Jejum pelo mais importante – 2º dia
- 25
- Mar
- 2013
Nascer de Novo
Antes de receber o batismo com o Espírito Santo, primeiro você precisa nascer de novo!
Ontem destacámos alguns pontos acerca da pessoa que é convertida, as caraterísticas que evidenciam a necessidade do próximo passo: O Novo Nascimento!
E esta etapa, é totalmente diferente do batismo com o Espírito Santo.
Mas vamos do início…
Primeiro, para a pessoa nascer de novo, deve ser convertida, como explicamos anteriormente. A pessoa que está nesta etapa, mas deseja entrar no processo do Novo Nascimento, não aceita apenas mudar de rumo: Ter deixado as amizades; ter abandonado os lugares que frequentava ou tudo o que prejudicava a sua fé. A sua atitude é diferente em prol do que quer, que é conhecer a Deus, de fato e de verdade.
Por isso, começa a vigiar as suas atitudes: Constantemente, vigia como age, quais os seus pensamentos e desejos; o que sente, como vai para a Igreja, etc.
Começa a ficar alerta, de acordo com o objetivo que tem em mente.
Pois, até então, como convertido, sabe que possui muitas fragilidades e que, se não conhecer o Senhor Jesus pessoalmente, apenas permanecerá informado acerca d’Ele. Porque foi isto que aconteceu: Apenas recebeu informações acerca da Fé.
A partir do momento que tem o objetivo firmado, fica bem alerta, pois reconhece que ainda tem que percorrer um longo caminho.
Começa a procurar “ser” para Deus. Este é o processo: A pessoa convertida que quer um compromisso sério com Deus, deseja “ser” para Ele. Não apenas evangeliza, participa no Grupo Jovem ou tem o desejo apenas de ser obreiro(a), para alcançar uma posição na Igreja e ser bem visto. Mas deseja entregar-se 100% para Deus, e luta por isso!
Chegará, então, o momento, em que o próprio Deus saciará a sua sede!
E quando experimenta este Encontro com Deus, consegue ver com clareza os seus pecados. Já não se assemelha aos discípulos, cuja comparação fizemos ontem, que se esconderam.
Neste momento, conseguimos ver! E sabe porque é importante ver? Porque torna-se garantido aquilo que ouvimos. Como o médico: Estuda muitos anos, mas precisa ver a sua ação, na prática, de forma a exercer devidamente a sua profissão.
Não é diferente para a pessoa que nasce de novo: Ela vê Deus! É uma Luz, que ilumina com clareza tudo o que está adiante. Consegue perceber tudo o que é errado, e enxergar, claramente, tudo o que é pecado. Está apta a reconhecer que precisa de salvação!
Anteriormente, tinha noção de que o pecado não estava correto, mas agora percebe totalmente, o perigo do pecado.
Quando a pessoa nasce de Deus percebe a dimensão real do seu estado.
“Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.” (Jo.12:24)
Se o convertido, não “morre” para si mesmo, fica sozinho nas lutas. Permanece isolado e, por isso, dependerá sempre de alguém para o auxiliar e ajudar, pois não tem forças próprias.
Por outro lado, se “morrer”, deixando a sua natureza pecaminosa e desfazendo-se daquilo que passou a odiar, começa a produzir muito fruto.
E isto, é um desejo unicamente pessoal! Não é a religião, o pastor ou a esposa do pastor, que o desejam profundamente. Ninguém mais, além de si, e do seu despojamento interior.
“Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.” (Jo.12:25)
Aqui, vemos claramente, que a pessoa convertida está ainda no processo de amar a sua vida. E, por isso, não consegue “perder”; negar a sua fé, e permanece só! Daí, não ter certeza, no momento das lutas, de que Deus está com ela.
Reparou em uma pessoa egoísta? Fica só! Ninguém quer ficar por perto.
E a pessoa convertida, que fica neste processo e não evolui para o Novo Nascimento, é exatamente assim: Fica sozinha, e, muitas vezes, lança pedras, porque não consegue acompanhar os demais. Mas isto, porque só vê a “vidinha” dela; porque não está disposta a “abrir mão” da sua vontade…
Acha que, evoluindo, é um “favor” muito grande que está a fazer a Deus! Não consegue enxergar a sua necessidade.
