Comparação e o Medo
- 21
- Nov
- 2012
Sabe aquela pessoa que você aprecia muito? Ela está muito acima de si – mediante a sua conclusão espiritual – ou é mais talentosa!
Sabe… Quando se sente pequena demais, a ponto de não ser tão natural como gostaria de ser?
Sabe… Quando esta pessoa, que admira tanto, lhe dá responsabilidades ou algo para ser feito perante ela… Você acovarda-se… Dá-lhe um “branco”, a ponto de mostrar fraqueza, mesmo sabendo que poderia fazer?
Sabe… Mesmo amando tanto e se comparando com esta pessoa, você acaba por promover uma distância, como uma maneira mais fácil de lidar com a sua insegurança?
Engraçado… Você ama, mas distancia-se.
É surpreendente… Você aprecia, mas ignora.
É doloroso… Porque ama, mas rejeita.
E sabe porquê?
Surgem as sorrateiras invejas, que, sem perceber, carregam mais e mais sentimentos que a afastam. E, com um sentimento, vai emendando outro… Orgulho e Egoísmo.
E não parece por mal… Porque o faz, para se proteger contra aquela insistente insegurança e baixa auto-estima, no momento em que está próxima.
É engraçado… Parece que de longe é mais aceitável. De perto, é insuportável a guerra que trava dentro de si própria.
Porquê? Porque sinto isto?
O maior problema é depender de alguém. E a comparação faz-lhe isso. Fica dependente da aprovação da pessoa que tanto aprecia.
É como se invalidasse a sua personalidade – como uma capa – e a lançasse fora. É como se desprezasse a sua crença; a sua fé em Deus, para se basear inteiramente naquela pessoa que lhe traz direção e segurança.
É como sentir… Que a segurança é trazida pela afirmação daquela pessoa – que ama e aprecia – e Deus ficasse ali… de lado.
É realmente isso que acontece: Naquele momento de comparação…
Deus, a sua fé, a sua confiança, são lançados no lixo, para que outra possa conduzi-la.
Que horror! É horrível “trocar as bolas”!
Mas isso acontece porque estamos a sentir, e não na fé.
A fé faz-nos vigiar. O sentimento faz-nos comparar e esperar pelos demais.
Amiga leitora, eu tenho a mais absoluta certeza que se enquadra aqui, em uma ou outra situação. Mas eu quero pedir-lhe um favor…
PARE de se COMPARAR!
Seja você mesma! E não se lance fora…
Aceite quem você é, e prepare-se para a mudança, porque ninguém alcança grandes conquistas, sem desafios de mudança e aprendizagem.
Eu venci essas terríveis comparações. Hoje o que me resta é aprender a melhorar e não me intimidar para mostrar quem eu sou.
NÃO DEPENDA…
É outra coisa que te faz fraca e sentimental. Quando você aprende, motiva a sua auto-estima e traz à existência o espírito que foi criado em si: O Espírito da Criação.
Carla Medeiros
Novembro 23, 2012 às 10:06
Tenho colocado essas suas palavra em pratica pois por toda a vida vivi me comparando, me anulando. Desde criança sempre vivi assim mas agora que tenho aprendido a viver pela fé não me baseio mais no que sinto, aliás estou vivendo uma nova vida pois agora sim tenho vivido pela fé e não me deixo dominar. Entendi que tenho que ser sincera e assumir a minha fé, não dependendo da aprovação de ninguém. Na prática não é fácil, mas é possível para aquele que crê. Bjs
Joyce Silva
Novembro 23, 2012 às 9:39
Olá querida Vivi , compreendo um pouquinho algumas dessas situções de coparação e admiração mar e ignorar.. , o problema é o estar na emoção , porque é mais fácil se espelhar no que vemos , é mais fácil se apoiar , é mais fácil admirar o que vemos, é mais fácil acreditar no que se sente, é fácil não pensar , é fácil diminuir-se diante de gigantes , é fácil fraquejar diante do desafio quando não se vez capaz, é fácil esperar pela outra pessoa, é fácil esquecer o bem , por vezes é mais fácil não reagir , porém a prosta que Deus me faz, vai contra tudo o que é mais fácil , pois eu posso todas as coisas naquele que me fortalece
obrigada pelo post,
beijinhoss!
neuza matos
Novembro 23, 2012 às 9:33
O pior de tudo é que sempre fazemos a pensar que é a mehor forma de nos proteger e sem má intenção, mas é um erro.
Carla
Novembro 23, 2012 às 9:31
Quantas vezes eu me deparei me comparando com as outras pessoas e ainda me achava a coitadinha, dependia dos outros para quase tudo , estava indo por um caminho sem saída , mas no meio dele encontrei uma porta, passei a depender só de Deus, tenho o Espirito de Deus para que me comparar com alguém!? hoje sou totalmente diferente hoje sei como vencer as situações difíceis, mas tudo começou com um querer mudar , eu quis mudar do contrario ainda estava perdida sem encontrar uma porta.
Bjs
Carla Scheonrock
Orlanda
Novembro 23, 2012 às 9:19
Muito forte essa mensagem, tenho aprendido a depender de Deus e de mim mesma. Eu não posso me comparar com outra pessoa, apesar que no passado me comparava querendo ser como alguém. Ser eu mesma me faz ser feliz e agradável da Deus, até porque se deixar Deus para trás não estarei a dar crença para o Senhor, essa mensagem faz-nos reflectir para mudança.
Bárbara Soares
Novembro 23, 2012 às 7:57
Muito interesante, é só a gente parar para pensar o quanto estamos sendo “bobas” quando nos fazemos comparações e deixamos o sentimentos de inferioridades dominar-nos , nas depende de mim mudar e aprender a cada dia para a valorizar a minha auto-estima sendo dependente somente do Criador.