O que eu acolho
- 14
- Ago
- 2015
Olá a todos os internautas!
É um prazer estar aqui convosco.
Se possível, abra a sua Bíblia no livro de Hebreus 11:31
“Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.”
Raabe era uma prostituta. Assim sendo, qual era o sentido de ela acolher os espias com paz? Que sentido faz esta frase?
Quando acolhe e protege alguém desconhecido, que ameaça a sua própria vida… O que a leva a fazer isso? Existe uma fé! Alguma fé há aí dentro…
E Raabe, quando acolheu os espias com paz, com certeza esperava um momento, uma oportunidade. Não foi por acaso que eles se encontraram… Tanto Raabe como os espias, não se encontraram por casualidade. Foi porque Deus sabia o que havia dentro de Raabe! Ele sabia o que se passava no seu interior.
A Bíblia não relata nada sobre Raabe antes dela acolher os espias. Sobre quem seria, se cria no povo Hebreu ou não… Mas todas as pessoas, naquela altura, tinham conhecimento sobre o povo de Israel. Eles fizeram história na humanidade naquela época, porque Deus tirou o povo do Egito. Imagine você saber que milhões de pessoas foram “arrancadas” daquela cidade… certamente você saberia! Na Bíblia podemos verificar que haviam pessoas que sempre fugiam de uma determinada guerra, de uma luta, e contavam ao rei ou ao “fulano e ciclano” o que havia acontecido.
Então esta meretriz, Raabe, certamente sabia acerca do povo Hebreu, do que Deus havia feito com o povo de Israel. E quando ela acolheu os espias com paz, foi porque ela cria nesse Deus! Só queria uma oportunidade, e com certeza só esperava por essa oportunidade. E quando foi destruída aquela cidade, as muralhas de Jericó, Raabe e a sua família não foram destruídos, por causa da fé que ela tinha.
Internauta, você sabe que a Fé é a certeza de coisas que se esperam e convicção de factos que não se veem. Quando ela acolheu com paz aos espias, tinha a certeza absoluta que o que estava a fazer não era um risco, mas uma oportunidade para aquele Deus dos espias! Que eram, no caso, os Hebreus, os Judeus que haviam saído do Egito e que tinham feito história na humanidade. Raabe não foi destruída com os desobedientes e era uma meretriz, uma prostituta… Veja que quando existe uma fé em que os seus olhos estão voltados para Deus, para quem Ele é, há uma oportunidade de se entregar por inteiro, porque quando ela acolheu os espias, sabia que estava a colocar em risco a sua própria vida como a de toda a sua família, mas ela fez isso por uma só causa: Pela sua crença nesse Deus de Israel! Ainda que vivesse uma vida errada…
Ainda que você, minha amiga internauta, seja uma meretriz, uma prostituta, ainda que seja alguém cheia de erros e que tem encontrado várias falhas… Inclusive há muitas pessoas que estão a ler este post e que têm medo de ouvir verdades, de “vasculhar” a sua própria vida, de resolver os seus problemas, porque pensam que é um risco… Ainda que saibam sobre o que Deus é capaz, já ouviram falar da Sua grandiosidade: que perdoa o pecador e que os chama para Si. Mesmo assim retêm, têm medo de ameaçar a sua própria convicção, de enxergar os seus erros, porque quando se fala dos mesmos sempre dão alguma desculpa… é tocar numa ferida, é uma humilhação, um problema.
Mas quando você acolhe com paz, e pensa: “Eu tenho este problema, sou uma pessoa cheia de pecados, estou cheia de imperfeições, mas eu aceito esta oportunidade! Eu quero resolver o problema!”
Então nada mais faz que acolher com paz a verdade, o que tem ouvido nas reuniões, nos áudios, nos podcasts, nos Blogs. Porque tem acolhido a verdade, não será destruída, vai ser salva por causa dessa fé! Ainda que o seu passado tenha sido horroroso… Quando olha para o Deus que pode fazer o impossível na sua vida, então não tem medo de resolver e defender os preceitos de Deus na sua vida.
Minha amiga internauta, eu gostaria que refletisse. Não tenha medo! Seja sincera consigo, para que então não seja destruída com os desobedientes.
Várias pessoas estão a ler este post neste momento, mas são desobedientes, não querem aceitar a verdade, não querem ouvir verdades a seu respeito, não procuram entender quando são criticados, orientados ou aconselhados e quando são expostos os seus erros. Não conferem, mas vêm os seus erros como algo “normal”.
Quando lê e ouve falar do reino de Deus, da proposta do reino de Deus, que é maravilhosa, que faz tudo novo, que transforma da água para o vinho… Tem a convicção ou a oportunidade de mudar a sua história e querer tomar posse daquela promessa, daquela realidade que está escrita! E não apenas ouvir e achar que tem que conviver com as suas imperfeições.
Sabe, eu nunca mudei quando achava que era “normal” o que eu sentia, o que vivia… Quando eu achei que realmente tinha que considerar o que me falavam, pois não aceitava ouvir que alguém falasse “mal” a meu respeito, apontasse os meus erros. Dizia: “Ah… Ela não me entende!” Na verdade, eu queria dar uma desculpa, dizendo que “ela não me entende…”, porque não queria ter motivos para ter aquela imagem, de dar aquele testemunho que estavam a ter ao meu respeito.
Quando existe desejo de justiça, de ser justa para com Deus, não é que as pessoas sejam justas para si… É ser justa para com Ele. As coisas tornam-se diferentes, a forma como vê a Deus, como encara as verdades… você acolhe certamente com paz a oportunidade que está a vir até si!
