A vida de Jacó – 10º dia

Viviane Freitas

  • 4
  • Jul
  • 2013

A vida de Jacó – 10º dia

  • 4
  • Jul
  • 2013

Olá a todos. Continuando a falar sobre a vida de Jacó, hoje já é o 10º Dia, e o seu comentário é muito importante, sobretudo para que se avalie.
Gostaria que tirasse proveito de cada mensagem, para que reflita, e não apenas refira a história, sobre a qual meditamos.

“Disse Rebeca a Isaque: Aborrecida estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar esposa dentre as filhas de Hete, tais como estas, as filhas desta terra, de que me servirá a vida?” (Gn.27:46)

10º Dia – Resolver problemas

Entendo exatamente Rebeca, no sentido de querer evitar que Jacó casasse com as filhas de Hete, pois Esaú já era casado com duas mulheres desse povo, o que se tornara uma amargura para os seus pais.
Então, como Rebeca vivia de circunstâncias, se Jacó casasse com uma dessas mulheres, para ela, a sua vida acabaria.

Tudo na vida de Rebeca tinha a influência do exterior, e as suas atitudes refletiam-se na resolução dos problemas por ela própria. Recorre ao engano, ao marido, mas não a vemos a falar com Deus e a recorrer a Ele.

Como muitas pessoas, hoje, assistem a testemunhos, dos quais não tiram proveito e continuam a reagir de uma forma emotiva. Ao invés de resolver o problema do seu interior, com Deus, reagem na emoção. Batem palmas, mas não dizem: “Agora é a minha vez!; A minha oportunidade de sacrificar, subir ao altar e falar das maravilhas que Deus fez na minha vida.”

Não condeno Rebeca, porque não sou perfeita, mas vejo um erro gravíssimo, o qual temos de avaliar, pois somos mulheres e, por isso, dadas a sentimentos. Não é porque somos de Deus e da fé, que não sentimos, mas por aqui se revela o nosso temor e entrega; faz-se a separação, de quem é quem.

Às vezes, criamos uma “tempestade” por causa de um problema, mas não adianta! O que vai resolver é que faça uso do mesmo para materializar a sua fé; a sua crença.

Exercite a fé nesse Deus pelo Qual vai à Igreja e ouve a Palavra. É para exterminar o problema, e não para ficar desesperada, desacreditada, ou, sequer, levá-lo adiante, para outra pessoa sentir por si; ficar na dependência que alguém o resolva em seu lugar.

Rebeca, Esaú, Jacó, estavam dentro da Igreja e tiveram o exemplo de Abrão e Isaque. Eles tinham conhecimento de quem era Deus através do exemplo dos patriarcas, mas só houve uma transformação, quando Jacó quis a prática do que ouvira, na sua própria vida.

E você, dentro da Igreja, deve usar a fé racional, pois a consciência não resolve o problema, mas sim a prática. Quando a pessoa sacrifica para o Deus vivo, e não em prol dos seus instintos, torna-se a própria bênção.

Jacó foi sacrificado pelas suas atitudes, pois quis fazer à sua maneira, e Rebeca também. Cada um de nós, ou seremos sacrificados, ou sacrificaremos para Deus. A escolha é nossa!

Ficamos por aqui, e amanhã estaremos de volta, falando sobre a vida de Jacó.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

58 comentários

  1. “Jacó foi sacrificado pelas suas atitudes, pois quis fazer à sua maneira”
    O problema é esse… Fazer no automático, do nosso jeito…
    Enquanto não entendermos que é do jeito de Deus, nada vai mudar. Essa é a realidade.
    Que palavra abençoada!

    Ver mais
  2. Verdade. De todos os post’s até aqui pude tirar muito proveito. Existe uma voz forte falando dentro de mim que agora é minha vez! Terei um novo legado; uma nova história; um novo nome… Assim como Jacó… ??

    Ver mais
  3. Olá!
    D. Viviane
    Rosy de Lins
    São Luís MA Brasil

    Os problemas que enfrento não serão resolvidos com emoção. Conversando com outras pessoas. Mas quando uso a fé racional baseado na palavra de Deus.

    Ver mais
  4. Olá dona Vivi tudo bem? Rs
    Podemos perceber o quanto Rebeca queria que Jacó tomasse posse da promessa de Deus na sua vida sabendo disto desde a sua gestação, porém o que ela não soube foi prepara-lo espiritualmente e ver que esta promessa não era apenas uma erança de pai pra filho mais muito mais do que isso vinha do próprio Deus que ele teria que nascer de Deus não passar por cima de tudo provocando o ódio no irmão e tristeza no seu pai Isaque verdade é que tanto Rebeca como o proprio Jacó não deve ter tido uma mâe espiritual como nós temos nos dias de hoje as esposas para nos orientar , a impressão que temos é que Rebeca não tinha nenhuma mãe nascida de Deus como referência da forma que nós temos nos dias de hoje ,que somos ensinadas a orientar e orar pelos nossos filhos para que eles não só creiam nas promessas de Deus mais que lutem para conquistar esta herança que está estendido a todos que crerem.

    Ver mais
1 8 9 10