O que mais gosta de fazer? (2ª Parte)
- 31
- Mar
- 2016
Este mês estamos a falar acerca daquilo que mais gostamos de fazer e de como isso, mesmo sem sabermos, nos pode prejudicar.
Aconselho-a a acompanhar este tema desde o início.
E para si, o que considera valioso ou precioso?
Se você tem a atenção de alguém muito requisitado ou importante, por exemplo, você acaba por se tornar uma pessoa igualmente “popular” ou famosa, na companhia dessa pessoa; fica segura de si mesma, por essa aprovação.
E como se sente a pessoa quando não tem este tipo de atenção?!
Inferior; esquecida; rejeitada; com ciúmes; insegura, etc.
Por vezes, “formoso” para si é estar perto de alguém que você admira muito. Que esta pessoa fale consigo, a aceite, lhe diga boas palavras, lhe dê responsabilidades ou conceda “títulos”… Isto é “formoso” aos seus olhos, é extraordinário para si! Inclusive há pessoas que se sentem seguras unicamente por causa disto. Colocam nisso toda a sua confiança.
E quando perdem este “estatuto”, o que lhes acontece?
E quando perdem esta aparente “segurança”, como lidam com a situação, mesmo estando na Obra de Deus?
Desanimam, retrocedem, caem! Desenvolvem maus olhos, inveja e toda a sorte de males.
A Bíblia diz que o “elogio” é uma cilada.
De que forma o elogio se torna uma armadilha?
Quando atende uma pessoa e esta a faz sentir que não há outra igual a si;
Quando pensa e afirma que o seu grupo, a sua Igreja, o seu pastor, é diferente ou melhor do que o outro.
Quanto mais responsabilidades tem e se sente segura por isso, porque se vê a “desenvolver”, isso também se pode tornar “formoso” aos seus olhos. Ou não é?! Se antes não enxergava o seu estado interior, mas começou a enxergar-se e a “evoluir”, pode orgulhar-se disso também. A ponto de incriminar a outros, que ainda não se “vêem”.
Todo e qualquer elogio, tudo o que lhe transfere prazer ou lhe atribui “sucesso”, é uma cilada para os seus pés!
Isto é a glória do mundo, dentro da Obra de Deus.
Cuidado! Por isso o Senhor Jesus falou: “Vigiai e orai…” (Mt.26:41)
Continua na próxima semana…
Elaine Cristina
Abril 2, 2016 às 16:55
Verdade D Viviane temos que tomar cuidado com os elogios,não podemos depender da atenção de ninguém temos que depender só de Deus e olhar somente para ele.
Érica Fernandes
Abril 2, 2016 às 16:38
Texto esclarecedor. Nos faz atentar para as situações vividas e para a sutileza que existe por trás de algo que pode ter uma “aparência” inofensiva, mas que pode nos causar grande dano. Somos instrumentos nas nãos dEle, a glória não é, nunca foi e nunca será nossa!
Jakeline Vituci
Abril 2, 2016 às 14:52
Muito bacana esta série! Como o apóstolo Paulo falou, temos que estar bem com Deus, seja na abundância ou na escassez, e isso inclui a Obra de Deus, pois às vezes somos “favorecidos” e às vezes, repreendidos. Tenho que vigiar para me lembrar sempre que: toda a glória é de Deus, e a repreensão, dEle também!
Rebeca
Abril 2, 2016 às 14:34
Bom dia ,D. vivi
O pastor sempre costuma nos falar “o seu trabalho não lhe salva”. isso é a realidade não somos salvas pelo que fazemos com quem andamos ou pelo grupo que pertencemos mas pelo que somos diante de Deus .
Seus posts sempre me ajudam e me orientam q Deus abençoe a sra e sua familia mais e mais .
Daniela prazeres
Abril 2, 2016 às 12:20
verdade si nao vigiamos com os elogios acabamos caindo neles.
Lucília Silva
Abril 2, 2016 às 9:53
Bom dia Dn Viviane. Para ser sincera já aconteceu algumas vezes de alguns membros me elogiarem-me porque estou bonita ou porque foram abençoadas pelas minhas orações no momento e mesmo fora da igreja ,não gosto muito porque não sei a intenção da pessoa ,quando acontece eu digo foi sua fé em Jesus e foi abençoada ,quando é elogio na minha pessoa fico com o pé atrás como se costuma dizer eu não sei o que vai na mente da pessoa e vigio por causa do orgulho não entrar em mim ,Deus abençoe beijinho docr