Silvia Alvarenga

  • 2
  • Mar
  • 2010

O Impacto das Palavras

  • 2
  • Mar
  • 2010



O que poderia falar sobre Palavras?

Eu, Vivi Freitas, tenho muito a falar sobre este assunto. Vejo, nesta jornada da minha vida, uma grande diferença entre palavras que fazem toda diferença na vida das pessoas, e aquelas que são vazias.
Vou explicar com detalhes, e vou tentar exprimir neste texto, a importância de fazer a diferença com nossas palavras.
Já atendi a várias pessoas, como também tenho várias amigas e amizades que são distintas. Cada uma tem a sua atitude e seu jeito.
Muitas amigas já me consolaram quando estava passando por uma situação difícil na minha vida. Outras se calaram, mas raríssimas foram as pessoas que um dia confrontaram-me com a verdade.
 — As palavras que saem da nossa boca são justamente o que temos nutrido.  —
Refletem a nossa pessoa, a nossa personalidade e também mostram se somos sinceras ou não.
Para muitos, o consolo só vem de uma maneira: que outros possam escutar e apoiar as nossas emoções. Para outros, se isolarem de tudo e de todos. Há variadas formas e sintomas de consolo.
Mas qual vai refletir o resultado? Qual vai fazer a diferença?
Certa vez, um homem da alta sociedade tinha perdido seu filho e estava de luto. Ele recebia várias visitas de vários amigos e familiares que o consolavam. Mas a tristeza seguia fazendo parte dele. A dor da perda era muito intensa. Um dia, um homem, a quem eu aprecio muito, veio até ele e perguntou : “Diga-me, tem como você trazer seu filho de volta?” O homem lhe disse : “Não!”.  “Então o que adianta curtir esse sofrimento se não tem mais jeito?”  O homem parou e lhe disse: “É verdade! Não tem como!” Então aquele homem, que fez esse pai pensar, lhe disse mais uma coisa: “O seu filho já está morto, mas você ainda vive. Agora viva a vida que tens!”
Muitas pessoas, recebem vários conselhos e continuam igual. Por quê? Porque ainda que tenha boas intenções e queiram ajudar, não se pode tirar emoção com emoção! A única maneira de fazer a diferença é anular a emoção! Quando a pessoa pare e pensa : Qual o benefício que tenho tido nutrindo essas emoções? Só quando ela pare e pense, ela verá quão escrava tem sido daquelas emoções. E consequentemente ficará indignada, porque perdeu seu tempo com algo que só trouxe tormento e dor!
É verdade que nosso coração sente, não somos extra-terrestres insensíveis! Porém, quando agimos normalmente, também a consequência se limitará ao “normal”. É óbvio!
Então, o que temos que ter em conta?
  • Sentiremos, porém não usaremos o que é natural, da nossa natureza, para querer o extraordinário.
  • Pare e pense: qual é o proveito de suas palavras ou emoção?
  • Certamente que consolo não é o que buscamos, mas sim a resposta. E a resposta vem quando raciocinamos e nos fazemos independentes de qualquer sentimento.

Use a força que está dentro de você, tanto para trazer o impacto na sua própria vida, como também na vida dos demais!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

20 comentários

  1. Muito Forte… Essa força que está dentro de nós pois uma palavra pode mudar a vida de uma pessoa…

    Ver mais
  2. Eu já fiz isso para ajudar uma amiga quando ela desabafava contando-me seus problemas então lhe falava palavras que aparentemente eram duras de se ouvir mas falava o que eu queria ouvir se estivesse no lugar dela mas não é fácil fazer isso. Obrigado pelo post Dnª Vivi que o Senhor Jesus lhe abençoe e inspire cada vez mais. Bjs.

    Ver mais
  3. nem sempre consigo deixar os sentimentos de fora mas, não sou de curtir sofrimentos detesto ficar sendo consolada acho que chorar é bom mas, só diante de Deus porque depois que derramo tudo diante Dele sempre me sinto mais forte.

    Ver mais
  4. A boca fala o que o coração esta cheio.
    Tenho uma certa dificuldade em receber exortações mas, DEUS têm me ensinado que a exortação é importante e faz parte do ministério.
    Gosto de ouvir pessoas sinceras , objetivas, diretas e doces no falar.Porque uma palavra mal expressada pode ferir uma vida.Por isso é importante domarmos a nossa língua.Assim como bebês naturais devem aprender a falar a língua dos mais velhos, assim os cristãos devem aprender a falar à maneira de DEUS.
    Andréa LG-Brasília-DF

    Ver mais
  5. Olá Dona Viviane!
    Palavras podem trazer vida ou morte, quando pronunciadas. Podem levantar alguém ou colocá-las pra baixo. Assim como nós temos de ter cuidado com as palavras que saem da nossa boca, também temos que atentar para as que ouvimos, e se forem de desânimo, não permitir que entrem em nosso coração. Sentimentos são enganosos,e muitas vezes não tão sinceros, se deixarmos os sentimentos de lado e vivermos somente pela Fé, não daremos espaço para tristeza, dúvidas, incertezas, murmurações, pois a Fé é certeza, é confiança, em algo que muitas vezes não vemos. Se formos tentar resolvermos nossos problemas por sentimentos, emoções, só os aumentaremos, mas quando optamos em usar a Fé,a Fé em Deus,que TUDO pode, ai sim, veremos a solução.
    Muito forte Dona Viviane! Que Deus continue abençoando a senhora, toda sua família, e tudo que a senhora fizer. Parabéns pelo programa Coisas de Mulher, está lindo!

    Abraço, NA FÉ,
    Patrícia Duarte ( http://patrycyaduarte.blogspot.com/ )

    Ver mais
  6. Olá D. Viviane…
    Muito forte,
    Problemas não são solucionados à basa dos sentimentos, da emoção, eles são resolvidos atraves da fé.

    Um abraço
    Priscila BH Minas Gerais

    Ver mais
1 2 3 4