Comparação e o Medo
- 21
- Nov
- 2012
Sabe aquela pessoa que você aprecia muito? Ela está muito acima de si – mediante a sua conclusão espiritual – ou é mais talentosa!
Sabe… Quando se sente pequena demais, a ponto de não ser tão natural como gostaria de ser?
Sabe… Quando esta pessoa, que admira tanto, lhe dá responsabilidades ou algo para ser feito perante ela… Você acovarda-se… Dá-lhe um “branco”, a ponto de mostrar fraqueza, mesmo sabendo que poderia fazer?
Sabe… Mesmo amando tanto e se comparando com esta pessoa, você acaba por promover uma distância, como uma maneira mais fácil de lidar com a sua insegurança?
Engraçado… Você ama, mas distancia-se.
É surpreendente… Você aprecia, mas ignora.
É doloroso… Porque ama, mas rejeita.
E sabe porquê?
Surgem as sorrateiras invejas, que, sem perceber, carregam mais e mais sentimentos que a afastam. E, com um sentimento, vai emendando outro… Orgulho e Egoísmo.
E não parece por mal… Porque o faz, para se proteger contra aquela insistente insegurança e baixa auto-estima, no momento em que está próxima.
É engraçado… Parece que de longe é mais aceitável. De perto, é insuportável a guerra que trava dentro de si própria.
Porquê? Porque sinto isto?
O maior problema é depender de alguém. E a comparação faz-lhe isso. Fica dependente da aprovação da pessoa que tanto aprecia.
É como se invalidasse a sua personalidade – como uma capa – e a lançasse fora. É como se desprezasse a sua crença; a sua fé em Deus, para se basear inteiramente naquela pessoa que lhe traz direção e segurança.
É como sentir… Que a segurança é trazida pela afirmação daquela pessoa – que ama e aprecia – e Deus ficasse ali… de lado.
É realmente isso que acontece: Naquele momento de comparação…
Deus, a sua fé, a sua confiança, são lançados no lixo, para que outra possa conduzi-la.
Que horror! É horrível “trocar as bolas”!
Mas isso acontece porque estamos a sentir, e não na fé.
A fé faz-nos vigiar. O sentimento faz-nos comparar e esperar pelos demais.
Amiga leitora, eu tenho a mais absoluta certeza que se enquadra aqui, em uma ou outra situação. Mas eu quero pedir-lhe um favor…
PARE de se COMPARAR!
Seja você mesma! E não se lance fora…
Aceite quem você é, e prepare-se para a mudança, porque ninguém alcança grandes conquistas, sem desafios de mudança e aprendizagem.
Eu venci essas terríveis comparações. Hoje o que me resta é aprender a melhorar e não me intimidar para mostrar quem eu sou.
NÃO DEPENDA…
É outra coisa que te faz fraca e sentimental. Quando você aprende, motiva a sua auto-estima e traz à existência o espírito que foi criado em si: O Espírito da Criação.
Marcele Cassús
Novembro 23, 2012 às 7:57
Interessante que um tempo atrás Deus falou isso comigo que eu não posso ficar me comparando a ninguém, pois quando faço isso o diabo se aproveita para bombardear os sentimentos dele de: inferioridade, complexo, inveja, ciúme e etc e com isso nossa comunhão com Deus fica atrofiada, podemos até admirar alguém mas nunca nos comparar pois somos diferentes.
luciana jc
Novembro 23, 2012 às 1:01
SÃO PALAVRAS,QUE DE FATO EDIFICA A MINHA FE
Rossana Assaiante
Novembro 22, 2012 às 22:22
Na minha opiniao, sò consegue nao se comparar a alguém a pessoa que conhece claramente a vontade de Deus para sua vida, pois é este conhecimento que dà um senso à nossa vida. E para nunca cair nas tentaçoes da comparaçao, nao podemos deixar morrer a voz de Deus dentro de nòs, e isto através do exercicio da obediencia diaria a Ele. Obrigada e boa noite!
givanilde Silveira
Novembro 22, 2012 às 15:57
Se eu não me valorizar,será mais difici para o Espirito Santo trabalhar em mim. Não tenho que ficar esperando que os outros me valorizem. Mas viver para mim tem sido um acumúlo de experiências, porque Deus permiti que eu passe por momentos nos quais,eu lhe dou acesso para Ele me moldar, e com isso venho adquirindo maturidade espiritual.
Carleide Lima - Sobradinho - DF
Novembro 22, 2012 às 14:38
Bom dia, dona Vivi!
Gosto muito dos seus posts, eles sempre acrecentam mais e mais. Não devemos nos comparara c/ ninguém, pois ninguém é melhor do que nós. DEUS nos fez a Sua imagem e semelhança e para ELE somos perfeitas, basta que nos entreguemos a ELE 100%.
Anderli Souza
Novembro 22, 2012 às 8:10
Nao tem nada pior do que ficar na dependencia de outra pessoa, è justamente isso que sentimos medos inseguraças, tristeza tambem, e no fundo, no fundo uma revolta, porque revolta, porque sabemos que tem um Deus vivo mas estamos ali sendo esvravizadas pelo um sentimento de inferioridade, pensando que so aquela pessoa a qual dependemos pode fazer algo por voce naquele momento que voce mais precisa, essa è a revolta, falo assim porque ja cai muitas vezes na burrice (desculpe a expressao mas fico revoltada so em pensar.) de ficar esperendo que determinada pessoa pudesse fazel tal coisa por mim, que no final acobou por nao fazer nada. Mas quando eu coloquei essa minha revolta em pratica, passei a depender da minha fe em Deus, o Qual diz que TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE, passei a vencer tudo isso na minha vida, hoje ando pela fe como diz a palavra de Deus que o meu jjusto viverà pela sua fe.Sou feliz e realizada em tudo que faço, porque vivo na dependencia do meu Deus.