17º Dia: Como devo pensar?

Viviane Freitas

  • 6
  • Out
  • 2015

17º Dia : Como devo pensar?

  • 6
  • Out
  • 2015

Olá a todos os internautas!

Já é o 17º Dia do Jejum e tem sido glorioso! Sabe porque tem sido assim para mim? Porque estou a ler os vossos comentários e sinto-me “juntinha”, próxima a si, quando participa aqui do Blog. E também fico a pensar nas coisas de Deus, não há coisa melhor! A nossa fé fica viva, deixa de ser fraca ou dominada pelas dúvidas, medos e inseguranças; ficamos definidas! Há uma mudança no nosso jeito, no nosso proceder, nos nossos pensamentos.

Aproveito para falar sobre o pensamento e o tema do post de hoje é: “Como devo pensar?”

Ontem falámos sobre o pensamento vil, e o que anda a pensar?

Acompanhe comigo no livro de Filipenses, capítulo 4, versículo 8:

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” (Filipenses 4:8-9)

Tenho muito para dizer aqui! Inclusive, enquanto eu estava a ler este versículo, parece que ouvia a voz da minha mãe a falar comigo. Ela é tão linda!

No livro de Filipenses, vamos refletir sobre o pensamento. “O que devo pensar?”

Primeiro quero expôr uma situação que você vive… Estava a ler um dos comentários do Blog, não sei qual foi o dia, mas foi há pouco tempo atrás… Uma pessoa disse que estava desesperada por causa da vida económica, está neste Jejum mas não sabe o que fazer, porque tem muitas dívidas e pensa como será o dia seguinte. Quando eu li, deu-me um aperto no peito, até fui dormir a pensar naquilo, doeu! Como leio vários comentários tenho vontade de falar com várias pessoas ao mesmo tempo, só que tenho que fazer tempo para falar com cada uma, e assim não dá… Mas aproveitando esta oportunidade, gostaria de informar a quem está a passar por uma situação muito delicada, difícil, citou da crise que está no mundo inteiro e os seus pensamentos são de medo. Pensa no medo, naquilo que está a viver, na situação e, obviamente, quando pensamos num problema vem a tristeza, que não é “amiga” da fé. É o oposto, o sentimento é inimigo da fé.

Como que nós temos que viver no Espírito? De acordo com o versículo, o que é verdadeiro? É a Palavra de Deus! A dúvida é uma mentira, porque está a duvidar daquilo que está escrito na Palavra de Deus. O medo! Quando eu tenho medo, estou a duvidar que Deus fará aquilo que eu não posso fazer. De há uns dias a esta parte, tenho pensado assim… Mediante uma situação que estava a viver, sempre citava aquele problema: “Olha, isto é por causa disso e isso, isso…”; “Não tem que entender, por causa disso e isso…” como se estivesse a alimentar, e realmente eu estava! Estava a alimentar uma dúvida, um medo, uma mentira do diabo! Porque a Palavra de Deus é a verdadeira, e se eu crer, o problema deixa de ter força e você vai sair desse caos. Como por exemplo, essa senhora que está com um problema económico terrível, o mesmo está a dificultar que ela pense e se lance neste Jejum. O diabo gosta de tirar as nossas forças mostrando os problemas, e quando olha para eles, sente o problema.

Vamos olhar para a Palavra de Deus que é verdadeira! As palavras do diabo: “Mas e a dívida?”; “E o problema que estou a viver?” O problema e dívida, eu vou resolvê-los! E questiona-me: “Como?” Eu vou usar a minha fé! “Meu Deus quero que o Senhor me inspire; não vou tirar a minha meta, o meu objetivo de ser Um contigo! Porque se estou com um problema económico e não enxergo a solução para resolver o problema, é porque estou a viver na carne, a sentir; estou com medo, estou preocupada e isso não pode acontecer!” Isso não é viver na fé, e Deus não atende às minhas orações, e é verdade, porque fica com medo, preocupada Ele não atende à nossa oração, pois esse tipo de orações Ele não escuta… Não ouve os seus sentimentos, mas sim a fé! Ouve tanto o Bispo Macedo a falar sobre isso…

Pense no que é verdadeiro. E o que é isso? É a Palavra de Deus, nada é mais verdadeiro do que a mesma. Qual é a sua situação? É medrosa, tímida, tem traumas… então vamos fazer o seguinte, qual é a maneira de pensar? Eu vou ver qual a minha situação e eu vou resolvê-la! Não é também esconder a verdade, mas assumir: “Estou com um problema económico, então como é que vou resolvê-lo?”
E questiona-me: “Meu Deus eu já fiz de tudo, já participei de campanhas, já fiz votos, não sei o que fazer…”

