De Filhos para Pais : “Só comigo!”

Andreia Petrucci

  • 23
  • Set
  • 2014

De Filhos para Pais : “Só comigo!”

  • 23
  • Set
  • 2014

Quem nunca ouviu esta expressão? Melhor… Quem nunca a disse?! Quem jamais o fez, que atire a primeira “pedra”.


No momento em que a minha estrutura familiar desabou, foi inevitável não pensar: “Só comigo acontecem estas coisas; todos os meus colegas têm uma família normal, com pai e mãe…”. Dentre tantas outras suposições, que quase sempre não correspondem à realidade, mas baseiam-se no (i)mediatismo dos sentimentos.

Esta predisposição de “vítima” acompanha-nos vida fora, se não permanecemos atentos. Mesmo fazendo de Deus o nosso guia, aprendendo e vivendo os benefícios da fé inteligente, as escolhas são sempre pessoais, pois o Espírito de Deus respeita o nosso livre arbítrio.

Então, quando as coisas não correm de acordo com o que pensamos ou achamos “merecer”; um companheiro recebe aquele elogio ou um colega a “promoção” desejada, logo vem à ideia: “Eu lutei tanto, sacrifiquei. Só comigo… Porque nada dá certo?!”

Infelizmente, a nossa tendência humana tem mais inclinação para reagir desta forma. E não seremos livres, enquanto não cuidarmos, deixando de alimentar o que contamina a nossa alma.

Ao conversar com uma senhora, esta semana, fez-me ainda mais, avaliar este assunto: Alguém, por engano, levou algo que lhe pertencia, mas que seria perfeitamente substituível. Situação desagradável, claro, mas que despoletou, de imediato, o que estava no seu interior: “Só comigo acontecem estas coisas…”.
Não precisaria de lhe explicar que aconteceu com, pelo menos, duas pessoas, anteriormente, mas a preocupação maior, foi ajudá-la a perceber que a sua expressão tinha um sentido mais profundo, do que aparentava.

Se, imediatamente, não avaliarmos as nossas reações, estas tornam-se como “cancro” na nossa vida, corroendo-nos interiormente. E, pior, passam a identificar quem somos.

Por isso, pais, mesmo quando os seus filhos se queixarem, dizendo que nenhum pai – ou mãe – é tão rígido quanto você; que todos os pais deixam sair à noite; que todos deixam usar qualquer tipo de roupa,.. Não se intimide! Só se pretender que os seus filhos se tornem iguais à maioria.

Já vivemos num mundo cruel e injusto. Agora imagine, se a permissividade reinar livre no seu interior, em sua vida, na sua casa e família?

O síndrome de “vitimização” não nos deve “amolecer” assim como não comove o coração de Deus, precisamente porque não se baseia na reta justiça – a Fé – mas em sentimentos enganadores e auto-destrutivos.

“Ora, não há nada mais enganoso e irremediável do que o coração humano, e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jr.17:9 – Bíblia King James atualizada)

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

13 comentários

  1. Se fazer de vítima diante de qualquer situação faz parte da natureza humana, permitir que isso passe por cima do auto controle é questão de decisão e atitude. Temos que usar a fé inteligente para tomar atitudes que vêm da razão e não do coração.

    Ver mais
  2. Não deixemos que nossos sentimentos nos faça de vitimas, pois enquanto estamos nos vitimando,deixamos a razão de lado.

    Ver mais
  3. Quando as coisas não sai de acordo a nosso “querer” ou “merecer”sempre perguntamos =”porque comigo?” Mas nunca nos livraremos se continuarmos a nos fazer de vitima em vez de mudar.

    Ver mais
  4. As vezes nos fazemos de vítima, e nos perguntamos o porque as melhores coisas não acontece conosco, acontece sempre com as pessoas do mundo.
    mais a verdade é que temos que nós revoltar e parar de ficar nos fazendo de vítima, e encarar a situação, e se não temos algo, talvez seja porque não lutamos, para que aconteça… mais Deus sempre tem o melhor preparado para os seus filhos.

    Ver mais
  5. Uma Pessoa que sempre quer ser vitima aos olhos dos outros e ate mesmo de Deus… Não comove ninguém muito menos comove o coração de Deus!
    As pessoas tem que tomar cuidado com essa atitude pois quem é movido pela sentimento não consegue ter uma fé Racional, inteligente pois o sentimento é frágil, ele faz com que a pessoa desista no primeiro obstaculo se tudo ta bem ela ta feliz se tudo da errado se faz de vitima e murmura não usa a fé.
    O que anula o sentimento é a fé e a fé manifestada através de priorizar e ter conhecimento da palavra de Deus e coloca-la em pratica.
    Então devemos anular o sentimento com a Fé Inteligente.

    Ver mais
  6. E realmente isso acontece bastante , muitos se coloca como vitimas, por não querer admitir que errou, ou por não saber lidar com uma repreensão, muitas vezes acontecem coisas em nossa vida que achamos injusto, nos revoltamos tanto, que pensamos que isso só acontece com a gente, mais na verdade inúmeras pessoas passam pela mesma situação difícil, que estamos, passando e talvez ate pior, o que devemos fazer e tirar proveito dessa situação, levar ela como uma lição, e pedir direção a Deus para saber como lidar com ela. bom e no assunto relacionado aos pais eu penso assim : muitas vezes nossos pais nos aconselha a algo, que não concordamos, e as vezes nem paramos para pensar, o seguinte: bom se meus pais estão me dando estes conselhos, e porque eles já viveram e aprenderam, e o que eles mais querem e que não venhamos a passar por uma situação, difícil, que talvez eles tenham passado.

    Ver mais
1 2 3