Fé – Obediente
- 21
- Ago
- 2015
Olá a todos os internautas!
Estamos de volta com os áudios … Tivemos uma pausa, mas regressamos para dar continuidade ao estudo da fé.
Acompanhe comigo a leitura em Hebreus 11.8 :
“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.”
Veja, amiga internauta, que Abraão quando foi chamado iniciou a sua jornada com Deus, embora a sua família fosse idólatra … E ele não tinha convívio nenhum com Deus, mas quando convocado, imediatamente obedeceu!
E chama-me à atenção a palavra “obediência”, porque bem sabe que o ser humano tem as suas resistências, as suas desculpas, razões e ideia fixa para não obedecer. Porém, quando Deus chamou a Abraão ele assim foi.
E como diz o versículo “pela fé”… Quando ouvimos algo direto de Deus para nós, existe! Logo a Palavra Dele não volta vazia. Porque as palavras mencionadas por Deus ao nosso ouvido, não podem voltar vazias, uma vez que estas tratam-se de um “divisor” e um desafio também… Visto que quando Deus chamou a Abraão, Ele pediu para que saísse da sua terra.
Observe que houve obediência, porque ele era um Senhor, já com uma certa idade… Então imagine-se a si mesma, já com idade, uma Senhora… E sabe que quando tem os seus pais já com uma idade avançada, não é qualquer coisa que os convence e às vezes são “cabeçudos”, ou seja, insistentes em permanecer. E questionam-se: “Ah não! Eu estou aqui toda a minha vida, como vou sair do meu país, para mudar e morar noutra terra que não conheço, que não sei para onde vou … ?!”
E foi exatamente o que Abraão fez …! Ele obedeceu para ir rumo a um lugar, no qual iria receber uma boa herança e partiu, sem saber para onde ia … Ele foi levado pelo vento.
Observe, que quando tem uma fé e age na fé, não há dúvida nem medo, mas há certeza.
Não à preocupação nem receios, apegos ou sentimentos, …. Você não vê nenhum tipo de sentimento envolvido por parte de Abraão como, por exemplo: “ah, meu pai; minha família; o que a minha esposa vai fazer ou vai falar; para que lado vou …”
Os sentimentos sempre envolvem uma preocupação e a seguinte pergunta: “Como vai ser esta jornada?”
Amiga internauta, não tinha carro! Era a pé …, ele foi a pé!! Ele simplesmente obedeceu.
E é isso que temos de ver quando vem os imprevistos na nossa vida.
Como pôde observar, devido aos imprevistos eu não dei continuidade aos áudios que estava a colocar todas as semanas no meu blog. Porque é o “vento”…!! Não é uma questão de irresponsabilidade, mas é a Obra de Deus. E nesta estamos ao serviço de Deus e não ao serviço da nossa própria vida, não está no nosso controle. E eu creio que Deus permitiu. Nada é por acaso! Mesmo para se conhecer nesse período de silêncio.
Quando não está envolvida com pessoas que falam da fé, como tem agido? Tem obedecido? Tem guardado? Tem partido e fica na dependência de Deus?
Esta é a pergunta que eu faço para si. Não para que tenha uma resposta imediata, como a fé emotiva fala, rápido: “Não! Está tudo bem, eu estou na fé e vai rebentar…” Quando na verdade não observa a sua vida e não a compara com a Palavra de Deus. Compara sim com a vida dos outros. Mas isso não é fé, pelo contrário, isso é um medo e uma preocupação em ser aprovada pelos demais. Não foi essa a atitude que Abraão teve quando obedeceu à Palavra de Deus.
Então, amiga internauta, aprenda do que tem vivido e observe a sua vida, para que seja praticante, uma pessoa obediente.
Porque quando existe obediência, existe um cumprimento, um respeito, uma “observância” da Palavra de Deus.
Vou deixar aqui um momento para que possa refeltir no que foi falado sobre o tema de hoje.
E deixe aqui o seu comentário, não numa fé emotiva, mas exprima algo real, sobre o que tem estado a acontecer consigo e, após ter falado com Deus, partilhe o que irá fazer.
Eu vou ler o seu comentário com muito carinho e dedicação.
Até à próxima sexta feira e convide todos os seus familiares e amigos para assistirem consigo. Divulgue!
Um grande abraço!
Carmenli
Setembro 18, 2015 às 13:00
Olá, amiga Vivi,
Eu preciso mais dessa fé
Claudia Santos-Leiria Portugal
Setembro 17, 2015 às 12:55
Bom dia D Viviane,
Sem duvida que quando existe certeza o passo seguinte é a acção ou a prática dessa certeza/fé. E muitas vezes precisamos de passar por desertos sem ninguém do nosso lado a “alimentar-nos” de forma a sermos nós mais uma vez a agir e a observar em nós essa vivência de fé. Porque quem se alimenta tem de certeza como avançar porque tem “reserva” suficiente dentro de si que a sustentará espiritualmente falando.
Eu já vivi isso de duas formas, uma plenamente “alimentada” e prossegui em frente e sai-me bem, e outra em que eu estava mal “alimentada” e não soube prosseguir e estagnei por não ter em mim uma segurança/fé vivida com Deus, por não ter obedecido como deveria.
Abraão certamente já ouvira falar das promessas de Deus através dos seus antepassados, assim como Maria, Zacarias, mãe de Moisés…e tantos outros, mas o que fez a diferença neles foi crerem com fé e de seguida obedecerem devido há certeza existente dentro deles, não olhando ao seu egoísmo próprio ou vontades da carne. Viveram e experimentaram obedecer com sacrificio!
Cecília Paulo
Setembro 16, 2015 às 18:23
A Obediência é sinônimo de renúncia. Não tem como eu agradar a Deus e agradar a minha carne ao mesmo tempo. E isso requer Obediência total. Nem sempre isso é fácil de fazer. Mas quando fazemos, conseguimos ver a mão de Deus na nossa vida.
Maria Madalena
Setembro 16, 2015 às 6:48
Bom dia dona Viviane, vejo que o medo , a inceguransa , a preocupação só sai quando colocamos Deus em primeiro lugar , só é possível quando há essa intrega. Deus abençoa muito mais
Sandra Duarte - Loures - Portugal
Setembro 15, 2015 às 13:24
Bom dia D. Vivianne
Quando dei um basta , e dei um rumo novo á minha vida , veio muitas vozes, não vais conseguir, pagar a tua casa sosinha, não vais suportar a solidão, como vais te sustentar? . Não olhei a nada, somente ao que Deus me testeficou, que era comigo, nesse momento Deus me deu vários sinais que era comigo. Já passou 2 anos e Deus tem suprido toda a minha necessidade, em todas as áreas. Deus se manifesta de uma forma, impensável, para o mundo, mas maravilhosa pra quem crê e obedece.
carmen suiça
Setembro 15, 2015 às 5:43
Bom dia D.Viviane e verdade a fé emotiva nao nos deixa obedecer a DEUS so obedecemos quando deixamos as emoçoes e assim DEus começa agir em nossas vidas .A fé emotiva tem muitas armadilhas .Eu vou colocar e praticar mais a obedecer a DEUS e ser mais atenta em tudo o que fizer este post me ajudou muito