Audio : O sabor da fé
- 8
- Out
- 2014
Olá a todos os internautas. É um prazer estar aqui com vocês.
Vamos dar continuidade ao livro de Êxodo, onde estamos a ler sobre a vida de Moisés. Ele era um bebé, quando falávamos, na segunda-feira, acerca da atitude da sua mãe, Joquebede.
Vamos dar continuidade a essa história e ao que aconteceu, após a mãe permitir que ele sobrevivesse:
“A irmã do menino ficou de longe, para observar o que lhe haveria de suceder.
Desceu a filha de Faraó para se banhar no rio, e as suas donzelas passeavam pela beira do rio; vendo ela o cesto no carriçal, enviou a sua criada e o tomou.
Abrindo-o, viu a criança; e eis que o menino chorava. Teve compaixão dele e disse: Este é menino dos hebreus.
Então, disse sua irmã à filha de Faraó: Queres que eu vá chamar uma das hebréias que sirva de ama e te crie a criança?
Respondeu-lhe a filha de Faraó: Vai. Saiu, pois, a moça e chamou a mãe do menino.
Então, lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino e cria-mo; pagar-te-ei o teu salário. A mulher tomou o menino e o criou.
Sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, da qual passou ele a ser filho. Esta lhe chamou Moisés e disse: Porque das águas o tirei.” (Ex.2:4-10)
Veja aqui a providência de Deus, o sabor da fé!
Na segunda-feira falámos sobre o peso, que carregamos quando estamos apegados a alguma coisa. E quando aquela mulher, Joquebede, que era a mãe de Moisés, tomou a atitude, de além de o esconder por três meses, o deixar no rio, percebemos que ela não viveu a contender ou a murmurar com Deus: “Porque o Senhor permitiu que isso acontecesse?! Nós somos o teu povo, parte da tua herança, e estão a matar os nossos filhos? Como é que é isso, Deus?!” Ela não murmurou, mas agiu de uma forma inteligente. E a sua filha, com certeza, viu a fé da sua mãe e acompanhou o menino ao ser levado pelo rio. Ficou ao longe a observar o que sucederia.
Quando crê em Deus, toma atitudes diferentes e não é levada pelas circunstâncias.
Veja que a menina, a sua filha, tomou igualmente uma atitude racional, observando, de longe, o que aconteceria. E assim, a filha de faraó foi banhar-se e quando abriu o cesto e viu a criança a chorar, teve compaixão. Então apareceu a irmã de Moisés:
“Queres que eu vá chamar uma das hebréias que sirva de ama e te crie a criança? Respondeu-lhe a filha de Faraó: Vai. Saiu, pois, a moça e chamou a mãe do menino. Então, lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino e cria-mo…”
Veja só o sabor da fé!
Quando estamos apegados às coisas, aos nossos pesos, somos atormentados, mas quando largamos o “peso” e deixamos Deus tomar as providências que têm de ser tomadas e o que deve ser feito, por experiência própria lhe digo: é a melhor coisa que se faz!
Deus sabe trabalhar. Nós não sabemos agir da forma certa, então, quando deixamos nas mãos de Deus, sabendo o que Ele é capaz de fazer, porque O conhecemos, manifestamos essa fé!
Eu não sei se você, que me ouve, é confiante em Deus, porque talvez fale com Ele, mas depois professa palavras negativas. Mas quando há crença, confiança em Deus e sabe quem Ele é, tem paz!
Se existe tormento em virtude das circunstâncias, estamos a ser literalmente guiadas pelas circunstâncias e isto não resolve coisa nenhuma. Agora, quando age com certeza, toma as providências e iniciativas que deve tomar!
Aquela mulher teve a experiência que outras mães não tiveram, porque tanto Deus quanto o Espírito Santo, Se sujeitam ao nosso espírito. Quando definimos a nossa crença, a nossa fé e vida com Deus, tenho observado que Ele trabalha da forma como nos disponibilizamos para Ele. Se eu faço predominar a minha vontade, normalmente guardo o que tenho receio de perder, mas quando eu permito que Deus fique sobre aquele problema e o coloco nas Suas mãos, largo esse peso e coloco dentro do “rio”, Deus vê a minha fé e restitui a minha alegria através de um milagre. Veja o que Deus fez! A própria mãe de Moisés o criou até ele ficar crescido e não precisar mais ser amamentado, ao contrário de todas as outras mães.
