17º Dia: Como devo pensar?

Viviane Freitas

  • 6
  • Out
  • 2015

17º Dia : Como devo pensar?

  • 6
  • Out
  • 2015

Olá a todos os internautas!

Já é o 17º Dia do Jejum e tem sido glorioso! Sabe porque tem sido assim para mim? Porque estou a ler os vossos comentários e sinto-me “juntinha”, próxima a si, quando participa aqui do Blog. E também fico a pensar nas coisas de Deus, não há coisa melhor! A nossa fé fica viva, deixa de ser fraca ou dominada pelas dúvidas, medos e inseguranças; ficamos definidas! Há uma mudança no nosso jeito, no nosso proceder, nos nossos pensamentos.

Aproveito para falar sobre o pensamento e o tema do post de hoje é: “Como devo pensar?”

Ontem falámos sobre o pensamento vil, e o que anda a pensar?

Acompanhe comigo no livro de Filipenses, capítulo 4, versículo 8:

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” (Filipenses 4:8-9)

Tenho muito para dizer aqui! Inclusive, enquanto eu estava a ler este versículo, parece que ouvia a voz da minha mãe a falar comigo. Ela é tão linda!

No livro de Filipenses, vamos refletir sobre o pensamento. “O que devo pensar?”

Primeiro quero expôr uma situação que você vive… Estava a ler um dos comentários do Blog, não sei qual foi o dia, mas foi há pouco tempo atrás… Uma pessoa disse que estava desesperada por causa da vida económica, está neste Jejum mas não sabe o que fazer, porque tem muitas dívidas e pensa como será o dia seguinte. Quando eu li, deu-me um aperto no peito, até fui dormir a pensar naquilo, doeu! Como leio vários comentários tenho vontade de falar com várias pessoas ao mesmo tempo, só que tenho que fazer tempo para falar com cada uma, e assim não dá… Mas aproveitando esta oportunidade, gostaria de informar a quem está a passar por uma situação muito delicada, difícil, citou da crise que está no mundo inteiro e os seus pensamentos são de medo. Pensa no medo, naquilo que está a viver, na situação e, obviamente, quando pensamos num problema vem a tristeza, que não é “amiga” da fé. É o oposto, o sentimento é inimigo da fé.

Como que nós temos que viver no Espírito? De acordo com o versículo, o que é verdadeiro? É a Palavra de Deus! A dúvida é uma mentira, porque está a duvidar daquilo que está escrito na Palavra de Deus. O medo! Quando eu tenho medo, estou a duvidar que Deus fará aquilo que eu não posso fazer. De há uns dias a esta parte, tenho pensado assim… Mediante uma situação que estava a viver, sempre citava aquele problema: “Olha, isto é por causa disso e isso, isso…”; “Não tem que entender, por causa disso e isso…” como se estivesse a alimentar, e realmente eu estava! Estava a alimentar uma dúvida, um medo, uma mentira do diabo! Porque a Palavra de Deus é a verdadeira, e se eu crer, o problema deixa de ter força e você vai sair desse caos. Como por exemplo, essa senhora que está com um problema económico terrível, o mesmo está a dificultar que ela pense e se lance neste Jejum. O diabo gosta de tirar as nossas forças mostrando os problemas, e quando olha para eles, sente o problema.

Vamos olhar para a Palavra de Deus que é verdadeira! As palavras do diabo: “Mas e a dívida?”; “E o problema que estou a viver?” O problema e dívida, eu vou resolvê-los! E questiona-me: “Como?” Eu vou usar a minha fé! “Meu Deus quero que o Senhor me inspire; não vou tirar a minha meta, o meu objetivo de ser Um contigo! Porque se estou com um problema económico e não enxergo a solução para resolver o problema, é porque estou a viver na carne, a sentir; estou com medo, estou preocupada e isso não pode acontecer!” Isso não é viver na fé, e Deus não atende às minhas orações, e é verdade, porque fica com medo, preocupada Ele não atende à nossa oração, pois esse tipo de orações Ele não escuta… Não ouve os seus sentimentos, mas sim a fé! Ouve tanto o Bispo Macedo a falar sobre isso…

Pense no que é verdadeiro. E o que é isso? É a Palavra de Deus, nada é mais verdadeiro do que a mesma. Qual é a sua situação? É medrosa, tímida, tem traumas… então vamos fazer o seguinte, qual é a maneira de pensar? Eu vou ver qual a minha situação e eu vou resolvê-la! Não é também esconder a verdade, mas assumir: “Estou com um problema económico, então como é que vou resolvê-lo?”
E questiona-me: “Meu Deus eu já fiz de tudo, já participei de campanhas, já fiz votos, não sei o que fazer…”

Minha amiga internauta, se participou de um voto, fez um sacrifício em relação a isso, porque duvida? O que está a contaminar a sua fé? Pois quando fazemos tudo, não há insegurança, Mas quando não fazemos tudo, sempre existe aquela dúvida: “Será que foi o meu melhor? Não sei o que é que eu faço…” É ou não é? Existe a dúvida.
Pense naquilo que é verdadeiro, nos factos que tem vivido e olhe para aquilo que é Palavra de Deus. “Qual é o meu facto? O que estou a viver agora? O que é verdadeiro na minha Bíblia? Quem estou a ser? Medrosa, a duvidar, cheia de medo, seja o que for! Qual é o meu caso agora? Vou olhar para a Palavra de Deus! Eu tenho apresentado isto, mas quero aquilo que está escrito. É isso em que eu tenho que pensar! Vou pensar na Palavra de Deus!”