Minha amiga internauta, se participou de um voto, fez um sacrifício em relação a isso, porque duvida? O que está a contaminar a sua fé? Pois quando fazemos tudo, não há insegurança, Mas quando não fazemos tudo, sempre existe aquela dúvida: “Será que foi o meu melhor? Não sei o que é que eu faço…” É ou não é? Existe a dúvida.
Pense naquilo que é verdadeiro, nos factos que tem vivido e olhe para aquilo que é Palavra de Deus. “Qual é o meu facto? O que estou a viver agora? O que é verdadeiro na minha Bíblia? Quem estou a ser? Medrosa, a duvidar, cheia de medo, seja o que for! Qual é o meu caso agora? Vou olhar para a Palavra de Deus! Eu tenho apresentado isto, mas quero aquilo que está escrito. É isso em que eu tenho que pensar! Vou pensar na Palavra de Deus!”

“…tudo o que é respeitável…”

Se alimenta algum pensamento que não é de respeito, “chinga” na sua mente, fala mal, condena a outra pessoa. Isso não é respeitável. Tem que remover esse pensamento!

“…tudo o que é justo…”

Veja só: Verdadeiro, respeitável e justo! Quando faço um balanço de quem “eu sou” e do problema, e penso de forma Inteligente, com uma fé inteligente, eu faço esse balanço e olho para o que é verdadeiro, respeitável e justo.

O que estou a fazer que é injusto? O que faço que não revela respeito e o que faço que não é verdadeiro; que me faz esquecer da minha verdade? O que é puro? O que faço que não é amável? O que representa, tudo o que é de boa fama?

Talvez tenha fama de uma pessoa sentimental, que vive a chorar, à qual ninguém pode dizer nada, que se sensibiliza; se há um problema, todas as pessoas devem tomar cuidado ao falar consigo, pois a sua fama é de desespero, de gritar, “espernear”, de receber uma notícia e ficar alterada. A sua fama é de nervosa, de uma pessoa tímida… não sei! Olhe para a situação que está a viver, e compare com aquilo que você tem que ser.

Não estou aqui a dizer -lhe para que olhe para o problema e se culpe. Como uma menina me abordou e disse: “Eu não sinto necessidade do Espírito Santo, eu não tenho essa sede.” E eu disse-lhe: “Então você vai cuidar de si. Ouça os áudios novamente dos 21 Dias, comece tudo de novo e vá devagarinho. Esteja atenta a si própria…”

Amiga internauta, você tem que comparar o seu pensamento, que fala do seu ser e do seu coração. Lembra-se que o coração também tem pensamentos? Então procure ver, de acordo com o que pensa e pela forma como está a agir com as demais pessoas, porque a sua fama tem a ver com os seus relacionamentos.

“…se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

Se alguém tem um mau comportamento, testemunho, eu tenho que guardar a minha vida e observar o que é justo. Tirar proveito daquele mau testemunho ocupando o meu pensamento com o seguinte: “Eu tenho que ter cuidado com isto, pois ela caiu desta forma… tenho que ser amável, pois ele/ela não observava isto, etc.” Quer dizer, eu tenho de olhar para os problemas e os maus testemunhos de forma que eu vigie o meu próprio proceder.

Se há algo degradante, como uma preocupação… Por exemplo, no momento em que eu li aquele comentário, eu pensei: “Meu Deus, como eu gostaria de dar resposta a vários internautas… Eles falam comigo e eu não consigo responder-lhes.” Porque às vezes escrever não é suficiente. Eu quero falar, quero expressar… Inclusive comentei com o meu marido a respeito do mesmo.

Pensei: “Deus vai dar prover!” Os áudios têm-lhe dado respostas. Ouça direitinho. Este áudio, por exemplo, está a dar respostas a muitas coisas que está a viver.

Há uma outra questão: Quando se acusa, se compara, quer dizer que o seu pensamento não é o certo.

“O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.”

O que eu aprendi, recebi, ouvi e vi, eu tenho que praticar! Não posso ter conhecimento apenas e falar. Eu tenho que praticar! “E o Deus da paz será convosco…”. Está a ver? A dúvida, o medo, a inconstância, a insegurança, a timidez, esses conflitos e traumas, tudo isso vai virar “nada”, pois você aceita aprender, receber, ouvir e ver o que Deus faz e como Ele é, e você pratica. Então, minha amiga, vai ter paz e não a insegurança, medo e tristeza guardados dentro de si.

Faça o seu comentário, pois gostaria de saber um pouco de si. Você que nunca escreveu, participe aqui connosco. Eu quero ler!

