Audio : Fé – Fé inteligente
- 10
- Abr
- 2015
Olá a todos os internautas! É um prazer estar convosco a cada sexta feira e partilhar o que está dentro de mim, que é o Espírito de Deus.
Continuando o assunto que tem sido aqui abordado sobre a fé, sabia que esta está ligada à própria pessoa e a Deus? Por exemplo, a mim e a Deus. Então, se houver um problema com a minha fé, logo não vou ter resposta da mesma.
Talvez pergunte:
– “Mas, Viviane, não é somente necessário ter fé em Deus e já está?!”
É que na verdade existem dois tipos de fé: a inteligente e a emotiva. A primeira faz-nos usar o raciocínio e tem a capacidade de julgar, avaliar, medir, …, enfim de acordo com a finalidade da sua própria fé.
E como é que manifestamos uma fé inteligente? Estarei a abordar aqui no blog sobre esse tema, porque a fé inteligente não exige somente respostas por parte de Deus, mas como também, requer respostas da fé da própria pessoa.
Ora observe, Deus tem inúmeras promessas para nós que cremos, mas serão todas as promessas alcançadas porque eu creio em Deus? Não! Porque existe uma conquista nessa resposta. E para haver uma resposta da parte de Deus eu tenho que conquistar e é aí que entra a fé inteligente.
Quando eu raciocínio eu confiro a minha própria fé, ou seja, analiso a forma como oro e como são as minhas atitudes depois da minha oração. Por exemplo, se eu faço uma oração e peço a Deus para ser uma mulher de Deus, este pedido, na realidade, é algo superficial! Porque não entra em detalhes sobre o que é ser para si essa mulher de Deus. Quando queremos algo de Deus temos de falar em detalhes.
Eu vou falar mais a respeito sobre a oração no próximo áudio. Mas hoje eu quero primeiro focar na fé inteligente, porque esta faz avaliar a minha própria oração, a minha atitude, a forma como vou à igreja, de raciocinar quando leio a Bíblia, em não me conformar apenas em ler a Palavra de Deus sem trazer nada para a minha vida.
Um exemplo disso, que aconteceu comigo, foi um dia que estava a ler a Bíblia, a meditar em Atos numa parte em que especificava sobre a igreja de pentecostes, o facto de esta ser unida, de em comum acordo … Então, eu trouxe para a minha vida e pensei: “Porque é que às vezes eu estou no meio de pessoas de Deus e sinto-me inferior, estagnada, não sou eu, sinto-me como um ‘peixe fora de água’?!! Como é que eu não estou a viver esta Palavra? Se a igreja de Jesus vive em comum acordo, existe um espírito de harmonia, não existe um sentimento de ‘peixe fora de água’!?” E eu avaliei, procurei e pensei sobre este versículo, … Eu não “saltei” para outro no dia seguinte … Porquê? Porque eu estava a raciocinar sobre este e isso é fé inteligente, minha amiga internauta! Fui procurar o porquê de eu agir desta forma e sentir-me como um “peixe fora de água”. E lembro-me que vários sentimentos estavam à flor da pele, que estava a deixar-me ser levada pelos mesmos, mas eu falei com Deus e disse: “Olha Deus, o Senhor está a ver, eu estou a sentir-me como um ‘peixe fora de água’, mas não é isso que está escrito na Sua Palavra, dos primeiros cristãos. Então, porque é que eu estou fora desse ‘quadro’, em que não consigo conciliar-me, nem vencer esta situação. Não sei o que está a acontecer comigo, mas uma coisa é certa eu quero resposta e eu vou ‘caçar’, porque eu quero saber o porquê de não estar a conseguir agir da forma que está escrito como o cristão tem de ser. Qual a diferença? O que é que está de errado comigo?”
Veja, amiga internauta, que existe uma crença verídica, isto é, verdadeira e que obriga a uma resposta, não apenas da parte de Deus mas também da minha atitude em relação à minha fé.
Muitas pessoas estão a ouvir-me aqui e agora e estão a pedir isto e aquilo a Deus … Mas na realidade colocam-No como “mágico” da situação!! E ela que exige uma resposta de Deus não requer dela mesma uma resposta também da sua própria fé. A pessoa quer resultados de Deus, mas não quer mudar. E quando fala com Ele tem dúvida, medo, acha que nunca vai alcançar as Suas promessas, aliás ela nem crê que merece. São inúmeras as situações que vem na cabeça dela enquanto está a falar com Deus, até na própria oração não enfatiza o que quer, divaga, fala dos seus sentimentos, que quer ser uma mulher de Deus … Mas isso não resolve nada! Porque não é uma oração verdadeira, real nem sincera! Quando creio em algo, eu exponho e sou definida sobre onde quero chegar, não fico apenas a falar do que é superficial.