“…tudo o que é respeitável…”

Se alimenta algum pensamento que não é de respeito, “chinga” na sua mente, fala mal, condena a outra pessoa. Isso não é respeitável. Tem que remover esse pensamento!

“…tudo o que é justo…”

Veja só: Verdadeiro, respeitável e justo! Quando faço um balanço de quem “eu sou” e do problema, e penso de forma Inteligente, com uma fé inteligente, eu faço esse balanço e olho para o que é verdadeiro, respeitável e justo.

O que estou a fazer que é injusto? O que faço que não revela respeito e o que faço que não é verdadeiro; que me faz esquecer da minha verdade? O que é puro? O que faço que não é amável? O que representa, tudo o que é de boa fama?

Talvez tenha fama de uma pessoa sentimental, que vive a chorar, à qual ninguém pode dizer nada, que se sensibiliza; se há um problema, todas as pessoas devem tomar cuidado ao falar consigo, pois a sua fama é de desespero, de gritar, “espernear”, de receber uma notícia e ficar alterada. A sua fama é de nervosa, de uma pessoa tímida… não sei! Olhe para a situação que está a viver, e compare com aquilo que você tem que ser.

Não estou aqui a dizer -lhe para que olhe para o problema e se culpe. Como uma menina me abordou e disse: “Eu não sinto necessidade do Espírito Santo, eu não tenho essa sede.” E eu disse-lhe: “Então você vai cuidar de si. Ouça os áudios novamente dos 21 Dias, comece tudo de novo e vá devagarinho. Esteja atenta a si própria…”

Amiga internauta, você tem que comparar o seu pensamento, que fala do seu ser e do seu coração. Lembra-se que o coração também tem pensamentos? Então procure ver, de acordo com o que pensa e pela forma como está a agir com as demais pessoas, porque a sua fama tem a ver com os seus relacionamentos.

“…se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

Se alguém tem um mau comportamento, testemunho, eu tenho que guardar a minha vida e observar o que é justo. Tirar proveito daquele mau testemunho ocupando o meu pensamento com o seguinte: “Eu tenho que ter cuidado com isto, pois ela caiu desta forma… tenho que ser amável, pois ele/ela não observava isto, etc.” Quer dizer, eu tenho de olhar para os problemas e os maus testemunhos de forma que eu vigie o meu próprio proceder.

Se há algo degradante, como uma preocupação… Por exemplo, no momento em que eu li aquele comentário, eu pensei: “Meu Deus, como eu gostaria de dar resposta a vários internautas… Eles falam comigo e eu não consigo responder-lhes.” Porque às vezes escrever não é suficiente. Eu quero falar, quero expressar… Inclusive comentei com o meu marido a respeito do mesmo.

Pensei: “Deus vai dar prover!” Os áudios têm-lhe dado respostas. Ouça direitinho. Este áudio, por exemplo, está a dar respostas a muitas coisas que está a viver.

Há uma outra questão: Quando se acusa, se compara, quer dizer que o seu pensamento não é o certo.

“O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.”

O que eu aprendi, recebi, ouvi e vi, eu tenho que praticar! Não posso ter conhecimento apenas e falar. Eu tenho que praticar! “E o Deus da paz será convosco…”. Está a ver? A dúvida, o medo, a inconstância, a insegurança, a timidez, esses conflitos e traumas, tudo isso vai virar “nada”, pois você aceita aprender, receber, ouvir e ver o que Deus faz e como Ele é, e você pratica. Então, minha amiga, vai ter paz e não a insegurança, medo e tristeza guardados dentro de si.

Faça o seu comentário, pois gostaria de saber um pouco de si. Você que nunca escreveu, participe aqui connosco. Eu quero ler!

Até amanhã. Aqui estaremos de volta.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

236 comentários

  1. Olá dona, esse áudio me ajudou a enxergar o que eu carrego em mim, estava agora pouco me acusando, me culpando, mas quando ouvi o áudio vi que eu posso mudar minha forma de pensar e absorver o que é verdadeiro
    Deus abençoe a todos

    Ver mais
  2. Devemos pensar em tudo o que é de Deus como louvores ou em um versículo da bíblia ou até mesmo em bons momentos que vivemos nunca devemos nós entregar para pensamentos maus devemos resistir é ser forte.

    Ver mais
  3. Olá Dona Vivi!

    Me identifiquei com esse post. Na parte que fala que a Palavra de Deus é a verdade e o que o diabo fala é a mentira, me lembro que fui em uma reunião onde o bispo falava sobre dúvidas, e eu escolho dar ouvidos a Palavra de Deus que é a verdade.Inclusive, tenho sido bombardeada por dúvidas, mas Deus tem me ajudado a vencer. Também vi com seu exemplo, o modo de pensar que alimenta a dúvida e isso é um exemplo pra mim.
    Gostei da parte que diz que estamos aprendendo e aceitando, praticando e assim toda dúvida e coisas ruins do nosso interior vão virar nada.Tenho aprendido algumas coisas que estão me ajudando a limpar meu interior de coisas assim.
    Deus abençõe e um abraço carinhoso!

    Ver mais
  4. Muito bom esse post, devemos pensar de acordo com a palavra de Deus…

    Ver mais
1 37 38 39