Fé – Como reage alguém que tem uma fé forte?
- 26
- Jun
- 2015
Olá a todos os internautas!
É um prazer estar aqui convosco todas as semanas, lado a lado através deste post.
Estamos a falar sobre a Fé que trás à existência, que define, resolve e destrói qualquer dúvida, medo ou qualquer que seja o problema futuro.
Hoje abordaremos sobre José, no livro de Hebreus 11:22, que diz o seguinte:
“Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos.”
Amiga internauta, se tem consigo a sua Bíblia em mãos pode abrir, por favor, no livro de Gênesis 50:24:
“Disse José a seus irmãos: Eu morro; porém Deus certamente vos visitará e vos fará subir desta terra para a terra que jurou dar a Abraão, a Isaque e a Jacó.
José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará, e fareis transportar os meus ossos daqui.”
Aparentemente, não se “vê” nada nestes versículos que mencionamos, mas falam muito sobre a fé. Quando Deus fala connosco há uma certeza, uma segurança. Deus havia falado com Abraão da terra prometida, que não era o Egito. E José sabia disso! Deus havia prosperado a sua vida, os seus dias, tornando-o governador do Egito naquela época, e mesmo assim com toda a riqueza e com tudo o que havia conquistado, ele não se esqueceu das palavras de Deus, da Sua promessa em relação à terra prometida.
José sabia que o local onde se encontrava era permitido por Deus, mas que Ele falaria com o seu povo e os tiraria de lá. E assim deu ordem para levarem os seus ossos do Egito.
Para mim, isso define muito bem a fé! Quando eu creio em Deus, nas Suas palavras, nas Suas promessas, passa a existir um temor em relação à minha vida e até mesmo em relação ao meu corpo, que não me permite deixar sequer o meu corpo físico no “Egito”. Quero deixá-lo aonde não existe nada do “mundo”, da escravidão, do mal; dou importância à terra prometida que tanto Deus falou a Abraão.
Veja que José e seus irmãos ainda não a tinham visto, pois ainda se encontravam no Egito, mas sabiam que ela existia. E o que ele fez? Guardou a promessa de Deus, não a esqueceu, e no fim da sua vida, quando já estava para morrer, deu uma ordem: “Não deixem os meus ossos aqui no Egito.”
Mencionou o livro de Êxodo, para os filhos de Israel dizendo:
“…Deus jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó, a terra prometida…”
Ele deixou definida a sua geração a respeito desse Deus, deixou claro e assumiu a sua crença perante a sua família, no Egito, mesmo que eles tivessem as suas crenças e religiões, que nada tinham a ver com os Hebreus. Mesmo assim, José antes de morrer deu ordens para não deixarem os seus ossos ali. Tinha zelo… Isso para mim demonstra a importância da Palavra de Deus.
Eu pergunto-lhe internauta: Você já ouviu tantas promessas, mandamentos, como deve agir ou como não deverá agir. Será que tem essa precaução de viver o que lhe foi orientado? Existe esse temor quanto às palavras ditas por Deus? Será que crê mesmo?
Porque muitas vezes a pessoa diz: “Eu creio, Viviane! Eu creio que Deus vai fazer o impossível.” Mas em meio às dificuldades, os problemas, os momentos bons… pergunto-lhe: Lembra-se das palavras do Senhor Jesus, das palavras de Deus diante do que está a viver?
Se estiver a viver no sentimento, eu sei que não se lembra… Seguramente questiona-me: “Porque motivo, Viviane, afirma tão convitamente que eu não me lembro das palavras de Deus?” Porque quando eu estou a sentir, não dou a mínima importância para a Palavra de Deus. Na realidade, dou importância ao que estou a viver.
Mas quando eu assumo a minha fé, priorizo, deteto por mim mesma, e tenho precaução com o meu corpo, com a minha vida, com a estadia aqui nesta terra, tendo uma conduta como está escrito e como deve ser, então aqueles sentimentos serão apenas por minutos, só por alguns dias, mas não ficam por toda a vida! Um dia, dois, uma semana… Não se prolongam por meses ou anos!
Isso revela-nos que tipo de consideração e fé eu tenho para com Deus! Quando tem esse temor e zelo para com a sua fé, com a sua crença, com a sua conduta, com as reações e pensamentos, revela para Deus, para si e para o diabo, que tipo de fé, mensagem e que pessoa você é diante daquilo que já ouviu da Palavra de Deus. E como ser humano, como têm sido as suas reações? Decide cortar o mal pela raiz?
Quer dizer, se existe esse zelo, então está a dizer para si, para o diabo e para Deus: “Olha Deus, eu priorizo a Sua Palavra, não aceito viver sendo levada pelos meus sentimentos! Não aceito que o Senhor olhe para mim e veja uma pessoa fraca, sendo que o Senhor prometeu uma fé que faz vencer as barreiras, os obstáculos que estão diante de mim!”
Há uma certeza! Essa fé é uma certeza, força, há uma convicção no Deus que serve, não existe medo, receios… Vê que uma coisa tão simples “aparentemente”, mas que diz muito a respeito de José e da sua crença em Deus, por intermédio das promessas feitas a Abraão.
As palavras ditas a Abraão estavam guardadas dentro dele; passaram-se anos, ele já estava velhinho e nos seus últimos dias de vida, mas não deixou de crer, não esmoreceu perante as conquistas ou dificuldades, onde parecia que Deus se havia esquecido dele: Estava sozinho, os seus irmãos foram os seus piores inimigos, a luta com os seus sentimentos de ter que viver longe do seu pai e da sua família. Diante de tudo isto, José não perdeu a fé em Deus! Não mudou o seu caráter e foi fiel!
