Jejum pelo mais importante – 2º dia
- 25
- Mar
- 2013
Nascer de Novo
Antes de receber o batismo com o Espírito Santo, primeiro você precisa nascer de novo!
Ontem destacámos alguns pontos acerca da pessoa que é convertida, as caraterísticas que evidenciam a necessidade do próximo passo: O Novo Nascimento!
E esta etapa, é totalmente diferente do batismo com o Espírito Santo.
Mas vamos do início…
Primeiro, para a pessoa nascer de novo, deve ser convertida, como explicamos anteriormente. A pessoa que está nesta etapa, mas deseja entrar no processo do Novo Nascimento, não aceita apenas mudar de rumo: Ter deixado as amizades; ter abandonado os lugares que frequentava ou tudo o que prejudicava a sua fé. A sua atitude é diferente em prol do que quer, que é conhecer a Deus, de fato e de verdade.
Por isso, começa a vigiar as suas atitudes: Constantemente, vigia como age, quais os seus pensamentos e desejos; o que sente, como vai para a Igreja, etc.
Começa a ficar alerta, de acordo com o objetivo que tem em mente.
Pois, até então, como convertido, sabe que possui muitas fragilidades e que, se não conhecer o Senhor Jesus pessoalmente, apenas permanecerá informado acerca d’Ele. Porque foi isto que aconteceu: Apenas recebeu informações acerca da Fé.
A partir do momento que tem o objetivo firmado, fica bem alerta, pois reconhece que ainda tem que percorrer um longo caminho.
Começa a procurar “ser” para Deus. Este é o processo: A pessoa convertida que quer um compromisso sério com Deus, deseja “ser” para Ele. Não apenas evangeliza, participa no Grupo Jovem ou tem o desejo apenas de ser obreiro(a), para alcançar uma posição na Igreja e ser bem visto. Mas deseja entregar-se 100% para Deus, e luta por isso!
Chegará, então, o momento, em que o próprio Deus saciará a sua sede!
E quando experimenta este Encontro com Deus, consegue ver com clareza os seus pecados. Já não se assemelha aos discípulos, cuja comparação fizemos ontem, que se esconderam.
Neste momento, conseguimos ver! E sabe porque é importante ver? Porque torna-se garantido aquilo que ouvimos. Como o médico: Estuda muitos anos, mas precisa ver a sua ação, na prática, de forma a exercer devidamente a sua profissão.
Não é diferente para a pessoa que nasce de novo: Ela vê Deus! É uma Luz, que ilumina com clareza tudo o que está adiante. Consegue perceber tudo o que é errado, e enxergar, claramente, tudo o que é pecado. Está apta a reconhecer que precisa de salvação!
Anteriormente, tinha noção de que o pecado não estava correto, mas agora percebe totalmente, o perigo do pecado.
Quando a pessoa nasce de Deus percebe a dimensão real do seu estado.
“Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.” (Jo.12:24)
Se o convertido, não “morre” para si mesmo, fica sozinho nas lutas. Permanece isolado e, por isso, dependerá sempre de alguém para o auxiliar e ajudar, pois não tem forças próprias.
Por outro lado, se “morrer”, deixando a sua natureza pecaminosa e desfazendo-se daquilo que passou a odiar, começa a produzir muito fruto.
E isto, é um desejo unicamente pessoal! Não é a religião, o pastor ou a esposa do pastor, que o desejam profundamente. Ninguém mais, além de si, e do seu despojamento interior.
“Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.” (Jo.12:25)
Aqui, vemos claramente, que a pessoa convertida está ainda no processo de amar a sua vida. E, por isso, não consegue “perder”; negar a sua fé, e permanece só! Daí, não ter certeza, no momento das lutas, de que Deus está com ela.
Reparou em uma pessoa egoísta? Fica só! Ninguém quer ficar por perto.
