajudar as pessoas na qual vejo a necessidade de uma ajuda espiritual, onde faço acompanhamento e propósito. Quero que a cada dia isso cresça mais e mais dentro de mim, pois é maravilhoso ver o resultado depois quando vc ver aquela pessoa transformada e serva do Senhor.

    Ver mais
  6. Ser hospitaleira, é servir ao povo, estar la para atender as necessidades deles, servir de coração, como se estiver servindo ao próprio Senhor Jesus, pois as pessoas chegam sofridas, angustiadas, passando por lutas que muitas vezes nem imaginamos, carregando uma dor que talvez nunca sentimos, é nossa obrigação receber eles com o nosso melhor, é nossa obrigação servir a eles, pois Deus se agrada disso.

    Ver mais
1 10 11 12 13