De Filhos para pais : Tal Filho… tal Pai!
- 21
- Out
- 2014
Na verdade, certo provérbio popular retrata exatamente o oposto: “Tal pai, tal filho”, mas a verdade é que, consoante falámos na semana anterior, quando não há exemplo por parte de quem o deveria dar, e aqueles que teríamos como expoente, falham com o seu papel, quem resta para servir como referência?!
Pais que esperam que os seus filhos se submetam ao mesmo tipo de vida que um dia tiveram, apenas porque, na sua altura, suportavam o sofrimento “calados”; porque era vergonha alguém se aperceber do que realmente se passava no interior de quatro paredes.
E quem disse que filho de pai viciado teria que o ser? Onde está escrito que filha de mãe prostituta, teria como herança a mesma vida? E qual a lei que dita que uma vida de miséria é a única esperança para os filhos de pais que nunca tiveram nada?!
Infelizmente temos visto muitos casos em que os filhos se vêem obrigados a abandonar o próprio lar porque, quando deveriam receber a proteção de quem mais amam, os seus pais quedam-se, silenciosos, perante abusos e maus tratos frequentes e continuados.
Esta é uma triste realidade dos nossos dias, mas que não tem, obrigatoriamente, de ser a sua!
Também já imaginei que a minha única saída fosse o sofrimento familiar, a infelicidade conjugal, conforme via dentro da minha casa; que a traição fosse a base de um relacionamento, porque a assisti na “primeira fila” desde muito cedo.
Mas com Deus, o que era para dar errado dá certo, e Ele tem a capacidade de transformar uma triste e pesada “herança”, numa existência totalmente renovada! Assim, ao invés de olharmos para uma família desestruturada e associar esta realidade ao presente dos respetivos filhos, podemos olhar para um filho, e perceber que este, usando o seu poder de escolha, decidiu quebrar anos a fio de maldição, arrancando uma dura herança que se perpetuaria, ainda, por várias gerações.
Pergunta você: Mas eu tenho esse “poder”? Sem dúvida, caro(a) amigo(a)! Nós temos algo inato, outorgado por Deus aquando da criação humana: O livre arbítrio.
O nosso poder de escolha não pode ser transferido a ninguém ou “roubado” por outrem, a não ser que venhamos a abrir mão dessa autoridade.
Estou a dizer-lhe que você tem escolha, em permanecer no estado em que se encontra neste momento: triste, frustrado, oprimido ou sobrecarregado por um fardo que não é seu ou revoltar-se, achegando-se a Deus e transformando a sua realidade, como tantas outras milhares de pessoas, através da sua escolha, mudaram para sempre as suas vidas.
Uma das situações pelas quais mais sou grata a Deus, hoje, é porque sei que o meu passado não tem influência negativa na minha vida, pois eu permiti que esse elo fosse quebrado, através da minha entrega, que me tem tornado livre, a cada dia. Guardo lembranças e não tristezas; relembro o que vivi, não com amargura, mas como testemunho às gerações vindouras!
Ainda que os seus “antepassados” não sejam os principais causadores do seu estado atual, e que o fardo que carrega seja, na realidade, fruto das suas próprias escolhas ao longo do caminho, ainda assim, cada manhã é uma oportunidade de transformar a sua história de vida, lembrando que esta escolha será estendida a muitas gerações. Já imaginou? Ao invés de viver ligado a um passado triste, de sofrimento, o livro da sua vida pode ser “reescrito”, começando já, a partir deste momento, e de uma simples escolha?
Simples?! Pergunta você, quando talvez tenha vivido uma existência inteira, independentemente da idade, com sempre o mesmo da mesma coisa?! E amigo(a), quando se inicia o percurso de uma longa caminhada, senão num pequeno passo?!
Comece pelo seu interior, que deve ser limpo, trabalhado e cuidado. Deite para fora tudo o que tenta aprisioná-la ao passado: mágoas, decepções, tristezas, lembranças que a perseguem e lhe tiram o sono; perceba que cada um de nós é um indivíduo, e que esse processo, assim como a nossa vontade, é único, pessoal e intransmissível. Não diga: “Este ou aquele é que precisam porque eles é que fizeram mal…”. Não culpe e nem se culpe, mas reaja!
Lembre-se que os únicos com capacidade para mudar a nossa própria história somos nós, quando aliados a Deus, nos permitimos moldar à Sua imagem e semelhança. E aí sim, quem vê o filho, reconhecerá o Pai que ele tem!
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (II Co.5:17)
Lilian/ São Luís-MA
Outubro 24, 2014 às 4:10
O exemplo dos pais é muito importante, mas isso não quer dizer que os filhos devem seguir o mesmo exemplo. Não é porque os meus pais não foram felizes no casamento que eu não vou ser. Quando entregamos a nossa vida ao Autor que é Jesus e tomamos atitudes diferentes dos maus exemplos, podemos ter a nossa historia escrita de forma bem diferente. Eu sou um exemplo vivo disso. Se fosse contar, não caberia nesse espaço.
Viviane Justino
Outubro 24, 2014 às 3:22
quando eu olhava para o meu passado pensando quanto tempo eu perdi com escolhas erradas eu ficava frustada,sem alto confiança minha vida ficava parada eu ficava sem chão porque não tinha forças para olhar pra frente,mais quando eu tomei uma decisão em minha vida mudou tudo,pois olhei para Deus.
jane amada
Outubro 24, 2014 às 2:23
A cada dia procuro viver sem pensar no meu passado ou nas coisas que não consegui fazer. Ou em algo que perdi, até porque quando pensava a esse respeito me sentia frustrada e decepcionada comigo mesma e isso me empedia de olhar para frente e recomeçar de novo.
Jessi Araújo
Outubro 24, 2014 às 1:39
Os pais e a educação que dão aos filhos é o que cria o que eles serão em um futuro , graças a Deus tenho pais que são um exemplo para mim
ANA CAROLINA
Outubro 23, 2014 às 23:18
verdade, eu mesma sou um exemplo ,pois a minha familia era só brigas e meus pais são separados ,mas eu escolhi mudar e hoje tenho um casamento feliz e na presença de DEUS
Rosana Santos
Outubro 23, 2014 às 22:10
Meus pais mesmo sem serem convertidos,sempre deram bons exemplos pra mim e meus irmãos … Se não tivermos cuidado as crianças desde pequenas querem agir como adultas .