Dar-se a conhecer
- 7
- Jun
- 2013
Transparência – Uma virtude de poucos
A transparência é uma virtude que impede qualquer ocultação, seja de vantagens ou desvantagens pessoais.
Através da transparência, a pessoa mostra-se na sua real condição, sem exageros, seja para o melhor ou para o pior.
Através da mesma, passamos a conhecer-nos e policiar-nos.
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demónios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”. (Mt. 7:21-23)
Estes versículos referem-se a algo muito sério: Mostram que as obras não significam que nos demos a conhecer a Deus. E o trecho mais forte, resume-se nestas palavras: NUNCA VOS CONHECI.
Temos como exemplo, os que servem ao diabo: Eles também têm obras, operam supostos “milagres”… Mas isso não significa que conhecem a Deus.
Muitos estão enganados, achando que O conhecem, baseando-se nas suas obras. Mas o próprio Deus diz: Nunca vos conheci. E aqui reside, justamente, a gravidade da situação.
Mas porque é que Deus fala assim?
Porque a própria pessoa não se dá a conhecer a Ele!
A sua falta de transparência é, na realidade, um orgulho que alimenta, porque prefere esconder o seu real estado.
Pensa que, falando somente com Deus conseguirá superar, mas esquece-se que, para a entrega do Filho de Deus ser completa, Ele teve que ficar NÚ à frente de todos! Ele, sim, é um exemplo de transparência.
Amiga leitora, Deus é transparente! Ele dá-Se a conhecer a todos. E, para que nós possamos chegar até Ele, também temos que nos dar a conhecer…
Se prefere ficar no “seu canto”, achando que, excluindo-se, escondendo-se atrás do trabalho e fazendo tudo “direitinho”, não será confrontada… Saiba que você é uma forte candidata a ouvir da boca de Deus: Nunca vos conheci!
E como pode dar-se a conhecer?
Primeiro, tem que saber quem você é: Andar em auto vigilância constante, aprender a “enxergar-se”…
Ver nas críticas negativas a seu respeito, uma oportunidade para uma análise interior, e descobrir mais sobre si.
Pondere a sua real situação, exponha-a diante de Deus, busque n’Ele, e, se preciso for, procure a ajuda de alguém que já venceu o seu “eu”. Essa sim, poderá ajuda-la!
Edmisa - FJE Viseu
Junho 7, 2013 às 10:06
É verdade, essa transparência é a SINCERIDADE. Deus ama aquele que é SINCERO.
Muito forte
Sónia Lemos
Junho 7, 2013 às 9:57
Algo me chamou atenção neste post:
“Primeiro, tem que saber quem você é: Andar em auto vigilância constante, aprender a “enxergar-se”… “. Na quarentena tenho aprendido a fazer isso e desde que tenho colocado em prática, tenho visto muitas coisas que não via, mas como também os outros veem o que nós por vezes não enxergamos estou perguntando a algumas pessoas o que veem em mim, no meu comportamento com elas, na minha maneira de ser o que vai ao encontro do que foi dito “Ver nas críticas negativas a seu respeito, uma oportunidade para uma análise interior, e descobrir mais sobre si.”. É nesta busca que estou e foi muito bom ler este post pois percebi que estou a aproveitar a oportunidade de me conhecer melhor não só através do que Deus me tem mostrado mas também através do que os outros veem que eu não vejo.
Rosana Manuel
Junho 7, 2013 às 8:56
Bom dia Vivi!
Eu tenho aprendido que ser transparente é uma oportunidade para mim e ficar ” nú ” diante dos homens é uma porta aberta para chegar diante de Deus. Vivi uma experiencia em que tive que me expor e confesso é muito libertadora! Quando tomamos essa atitude não ficamos presas a nada! Existe espaço para Deus trabalhar!
Bjs
Elisangela
Junho 7, 2013 às 7:20
Muito forte essa mensagem ,pois eu tenho deixar Deus me conhecer do jeito que eu sou de verdade .
Polyana Santos
Junho 7, 2013 às 7:16
Muito forte,temos que nos deixar conhecer todos os dias e ser transparentes com Deus,sempre na contra mão das nossas vontades,sendo assim evitaremos ouvir esta palavra.NUNCA VÓ CONHECI.
Tamiles Silva
Junho 7, 2013 às 7:16
Muito forte, Dona Vivi.
Realmente, quando mais expomos para Deus as nossas fraquezas, dificuldades, reconhecendo o quanto somos necessitadas de ajuda, de perdão, de misericórdia, mais crescemos diante Dele e damos espaço para Ele nos ajudar.