Quando o menino já era crescido, o devolveu. Novamente a mãe se sujeitou, dando-o para ser criado pela filha de faraó, que o chamou de Moisés, o grande Moisés, que vamos acompanhar durante estes dias.
Para existir Moisés, David, um homem e mulher de Deus, houve escolhas, e são estas que fazem a diferença! Ou se entrega a 100% ou retém, e quanto mais retém, mais pesada, mais triste, envolvida com o seu mundo egocêntrico se tornará. Mas quando se desfaz daquilo que lhe pertence, do medo, é impossível Deus não manifestar o Seu poder.
Veja que a filha de Faraó não tinha nada a ver com Deus, mas foi tocada pela fé!
A fé é que a justifica, e se não age a sua fé, será mantida como os demais, que estão a sofrer com iguais circunstâncias. Seja racional use a fé inteligente que não está envolvida com sentimentos, mas com a cabeça, que resolve o que tem a resolver.
Estaremos aqui de volta na sexta-feira acompanhando mais sobre o Livro de Êxodo. Deixe aqui o seu comentário e permita-me conhecer mais de si!
Fabíola Appolinário-Cabo Verde
Outubro 10, 2014 às 14:51
QUANDO CONFIAMOS EM DEUS ATÉ AQUILO QUE ERA PARA DAR ERRADO PASSA A DAR CERTO.
PORQUE HÁ UMA VERDADEIRA ENTREGA UMA SINCERIDADE E QUANDO ISSO ACONTECE DEUS ELE SE SENTE OBRIGADO A AGIR EM NOSSO FAVOR FOI O QUE ACONTECEU COM A MÃE DE MOISÉS AOS OLHOS HUMANOS ACONTECER AQUILO ERA IMPOSSÍVEL ELA MESMA CUIDOU DE SEU FILHO POR UM PERÍODO DE TEMPO E NINGUÉM IMAGINAVA QUE ELA ERA A PRÓPRIA MÃE.DEUS ELE SEMPRE SURPREENDE AQUELES CUJO CORAÇÃO É TOTALMENTE DELE
Jessica
Outubro 10, 2014 às 14:30
Muito bacana,tendo um entedimento maior e uma outra visão! Estou acompanhando livro de Êxodo,muito forte ! ????
Mayra Cidreira
Outubro 10, 2014 às 13:51
Olá d. Vivi
Através desta passagem do livro de exedo, notamos que a mãe de Moisés, tinha uma fé inabalável ela creu que Deus iria cuidar do seu filho! E Deus honrou a fé dela porque foi uma fé pura, racional. Essa fé e que Deus quer de nós, que confiamos nele seja qual for a situação, e quer que sejamos corajosas. Para assim Ele poder cuidar de tudo que e nosso!
Alcivania cabral ferreira
Outubro 10, 2014 às 13:44
Quando eu confio em Deus o milagre acontece na minha vida.
Miriam
Outubro 10, 2014 às 13:26
Bom dia Dn Vivi. Que alegria em ouvir esta mensagem, que testifica e edifica minha vida. Meu Deus, é exatamente assim que acontece, quando agimos com total confiança. A fé em Deus, nos traz este sabor, em forma de providência,respostas, Deus mostra que é conosco.A fé exige escolhas que nos fazem crescer pra Deus, e é tão maravilhoso quando com dor abrimos mão. Pois existe paz e certeza de que tudo sairá bem, que está nas mãos de Quem tudo sabe. Obrigada Senhor!
FRANCISCA RODRIGUES
Outubro 10, 2014 às 12:06
Bom dia D. Viviane isso é uma realidade em nosso dia a dia muitas vezes cobramos tanto de Deus quando na verdade não fazemos nada para chama sua atenção isso é queremos o tudo de Deus sem dar o pouco que temos ficamos presas em algo tão insignificante deixamos de tomar atitudes de fé ,de coragem simplesmente pela falta de confiança .