Fé – Como reage alguém que tem uma fé forte?
- 26
- Jun
- 2015
Olá a todos os internautas!
É um prazer estar aqui convosco todas as semanas, lado a lado através deste post.
Estamos a falar sobre a Fé que trás à existência, que define, resolve e destrói qualquer dúvida, medo ou qualquer que seja o problema futuro.
Hoje abordaremos sobre José, no livro de Hebreus 11:22, que diz o seguinte:
“Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos.”
Amiga internauta, se tem consigo a sua Bíblia em mãos pode abrir, por favor, no livro de Gênesis 50:24:
“Disse José a seus irmãos: Eu morro; porém Deus certamente vos visitará e vos fará subir desta terra para a terra que jurou dar a Abraão, a Isaque e a Jacó.
José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará, e fareis transportar os meus ossos daqui.”
Aparentemente, não se “vê” nada nestes versículos que mencionamos, mas falam muito sobre a fé. Quando Deus fala connosco há uma certeza, uma segurança. Deus havia falado com Abraão da terra prometida, que não era o Egito. E José sabia disso! Deus havia prosperado a sua vida, os seus dias, tornando-o governador do Egito naquela época, e mesmo assim com toda a riqueza e com tudo o que havia conquistado, ele não se esqueceu das palavras de Deus, da Sua promessa em relação à terra prometida.
José sabia que o local onde se encontrava era permitido por Deus, mas que Ele falaria com o seu povo e os tiraria de lá. E assim deu ordem para levarem os seus ossos do Egito.
Para mim, isso define muito bem a fé! Quando eu creio em Deus, nas Suas palavras, nas Suas promessas, passa a existir um temor em relação à minha vida e até mesmo em relação ao meu corpo, que não me permite deixar sequer o meu corpo físico no “Egito”. Quero deixá-lo aonde não existe nada do “mundo”, da escravidão, do mal; dou importância à terra prometida que tanto Deus falou a Abraão.
Veja que José e seus irmãos ainda não a tinham visto, pois ainda se encontravam no Egito, mas sabiam que ela existia. E o que ele fez? Guardou a promessa de Deus, não a esqueceu, e no fim da sua vida, quando já estava para morrer, deu uma ordem: “Não deixem os meus ossos aqui no Egito.”
Mencionou o livro de Êxodo, para os filhos de Israel dizendo:
“…Deus jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó, a terra prometida…”
Ele deixou definida a sua geração a respeito desse Deus, deixou claro e assumiu a sua crença perante a sua família, no Egito, mesmo que eles tivessem as suas crenças e religiões, que nada tinham a ver com os Hebreus. Mesmo assim, José antes de morrer deu ordens para não deixarem os seus ossos ali. Tinha zelo… Isso para mim demonstra a importância da Palavra de Deus.
Eu pergunto-lhe internauta: Você já ouviu tantas promessas, mandamentos, como deve agir ou como não deverá agir. Será que tem essa precaução de viver o que lhe foi orientado? Existe esse temor quanto às palavras ditas por Deus? Será que crê mesmo?
Porque muitas vezes a pessoa diz: “Eu creio, Viviane! Eu creio que Deus vai fazer o impossível.” Mas em meio às dificuldades, os problemas, os momentos bons… pergunto-lhe: Lembra-se das palavras do Senhor Jesus, das palavras de Deus diante do que está a viver?
Se estiver a viver no sentimento, eu sei que não se lembra… Seguramente questiona-me: “Porque motivo, Viviane, afirma tão convitamente que eu não me lembro das palavras de Deus?” Porque quando eu estou a sentir, não dou a mínima importância para a Palavra de Deus. Na realidade, dou importância ao que estou a viver.
Mas quando eu assumo a minha fé, priorizo, deteto por mim mesma, e tenho precaução com o meu corpo, com a minha vida, com a estadia aqui nesta terra, tendo uma conduta como está escrito e como deve ser, então aqueles sentimentos serão apenas por minutos, só por alguns dias, mas não ficam por toda a vida! Um dia, dois, uma semana… Não se prolongam por meses ou anos!
