Em que consiste uma amizade?
- 27
- Jul
- 2012
Uma amizade não consiste apenas em dar… mas em ensinar a dar.
Consiste em receber a atenção necessária por parte da pessoa que se diz amiga, e vice-versa.
Como assim?
Imagine-se doente, queixando-se por diversas vezes e nunca obter auxílio de ninguém…
E porque não há esse auxílio?
Simplesmente, porque nunca se ensinou a dar. Antes, preservou-se o orgulho e não se procurou ajuda, tudo, para não revelar a sua fraqueza.
Conclui-se, então, que o seu ensinamento só consistiu em palavras e não em atitudes. Não ensina com factos, por causa da sua frequente ocupação; dos afazeres diários, que a movem de um “lado para o outro”.
Na verdade, a muita ocupação torna a pessoa individualista: Impele a ensinar apenas o que se aprendeu, e não a dar exemplo com a própria vida.
Para formar uma verdadeira amizade, há que se viver as necessidades da pessoa amiga, e igualmente partilhar as suas. Deve buscar-se uma resposta do “que fazer”, pois isto revela confiança e proximidade.
Normalmente, o apoio que se procura reside sempre em quem está mais próximo: Por exemplo, no marido. Mas este, dificilmente consegue entender, pois não foi feito para auxiliar.
As mulheres também recorrem às amigas, a quem ensinaram e até ajudaram, mas estas, de alguma forma, não correspondem às expetativas, porque não há um pedido de ajuda anterior; um reconhecimento.
No fundo, nós recebemos na medida que damos.
Se damos palavras, naturalmente vamos receber apenas palavras, mas não o verdadeiro apoio de que necessitamos.
A mulher raramente encontra uma verdadeira amiga, pois a azáfama; o “corre, corre”, não lhe permite ter tempo para atender à sua necessidade.
A pessoa, quanto menos tempo tem, mais individualista fica.
A pessoa, quanto menos é serva do seu próximo, também é menos companheira e atenciosa.
A pessoa, quanto mais despesas e encargos tem, mais remissa se torna.
E por aí, além…
A Palavra de Deus é uma Aliança que nos faz manter um compromisso de fidelidade e confiança; é baseada em transmitir Vida, algo que é fundamental existir na verdadeira amizade.
Genilda Silva
Julho 30, 2012 às 3:19
Essa frase na postagem me marcou: “A pessoa quanto menos tempo tem mais individualista fica.”
É a mais pura realidade. Conseguimos simplesmente “apagar” o restante do mundo que precisa da nossa ajuda quando olhamos só para nós mesmos e para nossas necessidades.
Thamires Sisterhooh
Julho 30, 2012 às 0:05
Poxa, dona Vivi, falou tudo. Uma verdadeira amizade é aquela que demonstramos amor para com a amiga! Beijos Vivi s2
Égle Aidée
Julho 29, 2012 às 21:59
Há pessoas que procuram fazer amizade somente com quem possa lhe proporcionar algum benefício. Acaba tendo até alguém aliada, mas não amiga verdadeira, outras por se acharem capazes de vencer tudo sozinha, se isolam, não pedem ajuda e acabam carregando traumas, medos e fardos desnecessários por orgulho. Ninguém é melhor que ninguém e nem de ferro, pois as pessoas são diferentes. Quem tem sua vida alicerçada na Palavra de Deus, tem o que oferecer as pessoas, o Amor Verdadeiro, e como a senhora disse, Vida. A Palavra de Deus diz que “há amigos mais chegados do que irmãos” e como em qualquer relacionamento, uma amizade verdadeira consiste em doação, sinceridade, confiança e fidelidade.
Anajara Costa
Julho 29, 2012 às 15:54
Uma amizade é baseada em atitudes, é uma troca. Temos que dar aquilo que desejamos receber e até mesmo sem esperar receber. Devemos sempre nos colocar no lugar do outro, nos perguntar, será que eu gostaria de receber aquilo que acabei de dar? desta forma teremos sempre ao nosso lado uma pessoa com quem poderemos contar sempre e vice versa.
Raimunda moreira da costa
Julho 29, 2012 às 2:25
Realmente é verdade d.Vivi a bíblia fala que a amigos mais chegados que um irmão.
khrysleny martins bahia
Julho 28, 2012 às 21:41
Compreendi agora porque nunca tive uma amiga, porque nunca fui amiga de ninguém, obrigada por me ajudar abrir meus olhos, pois agora posso me esforçar e ser amiga de verdade. Obrigada