Medo ou Temor: O que o meu filho deve ter?

Josiane Boccoli

  • 1
  • Mai
  • 2015

Medo ou Temor : O que o meu filho deve ter?

  • 1
  • Mai
  • 2015

Por um bom tempo levei o meu filho a obedecer-me por medo de castigo; sempre o ameaçava dizendo: “Se você não me obedecer vai ficar sem TV” ou “Você está de castigo porque não fez o que eu lhe pedi…” E isso, claro, fazia-o cumprir o meu mandado rapidamente. E eu pensava: “Ele está a obedecer-me.”

Porém, ele começou a crescer, a ter novas atitudes e a tornar-se mais confiante. Chegou a fase de “saber tudo” e de se achar grande o suficiente para me poder responder da mesma forma que os seus “amiguinhos” faziam com os seus pais.

Vi naquele dia uma vontade imensa nele, de ser do meu tamanho e de me dizer: “Não tenho mais medo de você!”

Então Deus falou forte comigo.

O que eu estava a fazer?

Até quando o meu filho seria criança? Até quando eu poderia amedrontá-lo?

Afinal, eu controlava-o porque ele tinha medo de mim e das punições, porém um dia ele seria maior do que eu e também mais forte, e então, como eu faria para que me continuasse a respeitar?
Vi ali o meu erro! E transmito-o a si agora:

Nós não podemos pensar somente no presente, dizendo: “O meu filho obedece-me e respeita-me porque eu sou firme e rígida com ele…”. Não! Este filho vai crescer ao ponto de não conseguir “domá-lo” mais, e a única forma de ele a respeitar hoje, e continuar a respeitá-la para sempre, estando você presente ou não, será pelo “Temor a Deus”. Sim, o seu filho deve temer a Deus e não ter medo de si.

Hoje ensino ao meu filho o mandamento de Deus :

“Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor, teu Deus.” (Dt. 5:16)

Se os nossos filhos forem ensinados a obedecerem à palavra de Deus e a amá- Lo de todo o coração, eles certamente nos respeitarão e nos honrarão. Não por merecermos, mas por zelarem pela palavra do seu Senhor, a Quem a sua mãe os ensinou a Temer e Confiar.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

14 comentários

  1. Bom dia Josiane.

    Obrigada por partilhar sua experiência.
    Não tenho filhos, mas cometi muito esse erro de fazer as coisas para Deus com medo e não com Fé.
    Por isso temos que estar atentas nas nossas atitudes para ver se realmente o que estamos a fazer para Deus é de todo o coração ou por medo, obrigação.

    Ver mais
  2. Sim o filho deve temor aos seus pais por amor e não por medo, pois o medo um dia passa, aí que surgem os filhos rebeldes, eu já fui essa filha rebelde pois só respeitava os meus pais por medo quando o medo passou o respeito também. Hoje compreendi que o respeito que tenho pela minha mãe é porque amo a Deus em primeiro lugar.

    Ver mais
  3. boa dica vou fazer isso com meu filho, com certeza que o temor a DEUS é o melhor que podemos passar aos nossos filhos e claro se eles amarem a DEUS acima de tudo e teme-lo esse respeito será transmito a nós mães, porque o temor dele e reverencia para com Deus fará ele obedece-lo e praticar a sua palavra-

    Ver mais
  4. Muito forte,D.vivi eu sempre procurei ensinar minha filha o caminho que ela deve andar e procuro ser exemplo pra ela, e falo isso pros meus amigos temos que ensinar nossos filhos o caminho que eles devem andar,para que mesmo que se deviem lembrem do ensinamento,pois isto aconteceu comigo,tudo que aprendi na minha infância com os ensinamentos dos meus pais me ajudaram,quando estava longe de Deus.

    Ver mais
  5. Muito sábio, este ensinamento! Aprendi na minha trajetória de vida que o trabalho de Deus no coração do ser humano não se opera instantaneamente, nem por força ou imposição. Efetua-se por meio de um exercício contínuo da fé fundamentada nos ensinamentos de Cristo, a fim de moldar a nossa conduta de acordo com o exemplo Dele. Foi esse exemplo que Ele nos deixou, quando por aqui passou. Pensando sempre na salvação da nossa alma.
    Partindo desta premissa, compreendo que, para sermos exemplos de fé para nossos filhos não basta ensinar a palavra de Deus, é preciso fazer um trabalho de formiguinha diariamente, como um processo de lapidação de uma joia, através de atitudes espelhadas na conduta de Jesus. Só assim poderemos contribuir para a formação de uma pessoa temente, capaz de pensar e refletir sobre os seus próprios atos antes de fazer suas escolhas. Todos nós carregamos uma bagagem dentro de nós que nos servirá de base para os momentos decisivos da nossa vida.
    Por isso é muito importante para nós , mães, sermos referenciais de Deus aqui na terra, dando amor, respeito, carinho, cuidando com dedicação, repreendendo quando for necessário, mas nunca tentando dominar e impor nossas vontades aos nossos filhos.

    Abraços, Viviane! A senhora é um exemplo de mãe. Deus continue te abençoando.

    Ver mais
  6. Não e fácil, porem o correto, se eu falar 1, 2,3 rapidinho tudo se resolve, mas por medo do que eu farei, e não por respeito a mim, realmente , ele com 15 não levara em consideracao o 1,2,3..
    Ensinar ele a temer a Deus , nao trará somente respeito para com os pais , mas também com a esposa, trabalho, etc, não sera útil a técnica do 1,2,3 com a Esposa do meu filho, impedindo traição, etc, mas fidelidade com Deus

    Ver mais
1 2 3