O que mais gosta de fazer? (2ª Parte)
- 31
- Mar
- 2016
Este mês estamos a falar acerca daquilo que mais gostamos de fazer e de como isso, mesmo sem sabermos, nos pode prejudicar.
Aconselho-a a acompanhar este tema desde o início.
E para si, o que considera valioso ou precioso?
Se você tem a atenção de alguém muito requisitado ou importante, por exemplo, você acaba por se tornar uma pessoa igualmente “popular” ou famosa, na companhia dessa pessoa; fica segura de si mesma, por essa aprovação.
E como se sente a pessoa quando não tem este tipo de atenção?!
Inferior; esquecida; rejeitada; com ciúmes; insegura, etc.
Por vezes, “formoso” para si é estar perto de alguém que você admira muito. Que esta pessoa fale consigo, a aceite, lhe diga boas palavras, lhe dê responsabilidades ou conceda “títulos”… Isto é “formoso” aos seus olhos, é extraordinário para si! Inclusive há pessoas que se sentem seguras unicamente por causa disto. Colocam nisso toda a sua confiança.
E quando perdem este “estatuto”, o que lhes acontece?
E quando perdem esta aparente “segurança”, como lidam com a situação, mesmo estando na Obra de Deus?
Desanimam, retrocedem, caem! Desenvolvem maus olhos, inveja e toda a sorte de males.
A Bíblia diz que o “elogio” é uma cilada.
De que forma o elogio se torna uma armadilha?
Quando atende uma pessoa e esta a faz sentir que não há outra igual a si;
Quando pensa e afirma que o seu grupo, a sua Igreja, o seu pastor, é diferente ou melhor do que o outro.
Quanto mais responsabilidades tem e se sente segura por isso, porque se vê a “desenvolver”, isso também se pode tornar “formoso” aos seus olhos. Ou não é?! Se antes não enxergava o seu estado interior, mas começou a enxergar-se e a “evoluir”, pode orgulhar-se disso também. A ponto de incriminar a outros, que ainda não se “vêem”.
Todo e qualquer elogio, tudo o que lhe transfere prazer ou lhe atribui “sucesso”, é uma cilada para os seus pés!
Isto é a glória do mundo, dentro da Obra de Deus.
Cuidado! Por isso o Senhor Jesus falou: “Vigiai e orai…” (Mt.26:41)
Continua na próxima semana…
Angélica Maluf
Abril 16, 2016 às 20:20
Verdade, D. Vivi como nós seres humanos somos tão carentes de atenção e elogios, por isso a comunhão com Deus é tão importante, pois nos blinda dessas armadilhas.
Juliane Rosestolato
Abril 16, 2016 às 20:04
Temos que sempre dar o nosso melhor em tudo mas quando alguém lhe elogiar você não pode deixar aquilo entrar no seu coração pois disso vem o orgulho. Devemos que dedicar tudo que fizermos há Deus, sempre falar que foi Ele que me ajudou, me orientou e que fez o melhor para Ele e não para ganhar um elogio.
Naina Moura
Abril 16, 2016 às 12:39
Que forte essa mensagem. Isso já aconteceu comigo. Antes de nascer de Deus eu me sentia segura ao lado de determinados líderes, porém, quando não estava perto deles me sentia esquecida. Hoje vejo a importância de se realmente fazer a obra de Deus para honrá-Lo unicamente. Pois a vanglória pessoal é a ruína da salvação.
Victoria Nunes
Abril 16, 2016 às 2:55
Olá D. Vivi, Os posts tem me ajudado, pois a cada dia tenho aprendido e Deus tem falado comigo.
Nesse posts vi a importância de estarmos sempre vigiando, não deixando que os elogios venha ser mais importante do que aquilo que somos para Deus. Não fazer para ser reconhecida pelo homem, mais fazer de todo coração para Deus, a honra vem dEle e a Glória é somente de Deus, somos apenas servas. E isso é uma honra!! Deus abençoe a sra. D. Vivi
pollyanna
Abril 16, 2016 às 0:39
Devemos nos examina todos os dias e nos afasta daqueles que nos elogia pôs podemos nos contaminar com orgulho e nos acha alto suficiente e insubstituível. Temos que vigia .
Vilma Pereira
Abril 15, 2016 às 23:36
Devemos está sempre em espírito, cuidando para não deixar que o orgulho contamine nosso coração. Orgulho esse que vem sutilmente através de um elogio.