Até amanhã. Aqui estaremos de volta.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

236 comentários

  1. Boa tarde dona viviane!

    Tem sido um privilégio puder ler os seus posts/ouvir os audios neste jejum! Cada dia que passa, os mesmo falam cada vez mais comigo e vão ao encontro do que estou a viver.
    Este jejum para mim está a ser diferente, pois estou a tirar proveito do meu dia, fazendo tempo para investir na minha comunhão com Deus, estando atenta às minhas reacções e enfrentando o que Deus me pede para enfrentar!
    Este post eu li terça à noite sozinha e vários pontos me chamaram à atenção e, quarta de manhã, li de novo o mesmo com umas meninas que estou a cuidar.
    Algo que me chamou à atenção foi quando falou que eu posso passar por vários problemas e situações que me façam sentir, mas o segredo é eu ao invés de olhar para isso, olhar para a palavra de Deus! E assim eu fiz, eu escrevi numa folha aquilo que queria ser, ou melhor, como Deus queria que eu fosse. E passei esse mesmo espírito para as meninas, ao invés de olharmos para a nossa condição, ou para aquilo que não temos conseguido resolver, vamos olhar para a palavra de Deus. Ao longo do dia de Quarta, várias coisas aconteceram para que eu olhasse para a situação em sim, mas logo Deus me fez lembrar que a minha recompensa vem do Altar; não olhar para aquilo que me deixava “triste” e sim olhar que a minha resposta vem do Altar, é o Altar o meu refúgio, para eu somente olhar para a Sua palavra. Estava a sentir me meia triste e aborrecida com certas situações que aconteceram na minha faculdade, mas Deus me disse que a minha recompensa virá do Altar e eu saberei que aquilo que acontecerá na minha vida foi única e exclusivamente Obra Dele!

    A cada dia eu não devo olhar para o que não tenho conseguido fazer, ou para aquilo que não alcancei. Por exemplo, ontem, quinta feira, na minha faculdade aconteceram situações que se eu não estivesse focada na palavra de Deus e sim na situação que eu ia acabando por desagradar a Deus (pois ia haver murmuração, talvez até comparação), mas Deus me fez lembrar daquilo que me mostrou ma Sua palavra

    Beijinho

    Ver mais
  2. Boa tarde D. Viviane,
    identifiquei-me com a senhora que fez esse comentário pois já antes de iniciar o Jejum estava a passar por um problema financeiro, e depois de começar o Jejum parece que toda a gente que falava comigo, tocava na “ferida”, e comecçou a surgir a preocupação e ansiedade para que essa situação ficasse logo resolvida, e quanto mais os dias passavam, mais a preocupação aumentava.
    Até que chegou ao dia que eu vi que estava a começar a desviar o meu foco, que essa preocupação já não era normal, e usei a fé inteligente “se eu estou a fazer a minha parte diante de Deus. é certo que Ele vai-me honrar e se eu ficar preocupada, estou a viver na dúvida e a ser incrédula”. E deixei. Continuo a fazer a minha parte, mas sem preocupação porque eu sei que Ele vai-me honrar. Ainda mais se eu mantiver o meu foco no mais importante.

    Ver mais
  3. Bom dia D. Vivi
    Muito forte esse áudio.
    Quantas são as vezes que me pegava pensando em coisas que não agradam a Deus. Umas dúvidas, questionamentos, maus olhos, enfim… E através desse áudio pude ver o qua to temos que vigiar. E como a senhora disse quando estamos na fé ficamos mais atentas a isso e não deixamos os sentimentos e pensamentos fazerem ninhos dentro de nós. Vou vigiar a cada dia mais e lutar contra tudo isso.

    Ver mais
  4. Olá dna. Viviane,
    tenho acompanho seus audios todos os dias,e tem me ajudado muito espiritualmente…Alguns ouço de duas a tres vezes,pra fixar bem na minha mente,e assim eu refletir.Olha dna Vivi,sou obreira,esposa e mãe…sempre me cobro muito de ser a melhor,em tudo.Potanto tenho sido a pior em tudo que faço…por alguns anos me anulei,em minha vida…pois dediquei em cuidar somente do meu filho…hoje ele tem 6anos.Porém durante este tempo,o meu esposo foi adquirindo dívidas,pois era ele sozinho,pra pagar tudo…o nosso sonho e dedicação sempre foi em servir a Deus… o meu marido foi chamado tres vezes á entrevista pra servir no altar ,com o Bispo,mas sempre,viemos frustrados da entrevista,pois á
    avaliação é sempre a mesma,temos que horar e pagar nossas dividas primeiro,(que por sinal é uma valor muito alto)…com razão,claro,pois as coisas de Deus é perfeita…Comecei me mexer,pra ajudar meu esposo na renda,eu tinha que fazer alguma coisa pra ajuda-lo…fiz um curso de manicure…voltei aos estudos,e pretendo fazer pedagogia…esta msg,me ajudou muito pois,estavamos muito preocupados com as dívidas,e nisso acabei me anulando em muitas coisas na obra…não tenho conseguido acompanhar o ritmo do meu marido…este audio me despetou uma ira dentro de mim,pois estava existindo o medo e as duvidas…vou orar,falar com Deus na fé…pois agora sei porque ele não estava me ouvindo…obrigada dna Vivi…

