Jejum pelo mais importante – 2º dia
- 25
- Mar
- 2013
Nascer de Novo
Antes de receber o batismo com o Espírito Santo, primeiro você precisa nascer de novo!
Ontem destacámos alguns pontos acerca da pessoa que é convertida, as caraterísticas que evidenciam a necessidade do próximo passo: O Novo Nascimento!
E esta etapa, é totalmente diferente do batismo com o Espírito Santo.
Mas vamos do início…
Primeiro, para a pessoa nascer de novo, deve ser convertida, como explicamos anteriormente. A pessoa que está nesta etapa, mas deseja entrar no processo do Novo Nascimento, não aceita apenas mudar de rumo: Ter deixado as amizades; ter abandonado os lugares que frequentava ou tudo o que prejudicava a sua fé. A sua atitude é diferente em prol do que quer, que é conhecer a Deus, de fato e de verdade.
Por isso, começa a vigiar as suas atitudes: Constantemente, vigia como age, quais os seus pensamentos e desejos; o que sente, como vai para a Igreja, etc.
Começa a ficar alerta, de acordo com o objetivo que tem em mente.
Pois, até então, como convertido, sabe que possui muitas fragilidades e que, se não conhecer o Senhor Jesus pessoalmente, apenas permanecerá informado acerca d’Ele. Porque foi isto que aconteceu: Apenas recebeu informações acerca da Fé.
A partir do momento que tem o objetivo firmado, fica bem alerta, pois reconhece que ainda tem que percorrer um longo caminho.
Começa a procurar “ser” para Deus. Este é o processo: A pessoa convertida que quer um compromisso sério com Deus, deseja “ser” para Ele. Não apenas evangeliza, participa no Grupo Jovem ou tem o desejo apenas de ser obreiro(a), para alcançar uma posição na Igreja e ser bem visto. Mas deseja entregar-se 100% para Deus, e luta por isso!
Chegará, então, o momento, em que o próprio Deus saciará a sua sede!
E quando experimenta este Encontro com Deus, consegue ver com clareza os seus pecados. Já não se assemelha aos discípulos, cuja comparação fizemos ontem, que se esconderam.
Neste momento, conseguimos ver! E sabe porque é importante ver? Porque torna-se garantido aquilo que ouvimos. Como o médico: Estuda muitos anos, mas precisa ver a sua ação, na prática, de forma a exercer devidamente a sua profissão.
Não é diferente para a pessoa que nasce de novo: Ela vê Deus! É uma Luz, que ilumina com clareza tudo o que está adiante. Consegue perceber tudo o que é errado, e enxergar, claramente, tudo o que é pecado. Está apta a reconhecer que precisa de salvação!
Anteriormente, tinha noção de que o pecado não estava correto, mas agora percebe totalmente, o perigo do pecado.
Quando a pessoa nasce de Deus percebe a dimensão real do seu estado.
“Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.” (Jo.12:24)
Se o convertido, não “morre” para si mesmo, fica sozinho nas lutas. Permanece isolado e, por isso, dependerá sempre de alguém para o auxiliar e ajudar, pois não tem forças próprias.
Por outro lado, se “morrer”, deixando a sua natureza pecaminosa e desfazendo-se daquilo que passou a odiar, começa a produzir muito fruto.
E isto, é um desejo unicamente pessoal! Não é a religião, o pastor ou a esposa do pastor, que o desejam profundamente. Ninguém mais, além de si, e do seu despojamento interior.
“Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.” (Jo.12:25)
Aqui, vemos claramente, que a pessoa convertida está ainda no processo de amar a sua vida. E, por isso, não consegue “perder”; negar a sua fé, e permanece só! Daí, não ter certeza, no momento das lutas, de que Deus está com ela.
Reparou em uma pessoa egoísta? Fica só! Ninguém quer ficar por perto.
E a pessoa convertida, que fica neste processo e não evolui para o Novo Nascimento, é exatamente assim: Fica sozinha, e, muitas vezes, lança pedras, porque não consegue acompanhar os demais. Mas isto, porque só vê a “vidinha” dela; porque não está disposta a “abrir mão” da sua vontade…
Acha que, evoluindo, é um “favor” muito grande que está a fazer a Deus! Não consegue enxergar a sua necessidade.
“…mas aquele que odeia a sua vida neste mundo…”
Aquele que odeia o que faz de errado; que odeia as suas fraquezas; caráter; gostos; vontade; o seu envolvimento com prazeres e com desejos. Não deseja mais isto, ou sentir-se mais, desta forma.