Isso revela-nos que tipo de consideração e fé eu tenho para com Deus! Quando tem esse temor e zelo para com a sua fé, com a sua crença, com a sua conduta, com as reações e pensamentos, revela para Deus, para si e para o diabo, que tipo de fé, mensagem e que pessoa você é diante daquilo que já ouviu da Palavra de Deus. E como ser humano, como têm sido as suas reações? Decide cortar o mal pela raiz?
Quer dizer, se existe esse zelo, então está a dizer para si, para o diabo e para Deus: “Olha Deus, eu priorizo a Sua Palavra, não aceito viver sendo levada pelos meus sentimentos! Não aceito que o Senhor olhe para mim e veja uma pessoa fraca, sendo que o Senhor prometeu uma fé que faz vencer as barreiras, os obstáculos que estão diante de mim!”
Há uma certeza! Essa fé é uma certeza, força, há uma convicção no Deus que serve, não existe medo, receios… Vê que uma coisa tão simples “aparentemente”, mas que diz muito a respeito de José e da sua crença em Deus, por intermédio das promessas feitas a Abraão.
As palavras ditas a Abraão estavam guardadas dentro dele; passaram-se anos, ele já estava velhinho e nos seus últimos dias de vida, mas não deixou de crer, não esmoreceu perante as conquistas ou dificuldades, onde parecia que Deus se havia esquecido dele: Estava sozinho, os seus irmãos foram os seus piores inimigos, a luta com os seus sentimentos de ter que viver longe do seu pai e da sua família. Diante de tudo isto, José não perdeu a fé em Deus! Não mudou o seu caráter e foi fiel!
Minha amiga internauta, eu digo: “Parabéns para si José!” – Ele não me ouve aqui, agora, mas dou-lhe os parabéns por essa fé! E se você tem essa mesma fé, não tem medo de arriscar, trás ordem e disciplina para a sua vida. Faz propósitos em favor disso.
Nós estamos com a grande oportunidade da Campanha de Israel!! Tem como trazer à existência esta fé real e verdadeira através da materialização da sua crença, depositando toda a sua vida no altar! É a sua grande oportunidade!!
Coloque tudo para fora, não guarde o seu passado, as palavras ou tristezas vividas. Por vezes, quando dá testemunho até chora, venceu mas isso acontece porque volta atrás. Mas quando se fala da fé, das coisas que foram vencidas, fala alegre com júbilo! Ou seja, quando existe fé, existe alegria, certeza e paz. E sabe que mais? Uma definição! Veja o que José referiu: “Não quero que os meus ossos fiquem aqui no Egito!” A minha vida aqui na terra, o meu corpo, não quero que fiquem aqui… não vou permitir que os meus sentimentos dominem. “Ah porque você é ser humano, sente, isso é normal!”
É normal sentir por um “pouquinho”! Mas viver com isso, não! Não vou aceitar e deixar isso permanecer na minha vida.
E você tem que ser assim, internauta! Seja definida na sua fé, decidida quanto ao que tem de resolver! Se está a passar por um momento difícil, não basta ficar apenas murmurando, tem que resolver a questão. Como? Afastando os seus sentimentos, a dúvida, o medo, dando “ordens” ao que tem que fazer por intermédio da sua própria fé.
Eu espero que tenha entendido, é a minha fé e quero transmiti-la a si, mas para isso, para recebê-la, tem que comprá-la. Como? Pagar? Não! Sabe o que tive que fazer para ter esta fé? Tive que me desfazer de coisas “caríssimas” para mim. O que eram? Coisas que eu guardava, um refúgio, uma proteção, e pensava que isso era meu, direito meu! Tive que me desfazer de tudo!! Você tem essa oportunidade de se desfazer de tudo e entregar tudo no altar.
