Comparação e o Medo

Viviane Freitas

  • 21
  • Nov
  • 2012

Comparação e o Medo

  • 21
  • Nov
  • 2012

Sabe aquela pessoa que você aprecia muito? Ela está muito acima de si – mediante a sua conclusão espiritual – ou é mais talentosa!

Sabe… Quando se sente pequena demais, a ponto de não ser tão natural como gostaria de ser?

Sabe… Quando esta pessoa, que admira tanto, lhe dá responsabilidades ou algo para ser feito perante ela… Você acovarda-se… Dá-lhe um “branco”, a ponto de mostrar fraqueza, mesmo sabendo que poderia fazer?

Sabe… Mesmo amando tanto e se comparando com esta pessoa, você acaba por promover uma distância, como uma maneira mais fácil de lidar com a sua insegurança?

Engraçado… Você ama, mas distancia-se.
É surpreendente… Você aprecia, mas ignora.
É doloroso… Porque ama, mas rejeita.

E sabe porquê?

Surgem as sorrateiras invejas, que, sem perceber, carregam mais e mais sentimentos que a afastam. E, com um sentimento, vai emendando outro… Orgulho e Egoísmo.

E não parece por mal… Porque o faz, para se proteger contra aquela insistente insegurança e baixa auto-estima, no momento em que está próxima.

É engraçado… Parece que de longe é mais aceitável. De perto, é insuportável a guerra que trava dentro de si própria.

Porquê? Porque sinto isto?

O maior problema é depender de alguém. E a comparação faz-lhe isso. Fica dependente da aprovação da pessoa que tanto aprecia.

É como se invalidasse a sua personalidade – como uma capa – e a lançasse fora. É como se desprezasse a sua crença; a sua fé em Deus, para se basear inteiramente naquela pessoa que lhe traz direção e segurança.

É como sentir… Que a segurança é trazida pela afirmação daquela pessoa – que ama e aprecia – e Deus ficasse ali… de lado.

É realmente isso que acontece: Naquele momento de comparação…
Deus, a sua fé, a sua confiança, são lançados no lixo, para que outra possa conduzi-la.

Que horror! É horrível “trocar as bolas”!
Mas isso acontece porque estamos a sentir, e não na fé.

A fé faz-nos vigiar. O sentimento faz-nos comparar e esperar pelos demais.

Amiga leitora, eu tenho a mais absoluta certeza que se enquadra aqui, em uma ou outra situação. Mas eu quero pedir-lhe um favor…

PARE de se COMPARAR!

Seja você mesma! E não se lance fora…

Aceite quem você é, e prepare-se para a mudança, porque ninguém alcança grandes conquistas, sem desafios de mudança e aprendizagem.

Eu venci essas terríveis comparações. Hoje o que me resta é aprender a melhorar e não me intimidar para mostrar quem eu sou.

NÃO DEPENDA…

É outra coisa que te faz fraca e sentimental. Quando você aprende, motiva a sua auto-estima e traz à existência o espírito que foi criado em si: O Espírito da Criação.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

83 comentários

  1. Gracias señora es algo que me ayudo mucho.

    Ver mais
  2. Muito forte essa revelação, quantas das vezes nos sentimos dessa forma, justamente porque deixamos de usar a fé e acreditar em nós mesmas para vivermos pelos sentimentos que nos aprisiona e nos retraí, Deus nos fez livre, não devemos nos aprisionar!

    Ver mais
  3. Verdade dona Viviane. Eu já passei por essa situaçao, em que sentia inveja por outra pessoa por ela ter mais do que eu e passava o tempo todo me comparando com ela. Quer dizer eu nao me comparava com a palavra de Deus e isso fazia dentro de mim ser uma pessoa pobre e nao percebia que tinha valor. O unico jeito de arrancar esse sentimento de inveja e de me comparar com os outros foi confessando diante da pessoa que tinha inveja tudo o que estava sentindo. Isso me libertou na hora! As pessoa, por vezes, nao sabem o poder que o confessar tem.

    Que Deus abençoe a senhora!

    Ver mais
  4. Bom dia Viviane, a verdade é que Deus nos permite passar por desafios, justamente, para que eu possa provar, para Ele e para mim que sou capaz…Claro que é inevitável agente acaba se espelhando em alguém, e se eu começar á me comparar, a tendência é me sentir inferior , incapaz, por isso, Deus fez, o ser humano perfeito, a cabeça está acima do coração, justamente, para eu usar a inteligência e não o sentimento, é uma guerra travada todos os dias… que eu tenho que vencer! E me espelhar somente Nele, dando espaço para Ele falar e me mostrar, tudo o que tenho que mudar!
    Luciana Cordeiro

    Ver mais
  5. É verdade! Tenho que aceitar quem eu sou, e começar a trabalhar em mim os meus erros para a minha mudança, pois se comparar e se inferiorizar, e é que eu tenho aprendido isso, deixar de se inferiorizar.

    Ver mais
  6. Obrigada dona Vivi, por escrever coisas tão simples e ao mesmo tempo tão verdadeiras e profundas, capazes de moldar nosso interior e nos fazer repensar nossas atitudes!!!

    Ver mais
1 10 11 12 13 14