“…mas aquele que odeia a sua vida neste mundo…”
Aquele que odeia o que faz de errado; que odeia as suas fraquezas; caráter; gostos; vontade; o seu envolvimento com prazeres e com desejos. Não deseja mais isto, ou sentir-se mais, desta forma.
Quando odeia, já nasceu dentro de si um temor; porque não quer perder o que tem recebido de Deus. Prefere perder a “vida” do que retroceder.
O Novo Nascimento vem quando a pessoa odeia; quando ela não quer mais viver sob o jugo das suas vontades. Quer ser livre, e conseguir servir a Deus livremente!
Você que está a participar nestes 21 Dias, deve avaliar a sua vida. Estamos a tratar da Verdade, e jamais a iludiremos. Estamos a falar sobre Quem é Jesus e o quão Especial Ele é! Vai saber Quem é o Espírito Santo.
E aguardem, todas vocês, pois nestes 21 Dias, você que não é batizada, sê-lo-á, e se apenas é convertida, tem que nascer de Novo, para que, então, receba o batismo com o Espírito Santo. Estamos aqui, a torcer por si!
Grande abraço. Até amanhã!
Alana Almeida
Março 25, 2013 às 21:22
BOA NOITE D. VIVI MUITO FORTE ESTA MENSAGEM. QUERO OUVIR A VERDADE,SOMEMTE A VERDADE EU QUERO JESUS DE QUALQUER JEITO.OBRIGADA E FIQE COM DEUS
Joana - FJE Alcobaça
Março 25, 2013 às 21:20
Boa noite D. Viviane,
muito obrigada por esta palavra… Falou muito comigo.
Que Deus a abençoe.
Natalia
Março 25, 2013 às 21:19
Olá Dn Vivi, estou aprendendo muitooooo em cada post neste Jejum de Daniel, e me identifiquei muito em relação ao Odiar o pecado, realmente é isso mesmo, essa é minha condição espiritual, odeio o pecado e tudo o que me afasta de Deus e realmnete prefiro a morte, do que viver sem a Santíssima Trindade 🙂
Estou nessa Fé do Jejum e creio que todas nós que não estamos só participando , mais vivendo essa Fé, seremos muito mais fortes espiritualmente e daremos frutos!!!
Beijussss
Cristina Silva-Aveiro
Março 25, 2013 às 20:57
Queridas amigas,
O que chama a minha atenção é algo que descobri bem á pouco tempo. Quando descobri que Ser para Deus é muito mais importante do que simplesmente fazer para aparecer diante dos homens.
O orgulho não me deixava ver isso,porque na verdade não existia em mim o novo nascimento. Passei por essas etapas, pelo processo que vocês falaram hoje, a partir do momento que passei a ter sede de Ser para Deus.Passei a odiar meu pecado, quando deixei de ser escrava dos sentimentos. Comecei a entender tudo com clareza e que até a minha salvação estava em risco. Deus, o Senhor é maravilhoso! Ouvi a verdade, e aceitei.
Tudo passa a ser diferente, a visão muda, os pensamentos mudam, as atitudes mudam, a natureza terrena morre de verdade, pela minha decisão de querer Ser para Deus. E sabem, esta sede não acaba, a sede de desenvolver para Deus não pára mais, pois tudo se faz novo, tudo se renova, acontece a renovação da mente. Hoje sou livre!
Um abraço bem apertado
candida santos
Março 25, 2013 às 20:46
É bem verdade d. Vivi ,não dianta se esconder atraz de nada ,pq mais tarde ou cedo vai ser revelado, é como o SENHOR JESUS disse quando estavam a festejar a pascoa em Jerusalém, que não confiava neles porque conhecia a todos, é muito forte DEUS abençoe até amanhã.
ana paula
Março 25, 2013 às 20:41
estou nesta fé pois quero agradar o meu Senhor .