De Filhos para Pais: Eu planto, tu plantas, ele planta… nós colhemos!

Andreia Petrucci

  • 7
  • Out
  • 2014

De Filhos para Pais : Eu planto, tu plantas, ele planta… nós colhemos!

  • 7
  • Out
  • 2014

Quantas vezes já ouviu a expressão: “Quem fala planta e quem ouve, colhe?”



Pois é, sábio provérbio ou não, a verdade é que não é apenas quem fala que planta, mas a cada momento, podemos cultivar boas ou más sementes, seja por intermédio de pensamentos, palavras, reações ou atitudes. Agora, compete a cada um de nós, escolher quais “alimentar”, pois é das mesmas que colheremos os respetivos frutos.

Os pais, como cuidadores e protetores, naturalmente transmitem bons ensinamentos aos seus filhos. Pelo menos assim deveria ser. Até hoje, guardo do meu pai princípios básicos, que alimentei e cuidei, e que ainda me servem de exemplo. Se existiram erros e falhas? Sem dúvida, como é inerente a qualquer ser humano, mas as bases foram lançadas.

‘Mas aquele que está sendo instruído na palavra faca participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.
Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.’ (Gl.6:6-7)

Não é apenas respeitar quem nos ensina, mas perceber a importância e o investimento por parte de quem nos instrui, através da prática desses ensinamentos; é dar frutos dignos de quem não vive à toa, sem direção. E isto serve tanto para pais, quanto para filhos.

Tudo tem o tempo determinado, como plantar e colher. Assim para nós, o ensinamento que recebemos não deve ser “anti-natural”, como receber e reter… Deve produzir os frutos, correspondentes à “semente” que foi plantada.
Todas as mensagens que ouvimos em casa, com os pais; na Igreja, por intermédio do pastor ou através dos nossos responsáveis espirituais, ou quando lemos a Bíblia, têm um objectivo especifico para cada um de nós. Ainda que não tenhamos a capacidade de absorver todas as palavras, há algo que sempre retemos; então, é isso que devemos praticar!

Há pessoas que sabem a Bíblia de ponta a ponta, mas não praticam uma única palavra. Mas se praticarmos o que Deus nos revelou, através de cada mensagem ou ensinamento recebidos, estaremos mais aptos a viver em Espirito, e não só, faremos participantes, de todas as coisas boas, aqueles que nos instruem. Quais os filhos que não desejam ter pais assim, e que pai não se orgulharia de nos chamar de filhos?! Agora imagine Deus!

Se nos permitimos completar o processo de “cultivo”, ou seja: regamos, cuidamos, tratamos; vimos crescer, evoluir e dar frutos, também ceifaremos aquilo que essa semente produziu, seja ela boa ou má. Por exemplo, se retemos uma dúvida e cuidamos dela, tratamos diariamente e alimentamos, vai crescer, evoluir e dar à luz a incredulidade, a acomodação e, por fim, a corrupção.
Por outro lado, se semeamos coisas boas, consoante a Palavra que nos é transmitida, colheremos o que é bom, e, permanecendo fieis, obteremos, no final, a maior de todas as recompensas, que é a vida eterna!

Um fruto, se cuidado devidamente, passa por vários processos: semente (caroço), folhas, aumento no tamanho, cor, textura, etc. Tudo isto são bênçãos e sinais do belo fruto em que se tornará, dependendo da semente e do cuidado que lhe for devotado.

O processo de cultivo é duro, e a maioria das vezes, moroso. Exige horas ao sol e muitos cuidados, sob árduas condições atmosféricas (forças exteriores). Se fosse assim tão simples, como lançar à terra e esperar, os agricultores não teriam no seu corpo as marcas das intempéries. E assim se processa o ciclo de plantação de cada “semente”; não desenvolve e dá frutos de uma hora para a outra. Requer empenho, entrega, dedicação e perseverança.

Nada cresce e dá frutos, no nosso interior, sem a nossa participação. Por isso, tanto deve cuidar o que planta, como aquele que colhe, pois não apenas daremos conta do que transmitimos, mas igualmente do que alimentámos, dentro de nós, transformando-se em frutos de perdição ou de arrependimento, para a salvação.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

282 comentários

    Muito forte,sempre ouvimos que o que plantamos colheremos ,mais abri mais meus olhos com esse post me mostrou que em tudo plantamos e que não adianta ouvir a palavra de Deus e não praticar de nada serve,temos que por em pratica.

    Ver mais

    Olá D. Andrea!
    Realmente é de suma importância esse assunto, plantar e colher, mas as vezes dizemos isso e acaba soando como algo “comum”, como uma frase soltada ao vento. Mas se levarmos a serio cada detalhe deste assunto o buraco acaba ficando bem mais em baixo, pois assim como a senhora comentou que seguimos exemplos, devemos tomar cuidado com o exemplo que temos passado ao plantarmos nossas sementes da viva, se estamos influenciando de forma correta, para que assim novos jardins também venham a florescer.
    Plantar nunca será fácil, e devemos plantar todos os dias, pois não sabemos quando uma semente vai brotar e quando não.
    E estar atentas para colher cada fruto, sem que ele se perca.
    Deus a abençoe com mais post como esses 🙂

    Ver mais

    É verdade. A nossa vida em geral no final das contas é semear e colher. Tudo o que fazemos, pensamos ou falamos são atitudes para se plantar frutos bons ou amargos… Requer de cada um essa reflexão sob o que temos plantado na nossa vida e na vida de quem estar ao nosso redor. E não podemos nos esquecer que quando estamos ligadas ao nosso Deus é muito difícil plantarmos maus frutos. Esse é o segredo da colheita perfeita, já estar plantada junto aos pés do Senhor!

    Ver mais

    Nós temos que plantar em nos os pensamentos, ensinamentos e palavras que vem de Deus, cuidar deles para que não venham morrer em nos, mas dar frutos. Cuidar daquilo que recebemos de Deus como uma planta que precisa todos os dias de um cuidado se não ela morre, e é assim que nos temos que cuidar daquilo que recebemos de Deus para que não venha morrer em nos.

    Ver mais

    A arvore se conhece pelos frutos , então de nada adianta conhecermos a bíblia de ponta a ponta , ou ouvir todos os dias a palavra , se dentro de nós a semente não ficar plantada . Só podemos dar bons, frutos se guardarmos e praticarmos o que aprendemos.
    Aquilo que alimentarmos dentro de nós , é o que dará frutos futuramente, temos que alimentar nossa fé todos os dias , só assim colheremos frutos espirituais.

    Ver mais

    Com certeza isso é verdade, é muito importante que ao plantarmos, venhamos também cuidar, regar pois aquela semente só dará bons frutos se forem bem cuidadas enquanto ainda são sementes, da mesma forma é conosco, Deus cuida da gente mas ELE também nos deu o livre arbítrio, as decisões que tomamos, sendo boas ou más, colheremos mais cedo ou mais tarde.

    Ver mais
1 16 17 18 19 20 47