Aproveite as suas oportunidades! As suas dificuldades são uma grande oportunidade de lhe revelar a quem você acolhe… A Deus? Ou aos seus próprios preceitos, opiniões, pensamentos? Você decide!
Mas pense a respeito e se possível participe aqui no Blog, escrevendo o que me tem a dizer agora que leu este post… Diga-me: O que é que tem reparado sobre si mesma? Quando começa a escrever sobre si, isso ajuda-a a descobrir-se. E tem essa oportunidade de escrever aqui no blog. Caso não queira identificar-se pode apenas escrever o seu primeiro nome e a cidade onde mora.
Ficamos por aqui. Aguardo o seu comentário!
Um grande abraço! Até para a semana.
Patricia
Agosto 22, 2015 às 22:11
Hola Sra Viviame, algo que Dios me ha estado mostrando ahora que estoy pasando una situacion en casa, es que Él está corrigiéndome atraves de mis padres, al principio yo pensaba que estaba haciendo bien, mas luego vi que tambien todo aconteció por parte de mis indecisiones. Ya vi cuales fueron mis errores, y esta siendo un momento en que Dios me esta moldeando, pues tengo que ser un testimonio en casa, donde sea que esté.
bia
Agosto 21, 2015 às 16:30
Na verdade eu nao aceito sempre com paz o que me dizem, as vezes até me revolta. Tenho uma grande luta contra mim mesma, meu ego, meus pensamentos(ruins) e quando desvio os meus olhos do altar para olhar os meus defeitos, preocupacoes.. Me sinto entao fraca e inconstante, as vezes é so um pequeno momento de distracao…e eu de vivre pela fé.
Rosaria Ramos (Ajuda)
Agosto 21, 2015 às 15:37
Boa tarde dona Viviane
Lembro me que quando eu estava no mundo,e tinha uma obreira que me falava sempre de Jesus mas eu escolhia o mundo,ate que um dia ela, me pegou a feito,e eu escolhi conhecer esse Deus vivo que até hoje eu o sirvo,com toda a certeza e confiança,e sempre acolhendo a palavra da verdade para que seja uma pessoa melhor a cada dia.
Petra Alexandra
Agosto 21, 2015 às 14:50
Boa tarde D. Vivi,
eu identifiquei-me bastante com este post. Quando nós buscamos, nós encontramos e o que quero dizer é que quando eu busco ser justa para Deus, eu vou encontrar oportunidades para que eu venha a colocar isso em prática e não somente em palavras “Deus, eu quero ser justa para Ti”. Mas é quando estamos diante das oportunidades que demonstramos realmente se estamos a procurar agradar a Deus, ou a nós mesmas e até aos outros.
Enquanto eu procurava manter uma imagem e “postura” diante dos outros, eu até dizia com as minhas palavras “Deus, eu quero ser mais para Ti, quero ser justa para o Senhor”, mas quando me vinham chamar a atenção de algo que fiz de errado ou dizer algo que eu podia fazer melhor, eu não aproveitava essa oportunidade para crescer, para mudar, amadurecer e acolher o cuidado que Deus estava a ter comigo; pelo contrário, eu fazia exactamente como a senhora falou aqui, eu dizia para mim mesma que as pessoas não me entendiam, que só Deus me compreendia e de tão cega que estava nem enxergava que aquilo era uma oportunidade que o próprio Deus me estava a dar para eu ver o meu estado e mudar.
Mas quando a minha visão mudou, quando eu passei de verdade a querer agradar a Deus e não aos outros, a querer ser justa para Ele, eu passei a amar que me dissessem onde eu tinha que mudar, onde eu estava a errar, a aproveitar e acolher cada oportunidade porque vejo que é Deus a cuidar de mim, e eu quero ser cada vez melhor para Ele.
Jeniffer Baiadori
Agosto 21, 2015 às 0:59
Boa Noite dona Vivi!
As minhas dificuldades só se tornam uma oportunidade, quando eu vejo dessa forma. Antes eu era assim como a senhora citou acima, não aceitava que as pessoas me mostrassem os meus erros, eu queria ser entendida, não olhava para mim, hoje eu vejo essa mudança em mim, acolho com paz, e vejo como uma oportunidade e cuidado de Deus.
Eu passei a olhar para o meu interior e isso tem me ajudado muito a estar mais atenta a mim mesma as minhas reações, sentimentos e ver as minhas falhas, muitas das vezes é vergonhoso quando encontramos coisas feias dentro de nós, ou quando nos é apontado um erro, mais isso é algo libertador porque me da a oportunidade de rejeitar e apreender com aquele erro, me tornando uma pessoa ainda melhor para Deus.
Quando dentro de mim a esse desejo de ser justa para Deus, Ele me faz ver até aquilo que talvez passou despercebido por mim, porque Ele me ama e não quer que nada venha me acusar diante Dele.
Esses dias eu estava reparando algo. Quando eu falo com Deus, que eu quero ser justa para Ele, Deus não irá simplesmente me conceder isso, Ele irá criar situações diárias, para que na pratica eu venha ser justa para Ele.
Não depende Dele, depende de mim, sou eu quem decido quem eu vou ser para Deus.
Beijos!
Eduarda Pedreira
Agosto 20, 2015 às 23:58
É muito importante eu assumir os meus erros e defeitos , me humilhar para Deus ,e aceitar a repreensão e os ensinamentos que me levam à verdadeira paz de espírito ,a Deus não se engana , só tenho que acolher a sua palavra com alegria e praticá-la interuptamente, só assim serei abençoada.