O que mais gosta de fazer? (2ª Parte)
- 31
- Mar
- 2016
Este mês estamos a falar acerca daquilo que mais gostamos de fazer e de como isso, mesmo sem sabermos, nos pode prejudicar.
Aconselho-a a acompanhar este tema desde o início.
E para si, o que considera valioso ou precioso?
Se você tem a atenção de alguém muito requisitado ou importante, por exemplo, você acaba por se tornar uma pessoa igualmente “popular” ou famosa, na companhia dessa pessoa; fica segura de si mesma, por essa aprovação.
E como se sente a pessoa quando não tem este tipo de atenção?!
Inferior; esquecida; rejeitada; com ciúmes; insegura, etc.
Por vezes, “formoso” para si é estar perto de alguém que você admira muito. Que esta pessoa fale consigo, a aceite, lhe diga boas palavras, lhe dê responsabilidades ou conceda “títulos”… Isto é “formoso” aos seus olhos, é extraordinário para si! Inclusive há pessoas que se sentem seguras unicamente por causa disto. Colocam nisso toda a sua confiança.
E quando perdem este “estatuto”, o que lhes acontece?
E quando perdem esta aparente “segurança”, como lidam com a situação, mesmo estando na Obra de Deus?
Desanimam, retrocedem, caem! Desenvolvem maus olhos, inveja e toda a sorte de males.
A Bíblia diz que o “elogio” é uma cilada.
De que forma o elogio se torna uma armadilha?
Quando atende uma pessoa e esta a faz sentir que não há outra igual a si;
Quando pensa e afirma que o seu grupo, a sua Igreja, o seu pastor, é diferente ou melhor do que o outro.
Quanto mais responsabilidades tem e se sente segura por isso, porque se vê a “desenvolver”, isso também se pode tornar “formoso” aos seus olhos. Ou não é?! Se antes não enxergava o seu estado interior, mas começou a enxergar-se e a “evoluir”, pode orgulhar-se disso também. A ponto de incriminar a outros, que ainda não se “vêem”.
Todo e qualquer elogio, tudo o que lhe transfere prazer ou lhe atribui “sucesso”, é uma cilada para os seus pés!
Isto é a glória do mundo, dentro da Obra de Deus.
Cuidado! Por isso o Senhor Jesus falou: “Vigiai e orai…” (Mt.26:41)
Continua na próxima semana…
Jéssica
Abril 19, 2016 às 21:26
Não podemos esquecer de quem somos e qual é o verdadeiro objetivo de estarmos ali fazendo a obra de Deus. Muitos já perderam essa visão e acabam fazendo as coisas para mostrar pra outras pessoas esperando um elogio. Só tem o prazer em fazer as coisas se tiver alguém olhando… Querem a glória pra si, se asseguram no que as pessoas a sua volta irão dizer. Temos que tomar cuidado com isso, não podemos querer ou aceitar esse tipo de sentimento, pois a obra é de Deus.Devemos nos preocupar no que Ele está pensando sobre nós, se estamos agradando a Ele com as nossas atitudes.
Karolyne
Abril 19, 2016 às 20:51
Nunca pensar que és melhor que alguém , não permitir que um elogio traga ruínas para a nossa vida. A nossa maiior guerra é lutar contra nós mesmas.
Monike
Abril 19, 2016 às 19:17
Quem não gosta de elogios mas são eles que podem nos prejudicar, gostei muito de ler esse post , as vezes ficamos esperando elogios dos homens e quando não nos dão ficamos triste mas isso é uma armadilha para nos e sem perceber acabamos nos prejudicando. A partir de hoje devo vigiar mais com esses elogios.
Maysa Alexandra
Abril 19, 2016 às 17:47
É bem certo , que o ser humano tem essa natureza, de querer buscar valorização no homem, ser aprovado pelos seus familiares, etc. Mas o que verdadeiramente importa é olhar somente para o Altar, ou seja Deus.
Jeane Souza Lima
Abril 19, 2016 às 15:52
“(…) a glória do mundo, dentro da Obra de Deus.” Essa afirmação é chocante, mas real. Corremos o risco de reproduzir o que as pessoas fazem e buscam neste mundo, coisas que até condenamos mas que podemos estar repetindo por falta de vigilância.
ELISANGELA FREIRE
Abril 19, 2016 às 14:15
Esse post me fez lembrar de quando estava com o propósito firme de emagrecer,e estava conseguindo,quando começaram os elogios eu achei que já estava magra o suficiente e me dei o luxo de comer tudo que eu gostava de novo,infelizmente engordei novamente por dar ouvidos a tantos elogios.