Obreira dócil e tranquila
- 27
- Mar
- 2014
Reparem no que está escrito:
“Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.” (I Pedro 3:4)
Ao meditar neste versículo, procurei aprofundar-me mais sobre o significado das palavras, dócil e tranquila, e vi que ambas vão muito além do que pensava. Pois não se trata apenas de alguém que é simplesmente meiga, calma e doce, no seu falar e nas suas atitudes. Sempre que ouvia falar de uma pessoa dócil, fazia essa conotação que, no fundo, não é a mais acertada, pois eu posso ser muito agradável, terna no meu comportamento e, por dentro, estar cheia de dureza e insensibilidade à Voz de Deus.
O que entendi, como sendo dócil e tranquila no espirito (que ninguém vê):
É ser maleável à Voz de Deus;
É estar apta para acatar os Seus ensinamentos… sem resistência;
É ser obediente ao que ELE me pede;
É não viver uma agitação dentro de mim;
É estar em paz no meu interior;
É sobretudo ter confiança no meu Deus!
Na verdade, minhas caras obreiras – e também me incluo – tudo isso requer de nós uma entrega diária; requer que estejamos sensíveis à SUA voz a cada instante.
Falar é fácil… Dizer que sou dócil e tranquila não custa nada. Mas, na prática, é algo muito profundo e exigente, e somente a sede de O agradar é que me faz trabalhar, no interior, esse espirito que é de grande valor diante de Deus.
Quantas vezes, e não foram poucas, deparei-me com tanta dureza, não sendo flexível, querendo fazer as coisas do meu jeito, ou impondo a minha visão. E você, também já se viu assim?
Pensei nesta lista, e onde, verdadeiramente, aplicar esse espírito dócil e tranquilo:
– Quando algum imprevisto surgir (Não ficar agitada, mas sim confiante);
– Quando for contrariada (Não ser resistente, mas sim de fácil entendimento);
– Nos relacionamentos (Não impor uma visão pessoal, mas deixar o Espírito Santo agir);
– No cuidado com as almas (Não ficar ansiosa pela mudança, ou impor, mas transmitir confiança e credibilidade);
Companheiras, gostaria muito de ler os vossos comentários, sobre o que pensam do artigo de hoje, e se porventura se identificaram.
Um forte abraço,
catia regina f. da cunha
Março 27, 2014 às 16:21
Boa tarde muito interesante esta mensagem aprendin muito.obrigada.
viviane
Março 27, 2014 às 16:18
MUITO forte,tudo o que a senhora falou é a mais pura verdade,pois as vezes lemos a bíblia,só por alto sem nos aprofundarmos no que realmente esta escrito,e DEUS sempre usa a senhora para nos abrir os olhos.
Ludmylle
Março 27, 2014 às 15:37
Muito edificante essa msg, são coisas do nosso interior que as vezes passam por desapercebidas, mas é de fundamental importância averiguarmos, pois nossa comunhão com Deus acontece justamente no nosso interior para depois ser externado, se mostramos por fora está bem, ser uma pessoas cheia de atributos, mas no nosso interior vivermos perturbadas, então na verdade estaremos sendo hipócritas o que desagrada em muito nosso Deus e só nos trás mais distancia ainda do único que pode nos salvar e ajudar! Muito obrigada pelo cuidado e dedicação! Deus a use ainda mais!
Daniella Cardoso-Belém Pará
Março 27, 2014 às 15:29
Bom dia d. Luiza, ao meditar nestes versículos, eu tive uma visão semelhante, pois entendi que ser dócil é ser facilmente conduzida, guiada e moldada pelo Espírito Santo, para que eu seja assim, devo estar totalmente ligada a Ele no temor(Ouvir Sua voz) e na confiança(Tranquilidade total), pois muitas vezes aparentamos ser dóceis, mas interiormente temos resistido… E como percebermos? É exatamente através de nossas reações, quando somos contrariadas, repreendidas, quando as situações não saem como planejamos… Deus nos dá a Sua receita de beleza, Ele é tão simples!!! Estou em busca desta beleza verdadeira, que não perece… Um abraço carinhoso!
Tatiane Lins
Março 27, 2014 às 15:16
Olá Dn ª Vivi
Eu sempre acompanho o Blog da Sra, e o que me chama muito a atenção em cada Post, é que muitos eu sempre venho aprendendo e muito, e esse post se identificou comigo, e lendo ele bem lentamente, pude aprender ainda mais.
Obrigada
Tiago Neto -FJE ALCOBAÇA
Março 27, 2014 às 14:59
Ola boa tarde, muito verdade por vezes eu sou Dócil e tranquilo por fora mas por vezes eu sou inflexível por dentro á voz de Deus.
Como a senhora escreveu eu por vezes não sou Dócil e Tranquilo no Espirito porque deixo me levar e devia parar para pensar.
Muito Obrigado pelos seu post pois me ajudou muito.