O que mais gosta de fazer? (2ª Parte)
- 31
- Mar
- 2016
Este mês estamos a falar acerca daquilo que mais gostamos de fazer e de como isso, mesmo sem sabermos, nos pode prejudicar.
Aconselho-a a acompanhar este tema desde o início.
E para si, o que considera valioso ou precioso?
Se você tem a atenção de alguém muito requisitado ou importante, por exemplo, você acaba por se tornar uma pessoa igualmente “popular” ou famosa, na companhia dessa pessoa; fica segura de si mesma, por essa aprovação.
E como se sente a pessoa quando não tem este tipo de atenção?!
Inferior; esquecida; rejeitada; com ciúmes; insegura, etc.
Por vezes, “formoso” para si é estar perto de alguém que você admira muito. Que esta pessoa fale consigo, a aceite, lhe diga boas palavras, lhe dê responsabilidades ou conceda “títulos”… Isto é “formoso” aos seus olhos, é extraordinário para si! Inclusive há pessoas que se sentem seguras unicamente por causa disto. Colocam nisso toda a sua confiança.
E quando perdem este “estatuto”, o que lhes acontece?
E quando perdem esta aparente “segurança”, como lidam com a situação, mesmo estando na Obra de Deus?
Desanimam, retrocedem, caem! Desenvolvem maus olhos, inveja e toda a sorte de males.
A Bíblia diz que o “elogio” é uma cilada.
De que forma o elogio se torna uma armadilha?
Quando atende uma pessoa e esta a faz sentir que não há outra igual a si;
Quando pensa e afirma que o seu grupo, a sua Igreja, o seu pastor, é diferente ou melhor do que o outro.
Quanto mais responsabilidades tem e se sente segura por isso, porque se vê a “desenvolver”, isso também se pode tornar “formoso” aos seus olhos. Ou não é?! Se antes não enxergava o seu estado interior, mas começou a enxergar-se e a “evoluir”, pode orgulhar-se disso também. A ponto de incriminar a outros, que ainda não se “vêem”.
Todo e qualquer elogio, tudo o que lhe transfere prazer ou lhe atribui “sucesso”, é uma cilada para os seus pés!
Isto é a glória do mundo, dentro da Obra de Deus.
Cuidado! Por isso o Senhor Jesus falou: “Vigiai e orai…” (Mt.26:41)
Continua na próxima semana…
Sara Rodrigues
Junho 9, 2016 às 16:20
Muito Forte!
Por isso temos que vigiar. O elogio é uma cilada do diabo. Pois o elogio pode encher o coração com orgulho. E temos que reconhecer que nós não somos nada e o que fazemos ainda é pouco.
ADRIANA AGUIAR
Junho 8, 2016 às 16:07
MUITO FORTE!! POR ISSO DEVEMOS VIGIA SEMPRE PARA NÃO CAIR NAS ARMADILHAS QUE O MAL PREPARA, E ACIMA DE TUDO ENTENDERMOS QUE NÃO SOMOS NADA, POIS TODA A HONRA PERTENCE AO SENHOR JESUS E POR ISSO NOSSO COMPROMISSO É APENAS SERVI-LO COM UM SINCERO CORAÇÃO.
Dalila Silva
Junho 8, 2016 às 1:53
Nunca podemos deixar que o nosso “eu” fale mais alto ou decida tudo por nós, principalmente quando estamos na Obra de Deus. Caso contrário, pensamos que estamos de pé, mas de uma hora para outra, podemos cair e nem sequer saber se vamos levantar um dia ou ter a chance de retornar para os braços do Pai.
Gleiciara
Junho 7, 2016 às 18:19
Devemos vigiar a todo tempo. A nossa reação é que define,se estamos nos orgulhando ou não.
Etiene Teise Sousa Rosa
Junho 7, 2016 às 15:40
Verdade temos que vigiar quando o pastor elogia e olhar pra dentro de nos como reagimos com esta situação, temos que reconhecermos que não somos nada que a nossa maior gloria é esta aos pés de nosso Senhor.
Laura Lozano
Junho 7, 2016 às 5:42
Cuando la intención no es la cierta, y dentro hay inseguridad, o inferioridad, se vuelve todo en un arma para acabar con la salvación. En especial cuando se recibe cargos importantes o se es reconocida por alguien, se pasa a servir a sí misma. Es cierto debemos vigilar todo el tiempo, examinarnos, cuidar de la salvación y siempre conservar la humildad, sabiendo que estamos para servir apenas a Dios y que debemos quedar sólo en Su dependencia!
Gracias por el post!