Então, amiga internauta, eu quero que avalie a sua própria fé. Você tem ouvido falar na igreja, e até mesmo aqui no áudio e no blog, e talvez nunca entendeu o que mencionavam sobre esta fé inteligente! Mas esta, como referido, exige uma resposta tanto da sua parte como de Deus. Pode cobrar Dele, desde que faça a sua parte.
Amiga internauta, deixo aqui um espaço para que possa raciocinar: será que a sua fé é inteligente, algo racional ou uma fé emotiva, levada pelo que sente, ora e crê com base no sentimento ou pelo que viveu … ?!
Pense na fé inteligente e tome uma atitude em prol daquilo que crê.
Um grande abraço e até à próxima semana!
Juliane Cardoso
Abril 10, 2015 às 15:17
Essa mensagem foi pra mim, será que que estou mesmo usando a minha fé inteligente?? Não posso cobrar de Deus algo que não estou fazendo, só posso cobrar de Deus alguma coisa, quando uso meu raciocínio, ou seja, minha fé inteligente, porque só assim posso cobrar respostas da minha parte e da parte de Deus. Muito forte, me ajudou muito.
Vanessa Barros
Abril 10, 2015 às 14:45
Boa tarde dona Viviane, este post chamou-me bastante há atenção para me mostrar como está sendo a minha oração, como tenho agido quanto há minha fé. E eu percebi que agora por estar a passar por uma luta interior eu estava-me a contaminar pelos os meus 5 sentidos e isso fez com que a minha fé e forca se tornasse fraca, antes de ouvir este post eu estava a escrever num papel tudo o que eu me apercebi que me estava a contaminar, o que me estava a deixar ficar fraca no meu relacionamento com Deus,e eu ali agi a minha fé racionar, antes eu estava me a entregar para as minhas lutas, para os meus 5 sentidos, agindo pelo sentimento, mas quando eu pus um basta eu tenho a certeza que Deus falou logo naquele momento dizendo é isso mesmo, continua. Eu busquei encontrar o que estava debaixo do iceberg para depois tanto eu e Deus podermos eliminar. E sem duvida alguma eu tenho de crer mesmo que não esteja a ver pelos olhos físicos ver com os olhos espirituais. Muito obrigada dona Viviane que Deus a abençoe grandiosamente.
Carla Matos
Abril 10, 2015 às 14:43
Deus mostrou-me através deste audio que tenho tido uma fé emotiva. Cobro de Deus resposta, mas eu própria duvido se realmente vou conseguir mudar essa situação.Tenho orado muitas vezes como descarga de consciência e não como crença verdadeira, que exige resposta, que não se cala, até alcançar o prometido! Quando tive momentos desses, sempre obti resposta do Senhor, mas volta e meia a emoção fala mais alto, fazendo com que a solução torna-se cada vez mais longe de ser alcançada! A resposta do Senhor vem, mas quando há uma crença sincera, pura sem medo! Muito obrigada por este audio, que foi de grande valia.
Diane Keuly
Abril 10, 2015 às 14:28
Olá dn Viviane
que alegria, estou a desenvolver essa fé racional, mas não tem sido fácil, tenho me confrontado, sentido dores de ver o que eu tenho de mudar em meu interior, mas tem sido maravilhoso. Porém nem sempre foi assim, apesar de muitos anos de igreja vivi quase todos eles nessa fé emotiva, orava e buscava a Deus no sentimento, vivi um engano. Mas há 3 meses comecei a aprender como usar essa fé inteligente, e foi exatamente aqui através da sr que Deus falou comigo e mostrou a verdade sobre mim mesma, vi como o meu maior problema era ser escrava dos sentimentos e o porque de “usar a fé” e não ter uma consistência na mesma. Louvo e agradeço a Deus por essa porta aqui neste blog, o qual Ele tem usado a cada dia para nos conduzir ao maior objetivo que é priorizar a salvação da alma por meio da fé inteligente.
um abraço
Lúcia Oliveira (Caldas da Rainha)
Abril 10, 2015 às 14:24
Quando eu passei olhar para mim o que é que eu tinha de mudar, aí percebi que não era Deus que não me repondia mas sim a minha atitude em oração e até nos próprios desafios que não era correcta, mas quando eu me analisei e nesta fase os áudios da d. Viviane ajudaram-me imenso a perceber os meus erros. Hoje sei que depende de mim e sim saber usar a fé racional.
Raquel Magallanes
Abril 10, 2015 às 14:24
Una palabra muy fuerte, sra. Viviane, ella vino a mi encuentro, pues estoy pasando por momentos así y no sabía como reaccionar e incluso no me estaba dando cuenta de esa situación. Tengo que demostrar para Dios y para mí misma, mi fe con actitudes, sin sentimientos. Dios la siga usando cada día más.