    Ver mais
  5. Bom dia D.Viviane, no início do jejum eu decidi que nestes 21 dias não iria preocupar com o trabalho, família, etc. Só que na primeira semana do jejum deu me um ataque epiléptico no trabalho então imagine o meu estado:” outra vez? Eu pensei que esse problema tivesse resolvido, porque tinha participado nesse dia da santa ceia aonde eu expôs todos os meus erros e eu estava bem nesse dia. Então dias seguintes ao sucedido começou a vir muitas preocupações, dúvidas, o porquê de isso acontecer, muita tristeza dentro de mim e angústia; e eu via só Deus me poderia ajudar então eu dizia para Deus o que se estava a passar dentro de mim e quando me levantava depois da oração continuava a sentir a mesma coisa dentro de mim. Eu passei a segunda semana do jejum preocupada em resolver o problema de saúde indo ao médico onde me aconselharam a tomar os comprimidos e eu decidi obedecer. Até que houve um dia que eu parei para pensar:” o que é afinal mais importante para mim? Qual é o meu foco? “Eu peguei num envelope onde era para resolver de uma vez por todas um problema que agente tem há muito tempo só que eu tinha dito no início do jejum que não iria preocupar com as outras áreas da minha vida e agora estou a fazer o contrário. Foi nesse momento que eu comecei a me enxergar que eu era capaz fazer tudo pela minha saúde mas não tinha fé para as coisas espirituais. No domingo passado antes de entrar no trabalho estava no banco do jardim á espera que as 17h tocassem para entrar. Quem me toca nas costas? Uma obreira. Onde me questionou o que se passava e eu não queria dizer porque na minha cabeça eu dizia:”não quero depender das pessoas para saber o que tenho que fazer, eu quero depender de Deus” eu conheço a obreira porque trabalhamos juntas e sem entrar em detalhes, a obreira perguntou:” quando falas com Deus achas o que te aconteceu como algo injusto?” Eu logo disse sim acho e pronto para não me estender naquele em diante eu comecei realmente a me comparar com o Senhor Jesus mesmo sendo filho ele passou por várias injustiças não porque pecava pé ele era perfeito, então imagina eu cheio de pecados. Apartir desse pensamento vi que a culpa não era de Deus mas era minha porque descobri que toda a minha vida eu vivi por aquilo que sinto. Não tenho vontade de ir às aulas não ia, não tenho vontade de ir na igreja não ia, sentia um mal estar vinha logo na minha cabeça será que vai me dar um ataque epiléptico? Imagine o medo e a insegurança que me atormentava dentro de mim porque eu queria viver segura, sem medo de desmaiar no meio da rua ou no trabalho. Até que pensando pensando descobri que sou escrava do coração eu não tinha dado conta disso. Buscava sentir a presença de Deus e quando isso não acontecia ficava triste, nesta quarta feira não busquei sentir nada apenas ouvir e fazer o que tem que ser feito. No final Deus falou através do pastor que ele era comigo, ele via o meu choro, o meu sofrimento aí eu disse para-a mim afinal Deus é comigo. Sai da reunião com isso dentro de mim, após a reunião deu me uma mã disposição uma espécie de tontura. O que veio na minha cabeça? Vou desmaiAr? Logo reagi e amarrei de imediato aquele pensamento e disse:” Deus disse que era comigo diabo portanto tu nunca mais vais me dominar” mesmo sentido mal eu não olhei para o que sentia mas naquilo que Deus me disse naquela reunião. Desculpe pelo texto mas queria passar tudo o que se tem passado na minha vida. Um beijo enorme.

    Ver mais
  6. Forte quanto mais eu leio me revolto pq não aceito mais ser eu quero ser aquela que Deus quer que eu seja ME ESVAZIO de tudo para ser cheia dos pensamentos de Deus.

    Bjus D.Vivi viver e praticar oq é justo não aos nossos olhos mais aos olhos de Deus

    Ver mais
1 35 36 37 38 39