Como Posso Me Valorizar?
- 7
- Nov
- 2012
Sabemos, e ouvimos conselhos, de acordo com os quais nos devemos valorizar. Mas a pergunta é: Como posso valorizar a mim mesma? Qual é o caminho? O que devo fazer em relação a isso?
Vou fazer algumas perguntas para que pense e, assim, com a sua própria inteligência, possa responder:
O que acha que sucede quando guarda mágoa? O que a torna?
Pesada, não é?
E as palavras revelam o que preenche o seu coração: Os comentários agridem o seu bem-estar, fazem-na ser amargurada, iracunda; murmurar por tudo e por nada. E a vida que você tem diante de si, a sua idade, o tempo… fazem-na ficar presa ao passado. Ao invés de superar, carrega no seu interior o passado acusador, horroroso e destrutivo.
Eu sei que, na verdade, os seus comentários são apenas para aliviar a dor agonizante em que se encontra. Desabafa …. porque não consegue resolver o seu próprio tormento.
Isso a aterroriza e ameaça a sua estabilidade. Traz dúvidas, insegurança e maus olhos.
Quando o Senhor Jesus diz para perdoarmos aos nossos devedores é porque Ele nos valoriza.
A forma de se valorizar é combater os sentimentos que a induzem a inferiorizar-se ou a comparar-se.
Quando perdoa… faz o bem a si mesma. O resultado é fantástico! Fica leve e independente de quaisquer circunstâncias; fica em outro patamar… Sem se chatear, sem murmurar, sem ser um peso para si e para os outros.
Fica imune aos problemas e a sua visão amplifica-se para desenvolver.
Torna-se madura, capaz de superar outras adversidades, porque vence o seu inimigo número 1, que são os sentimentos dominantes.
Este é apenas um… dos segredos para se valorizar.
Valquiria
Novembro 7, 2012 às 21:39
Olá Vivi,
Quando guardamos um sentimento, seja magoa, ressentimento, paixão, medo… ele nos atrapalha de seguir em frente, nos fazendo olhar sempre o que fez ele nascer.
Eu já tive a experiência de ficar presa a sentimentos, e por como consequência, vivia presa no mundinho deles, sem coragem de coloca-lo para fora por medo de me expor. E assim fui me excluindo, escrava daqueles sentimentos. Pensava que todos eram melhor que eu, e sempre que aparecia uma oportunidade não me achava capaz.
Mas o dia que resolvi colocar tudo que guardada para fora, me vi livre, nada me impedia de viver a fé, de seguir em frente.
E, assim, agradar a Deus e viver em comunhão com Deus.
Hoje conheço meu valor, e o quanto sou preciosa.
Beijinhos
Rossana Assaiante
Novembro 7, 2012 às 20:45
Muito legal esta visao de que o perdao tem a ver com o valor que dou a mim mesma. ‘As vezes damos importancia a tantas outras coisas banais pensando que desta forma estamos nos valorizando, sendo que o verdadeiro segredo està dentro de nòs. E Deus ainda nos deu também o termometro para sabermos se realmente estamos perdoando ou somente nos enganando, que sao as nossas palavras e sentimentos. A partir deste segredo revelado a unica coisa que devo fazer é analisar o que estou falando, pensando e como estou reagindo com as outras pessoas. E assim descobrirei se o que trago dentro de mim é o alivio do perdao ou o peso da incompreensao para com os demais. Muito obrigada D. Vivi!
Cidália Santos
Novembro 7, 2012 às 19:36
Boa tarde
Há muito tempo atrás, eu guardei mágoapor demasiado tempo e essa mágoa me desvalorizou física e espiritualmente. Ela martelava na minha cabeça todos os dias, me deixando prostrada e enfraquecida.
No dia em que consegui perdoar e livrar-me desse sentimento,ah como foi bom a sensação de liberdade!
Passei a me sentir outra pessoa, sem estar escrava dos meus sentimentos, sem me sentir acusada de nada.
Beijinhos
rosana manuel
Novembro 7, 2012 às 19:14
Olá Vivi!
A solução dos nossos problemas resume – se a 7 letras, fundamentais! P-E-R–D-O-A-R! Muito forte! Tenho que perdoar e também perdoar a mim mesma!
Bjs
Adriana Coutinho
Novembro 7, 2012 às 18:54
Boa noite.
Bom, essa mensagem caiu como uma luva e só veio a confirmar o que eu conversei esses dias com uma jovem senhora, pois eu falei para ela que primeiro ela tinha que se valorizar, pra depois ser valorizada por alguém. A mágoa, faz com que a pessoa fique pesada, ela não ajuda em nada, quem a possui, tem uma vida triste porque está lhe faltando algo, é como uma doença dentro de si mesma, quem tem a mágoa e não luta para arrancala de dentro de si está causando um grande mau a si própria, e quando causamos um mau a nós mesma estamos deixando de nos valorizar.
Susana Pereira
Novembro 7, 2012 às 18:29
Concordo plenamente, devemos nos valorizar sim enquanto há tempo, enquanto estamos vivas. Aproveitar tudo de bom que Deus nos dá nesta vida e assim viver justamente diante d’Ele. Se não nos valorizarmos não podemos esperar que os outros nos valorizem.
Bjs e obrigado…