Minha amiga internauta, eu digo: “Parabéns para si José!” – Ele não me ouve aqui, agora, mas dou-lhe os parabéns por essa fé! E se você tem essa mesma fé, não tem medo de arriscar, trás ordem e disciplina para a sua vida. Faz propósitos em favor disso.
Nós estamos com a grande oportunidade da Campanha de Israel!! Tem como trazer à existência esta fé real e verdadeira através da materialização da sua crença, depositando toda a sua vida no altar! É a sua grande oportunidade!!
Coloque tudo para fora, não guarde o seu passado, as palavras ou tristezas vividas. Por vezes, quando dá testemunho até chora, venceu mas isso acontece porque volta atrás. Mas quando se fala da fé, das coisas que foram vencidas, fala alegre com júbilo! Ou seja, quando existe fé, existe alegria, certeza e paz. E sabe que mais? Uma definição! Veja o que José referiu: “Não quero que os meus ossos fiquem aqui no Egito!” A minha vida aqui na terra, o meu corpo, não quero que fiquem aqui… não vou permitir que os meus sentimentos dominem. “Ah porque você é ser humano, sente, isso é normal!”
É normal sentir por um “pouquinho”! Mas viver com isso, não! Não vou aceitar e deixar isso permanecer na minha vida.
E você tem que ser assim, internauta! Seja definida na sua fé, decidida quanto ao que tem de resolver! Se está a passar por um momento difícil, não basta ficar apenas murmurando, tem que resolver a questão. Como? Afastando os seus sentimentos, a dúvida, o medo, dando “ordens” ao que tem que fazer por intermédio da sua própria fé.
Eu espero que tenha entendido, é a minha fé e quero transmiti-la a si, mas para isso, para recebê-la, tem que comprá-la. Como? Pagar? Não! Sabe o que tive que fazer para ter esta fé? Tive que me desfazer de coisas “caríssimas” para mim. O que eram? Coisas que eu guardava, um refúgio, uma proteção, e pensava que isso era meu, direito meu! Tive que me desfazer de tudo!! Você tem essa oportunidade de se desfazer de tudo e entregar tudo no altar.
Quer essa fé? Quer ser uma pessoa forte? Quanto mais se render, se entregar, vai ficar menos pesada… mais leve se torna. O segredo é deixar tudo para trás e colocar diante de Deus.
Um grande abraço! Deixe aqui o seu comentário, é muito bom lê-lo e saber como se encontra. Como eu fico feliz!
Até para a semana…
Liliana
Junho 26, 2015 às 22:04
Muito obrigada por esse post!
Cometeram uma injustiça comigo, algo que era até contra a lei e a minha primeira reacção não foi a melhor. Agi no sentimento… mas passado alguns dias eu vi que não podia continuar guardando aquele sentimento e comecei e agir a fé e a entregar esse meu jeito para Deus. O diabo tentava colocar muita dúvida em mim devido à minha primeira reacção, mas a verdade é que eu não aceitei continuar e procurei mudar e mesmo diante de tudo o que o diabo me falava eu cri que Deus me havia perdoado e até mesmo queimado isso é este post foi a confirmação disso!
Eu posso até falhar, mas o que me afasta de Deus é permanecer no erro!
Beijo
Elineide Coelho-Salvador -Ba
Junho 26, 2015 às 21:54
Eu sempre procuro ouvir os áudios da senhora pois me ajudam muito a exercitar a minha fé, eu nunca tinha percebido essa decisão de Jose que mesmo tendo vencido no Egito pra ele o que era seu sonho era provar das promessas que DEUS tinha feito ao seu povo, e nessa Fogueira Santa eu decidi não errar eu tenho procurado estar sensível a voz de DEUS pra ser aprovada por ELE
Lucicler
Junho 26, 2015 às 21:45
Boa tarde dn. Viviane, essa palavra veio ao meu encontro, durante toda minha vida, andei assim, levada pelos sentimentos, a pouco tempo meus olhos se abriram e fiz exatamente essa oração pedindo a Deus que removesse de mim todos esses sentimentos que só me aprisionaram, abri mão de tudo que tinha como meu porto seguro, a principio não foi fácil mais Hoje vejo as coisas diferente e estou buscando essa fé verdadeira, essa fé forte, e estou certa que alcançarei.
aniele hidaka
Junho 26, 2015 às 21:32
Nunca tinha pensado nesse versículo dessa forma, realmente a senhora tem razao em dizer que aparentemente esse versículo não diz nada de importante, mas fala muito além. José era tão definido na sua fé que nem seus ossos ficarão no Egito já que ele sabia que a Terra Prometida não era ali.Muito forte, arrebentou
Ivana Garcia- Rotterdam,Hollanda
Junho 26, 2015 às 21:27
Muito forte D.viviane,
É realmente só quando Deus nos pede para desfazermos de algo no qual temos depositado a nossa confiança é que provamos a qualidade da nossa fé. Trocar o “certo” pelo o “incerto”. Só pela fé somos capaz de sacrificar.
Juliane Cardoso
Junho 26, 2015 às 20:04
Estou sempre a aprender em relação a fé, principalmente nesses últimos tempos, sempre me baseei na fé de José, sempre admirei porque mesmo as lutas enormes que ele passou mesmo assim ele nunca perdeu a fé, ele nunca estava sozinho e ele sabia disso, porque Deus estava sempre com ele, mas Deus estava com ele por causa da fé forte que ele tinha, ele não precisa vê para crer, ele apenas cria e por isso Deus fazia ele vê o que ele cria, é essa fé que agrada a Deus é essa fé forte que quero ter sempre, sem desistir jamais.