Quando odeia, já nasceu dentro de si um temor; porque não quer perder o que tem recebido de Deus. Prefere perder a “vida” do que retroceder.
O Novo Nascimento vem quando a pessoa odeia; quando ela não quer mais viver sob o jugo das suas vontades. Quer ser livre, e conseguir servir a Deus livremente!
Você que está a participar nestes 21 Dias, deve avaliar a sua vida. Estamos a tratar da Verdade, e jamais a iludiremos. Estamos a falar sobre Quem é Jesus e o quão Especial Ele é! Vai saber Quem é o Espírito Santo.
E aguardem, todas vocês, pois nestes 21 Dias, você que não é batizada, sê-lo-á, e se apenas é convertida, tem que nascer de Novo, para que, então, receba o batismo com o Espírito Santo. Estamos aqui, a torcer por si!
Grande abraço. Até amanhã!
celia de indaiatuba
Março 25, 2013 às 13:40
bom dia d Viviane este e o 6 jejum so esta servindo para me fortalecer mais ainda e hj entrei no blog da senhora pela 1 vez e muito maravilhoso, amei cada palavra . DEUS abençoe cada vez mais obrigada bjs
Gisel -Argentina-
Março 25, 2013 às 13:12
Gracias por esta oportunidad de poder abrir nuestra mente y realmente entender como es el proceso de la salvación, para mi muy importante en estos momentos es por eso que estaré firme en estos 21 días con ustedes!. Bejus y hasta mañana.
Daniela Duarte
Março 25, 2013 às 12:55
Boa tarde D. Vivi e D. Flávia.
Muito obrigado por essas palavras porque são reveladoras, elas fazem-nos analisar as nossas vidas, as nossas atitudes e fazem-nos ver quem nós temos sido para Deus.
Tenho a certeza que esse Jejum marcará um antes e depois na minha vida, pois essa é a minha sede.
Que Deus vos abençoe e vos use mais e mais a cada dia.
Joyce Vasconcelos
Março 25, 2013 às 12:37
Dona vivi, suas palavras me levaram a olhar meu começo quando decidi pega firm com Deus, nao foi facil, mas decidi matar minha vontade, nao me envolver mais em festas, amizades que nai me acrescentavam em nada, nao foi facil repito porq, todos a minha antiga vida ja estavam acostumados comigo, e quando eu fiz minha escolha, ouve muitas criticas(so quer saber de igreja!!) nossa relembro isso mais saber que Deus teve misericordia de mim e me deu força para lutar, olhar pra frente, no começo tambem so tinha força quando alguem falava comigo ou estava perto, depois comecei a odiar tudo tudo mesmo o que eu fazia que nao agradava a Deus, erros que ja estava cometendo e nem percebia, quando isso aconteceu percebi que tinha que recorrer a Deus, e fui, me lancei no altar fui a propria oferta e nao olhei para tras, comecei a ler diariamente os blogs da senhora e dona cristiane dona ester do bispo macedo bispo julio bispo renato, dona tania, dona graciele… rsrs sim dona vivi, queria aprender mais tinha que fazer mais so ir na igreja nao fazia mais que minha obrigação. ai tudo foi mudando e hoje nesses 21 dias larguei(facebook algo que me distraia diariamente) nao quero saber quero é meu senhor na minha vida, subir mais um degrau para estreitar meu relacionamento com Deus, estarei diariamente aqui dona vivi, no face sempre gostava de ler suas mensagem mais ali é resumo, vou ler é na integra agora aqui! desculpa por escrever muito 🙂
Juliane Souza
Março 25, 2013 às 11:59
Mais uma vez aqui na fé do jejum de Daniel, ou melhor, no jejum da Juliane. Muito interesante a palavra de João 12:24, pois muitas pessoas se enganam quando pensam que conheceram o Senhor Jesus de verdade, mas não passa de um convertido. Porque quem conheceu realmente a Deus, ela não depende de ninguém, mas tem forças suficientes para superar qualquer tipo de problema, porque ela depende só de Deus. Desde ja no comecinho destes dias de reflexão, Deus ja tem falado muito comigo.
Na fé.
Isabela
Março 25, 2013 às 11:58
Que privilégio poder participar destes 21 dias, guardei a palavrinha “ser”, pois aquele que é para Deus, nada tem a esconder pois ele vive 100% entregue a Deus.