E a pessoa convertida, que fica neste processo e não evolui para o Novo Nascimento, é exatamente assim: Fica sozinha, e, muitas vezes, lança pedras, porque não consegue acompanhar os demais. Mas isto, porque só vê a “vidinha” dela; porque não está disposta a “abrir mão” da sua vontade…
Acha que, evoluindo, é um “favor” muito grande que está a fazer a Deus! Não consegue enxergar a sua necessidade.
“…mas aquele que odeia a sua vida neste mundo…”
Aquele que odeia o que faz de errado; que odeia as suas fraquezas; caráter; gostos; vontade; o seu envolvimento com prazeres e com desejos. Não deseja mais isto, ou sentir-se mais, desta forma.
Quando odeia, já nasceu dentro de si um temor; porque não quer perder o que tem recebido de Deus. Prefere perder a “vida” do que retroceder.
O Novo Nascimento vem quando a pessoa odeia; quando ela não quer mais viver sob o jugo das suas vontades. Quer ser livre, e conseguir servir a Deus livremente!
Você que está a participar nestes 21 Dias, deve avaliar a sua vida. Estamos a tratar da Verdade, e jamais a iludiremos. Estamos a falar sobre Quem é Jesus e o quão Especial Ele é! Vai saber Quem é o Espírito Santo.
E aguardem, todas vocês, pois nestes 21 Dias, você que não é batizada, sê-lo-á, e se apenas é convertida, tem que nascer de Novo, para que, então, receba o batismo com o Espírito Santo. Estamos aqui, a torcer por si!
Grande abraço. Até amanhã!
carina santos
Março 25, 2013 às 23:34
tá ligado estou na fé destes 21 de jejum
Manuela silva moura
Março 25, 2013 às 23:31
nossa essa palavra de hoje foi tudo pra mim ao começo eu mim enganava na hora da busca eu queria mudar mais sempre vinha a coisa que eu mais gostava de fazer no mundo ai vinha hum pensamento tem certeza que você vai deixa isso ate o momento tentava tampa o meu pensamento com a minha oração a Deus mais nunca falei que ia deixa realmente a quilo que eu era mais apegada mais agora com essa mensagen eu entendir que não adianta eu mim enganar pq quem vai acaba perdeno vai ser eu então muito obrigado
Alésia
Março 25, 2013 às 23:15
Boa noite a todas 😀
Desde manhã que ouvi essa mensagem e algo tinha-me chamado a atenção mas não sabia bem o porquê, até que agora depois de olhar bem para dentro de mim eu entendi.
“Ser” para Deus não se limita apenas no fazer mas sim no fazer a 100%, para além daquilo que nos compete. Se Deus me deu a oportunidade de ser livre, porquê que eu ainda coloco limites naquilo que faço? Porquê que coloco barreiras no meu próprio caminho? Para quê esconder aquilo que tenho recebido dEle se eu mesma digo que não faço as coisas para o homem? É Ele que me da a vitoria, não o homem nem as minhas vontades e desejos, e por isso nesses 21 dias eu pretendo arrancar isso de mim: os meu limites! Fazendo mais do que tenho feito e diferente do que já fiz pelo mais importante, pois Ele merece mais do que o meu tudo, e não qualquer coisa!
Francinete Figueiredo
Março 25, 2013 às 22:59
Por muito tempo eu amei a minha própria vida, mais esse amor só me trouxe ruínas, quando eu decidir odiar o que me fazia presa a minha própria vida, e me entreguei, tudo se fez novo. Mais foi preciso eu dar o primeiro passo.
fernanda silva
Março 25, 2013 às 22:09
olá vivi,é a primeira vez que entro em seu blog e gostei muito pois me ajudou a tirar algumas duvidas,também estou no 2 dia do jejum de Daniel,que Deus a abençoe ainda mais.na fé
Ariane Menezes
Março 25, 2013 às 21:47
Que lindo D.vivi e D. Flavia
Uma benção e eu estou certa que nesses 21 dias Deus vai se revelar para mim. Beijosss