De Filhos para Pais: Des(Obediência)

Andreia Petrucci

  • 18
  • Nov
  • 2014

De Filhos para Pais : Des(Obediência)

  • 18
  • Nov
  • 2014

Ultimamente tenho-me deparado com a palavra “obediência” em vários âmbitos do meu quotidiano: Seja num atendimento, numa mensagem de fortalecimento interior, e acima de tudo através da Palavra de Deus.


Todos os mandamentos e preceitos dependem exclusivamente da prática dos mesmos. E a isto chama-se OBEDIÊNCIA!

A lei torna-se nula quando não há obediência. E dentro da nossa casa de que forma se mantém o respeito e a harmonia, senão pela prática da mesma?
Mais do que viver submetido a algo ou alguém, a obediência é sinónimo de respeito e consideração para com o próprio indivíduo, que passa a refletir-se no relacionamento com os demais.

Já viu aquela cena em que o filho faz uma “birra” no supermercado, exigindo aos pais que lhe comprem algo? E por mais que os pais, já envergonhados, o tentem chamar à razão – mesmo sob ameaças – a criança não cede?!
E ao longo da vida, se cenas como esta se repetem, em outros âmbitos, do que adianta os filhos dizerem que amam os seus pais e os encherem de palavras bonitas, se não praticam o que lhes é ensinado?

Há uma responsabilidade inerente a cada progenitor: a educação dos seus filhos. Mas mais do que proporcionar-lhes as condições académicas, devemos fundamentalmente prover-lhes o ensino moral e prático, que formarão o seu caráter e lhes darão bases interiores, sólidas, para construírem o seu futuro. Sabia que era exatamente dessa forma que os mandamentos de Deus eram transmitidos de geração em geração? O ensino não era apenas uma atividade isolada num determinado período do dia, mas uma instrução ativa e constante, associada a todas as atividades diárias. Por isso vemos tantas referências aos “heróis da fé”, como Abraão, Isaque e Israel, que não apenas com o seu exemplo, mas sobretudo através da sua OBEDIÊNCIA, se tornaram verdadeiros marcos e exemplos para as gerações vindouras, inclusive a nossa!

Qual o pai ou mãe que não gostariam de ser referência para os seus filhos? Mas este “galardão” não vem apenas porque os incitamos a estudar bastante para tirar um curso, ter uma profissão, uma casa bonita e um carro grande… a maior herança que podemos deixar aos nossos filhos é a Palavra de Deus, que sustenta e supre qualquer necessidade, e ainda lhes garante uma vida perpétua.

Se nós, educadores, formos obedientes a Deus, e através dessa obediência cultivarmos o temor a todo o tempo, isto nos será algo natural, e os filhos não apenas seguirão esse exemplo, mas colherão, igualmente, os frutos dessa OBEDIÊNCIA!

Sabe… o ser humano tem o “dom” de complicar. Mas uma única coisa, quando praticada, faria toda a diferença em nossa vida, casa e família: A OBEDIÊNCIA à Palavra de Deus!

“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.”
(Dt.6:6-9)