Quer essa fé? Quer ser uma pessoa forte? Quanto mais se render, se entregar, vai ficar menos pesada… mais leve se torna. O segredo é deixar tudo para trás e colocar diante de Deus.
Um grande abraço! Deixe aqui o seu comentário, é muito bom lê-lo e saber como se encontra. Como eu fico feliz!
Até para a semana…
najila
Dezembro 1, 2015 às 1:07
Dona Viviane que Deus abençoe muito a sua vida;eu estou muito feliz em ter achado este blog pois tenho aprendido muito.obrigada!!vou explorar ao máximo rsrs.fique com Deus.
Nadine
Novembro 12, 2015 às 2:03
Olá Dona Viviane, nossa as palavras da senhora veio de encontro exatamente ao conflito que estou passando, uma luta contra os meus sentimentos, mas de que adianta eu apenas me revoltar e não tomar nenhuma atitude, sinceramente Dona Viviane Deus não me escolheu para ficar vivendo por sentimentos, sendo fraca diante dos meus sentimentos, porque é isso que estava fazendo deixando eles ali tomarem conta e tudo isso em relação a minha vida espiritual, agora o momento é de levantar e fazer o que tem que ser feito, que é isso que o diabo não quer a gente faça. Deus abençoe!!
Ayarilis
Julho 20, 2015 às 23:19
Hola a todas, me identifico mucho con este mensaje… Es verdad, cuando uno tiene temor a Dios, de ninguna manera permanece en lo errado, conmigo pasa, cuando cometo algún error, enseguida reacciono y me arrepiento y quedo con rabia de aquel error, y lucho para que aquello no permanezca en
mi vida.
Estoy totalmente de acuerdo cuando la señora habla de que hagamos propósitos con Dios y solucionemos el problema. Es así tenemos el privilegio de tener una iglesia viva, donde cada día tenemos una nueva oportunidad, a travez de votos, propósitos, cadenas, campañas, etc, que nos ayudan a vencer, cuando nos fallan las fuerzas, Cabe a una misma reconocer que esta errada y aprovechar estos propósitos para luchar y vencer…
Yo ahora en esta campaña
Estoy luchando por mi vida espiritual, por que de un tiempo a esta parte eh notado que estaba estancada… Así que no lo pensé dos veces y aproveche esta campaña, para luchar en contra de este estancamiento… Porque yo valoro mi relación con Dios y se que de ella depende toda mi vida. Así que no puedo esperar a ver si la cosa cambia, estoy yo misma provocando este cambio.
Un gran abrazo a todas y gracias por la oportunidad.
Thalita Diniz
Julho 20, 2015 às 19:55
muito forte dona Viviane esse áudio da senhora , pq o que tem amarrado a vida de muita gente inclusive a minha são os sentimentos , pq deixamos de olhar e nos firmar naquilo que Deus falou , para focarmos no que sentimos…
Daniely
Julho 17, 2015 às 20:53
Olá dn viviane muito forte suas palavras, temos que ter uma Fé definida assim como jose.
Sandra Martins
Julho 13, 2015 às 18:08
Boa tarde dona Viviane; sem dúvida que o tipo de fé que tenho conta muito na minha vida, pois ao longo de anos que conheço a Deus, a minha fé tem sido o segredo de todo o meu crescimento tanto espiritual como material, mas assim como com Abraão e com José teve que haver momentos decisivos em que a fé deles foi provada, também a minha precisa ser. Mas a fé deles só resultou porque eles decidiram agradar a Deus e desagradar a eles mesmos, a fé sozinha não faz nada na vida da pessoa, ela precisa da atitude, pois quantas vezes pensamos em fazer algo, mas não fazemos, porque não sou o que penso ou sinto, sou o que faço com a minha fé, por isso saber o que Deus pretende de mim é tão importante como ter fé. Pois só assim poço utilizar a fé que Deus me deu, no plano que Deus tem para mim.