Audio : Fé – Fé inteligente
- 10
- Abr
- 2015
Olá a todos os internautas! É um prazer estar convosco a cada sexta feira e partilhar o que está dentro de mim, que é o Espírito de Deus.
Continuando o assunto que tem sido aqui abordado sobre a fé, sabia que esta está ligada à própria pessoa e a Deus? Por exemplo, a mim e a Deus. Então, se houver um problema com a minha fé, logo não vou ter resposta da mesma.
Talvez pergunte:
– “Mas, Viviane, não é somente necessário ter fé em Deus e já está?!”
É que na verdade existem dois tipos de fé: a inteligente e a emotiva. A primeira faz-nos usar o raciocínio e tem a capacidade de julgar, avaliar, medir, …, enfim de acordo com a finalidade da sua própria fé.
E como é que manifestamos uma fé inteligente? Estarei a abordar aqui no blog sobre esse tema, porque a fé inteligente não exige somente respostas por parte de Deus, mas como também, requer respostas da fé da própria pessoa.
Ora observe, Deus tem inúmeras promessas para nós que cremos, mas serão todas as promessas alcançadas porque eu creio em Deus? Não! Porque existe uma conquista nessa resposta. E para haver uma resposta da parte de Deus eu tenho que conquistar e é aí que entra a fé inteligente.
Quando eu raciocínio eu confiro a minha própria fé, ou seja, analiso a forma como oro e como são as minhas atitudes depois da minha oração. Por exemplo, se eu faço uma oração e peço a Deus para ser uma mulher de Deus, este pedido, na realidade, é algo superficial! Porque não entra em detalhes sobre o que é ser para si essa mulher de Deus. Quando queremos algo de Deus temos de falar em detalhes.
Eu vou falar mais a respeito sobre a oração no próximo áudio. Mas hoje eu quero primeiro focar na fé inteligente, porque esta faz avaliar a minha própria oração, a minha atitude, a forma como vou à igreja, de raciocinar quando leio a Bíblia, em não me conformar apenas em ler a Palavra de Deus sem trazer nada para a minha vida.
Um exemplo disso, que aconteceu comigo, foi um dia que estava a ler a Bíblia, a meditar em Atos numa parte em que especificava sobre a igreja de pentecostes, o facto de esta ser unida, de em comum acordo … Então, eu trouxe para a minha vida e pensei: “Porque é que às vezes eu estou no meio de pessoas de Deus e sinto-me inferior, estagnada, não sou eu, sinto-me como um ‘peixe fora de água’?!! Como é que eu não estou a viver esta Palavra? Se a igreja de Jesus vive em comum acordo, existe um espírito de harmonia, não existe um sentimento de ‘peixe fora de água’!?” E eu avaliei, procurei e pensei sobre este versículo, … Eu não “saltei” para outro no dia seguinte … Porquê? Porque eu estava a raciocinar sobre este e isso é fé inteligente, minha amiga internauta! Fui procurar o porquê de eu agir desta forma e sentir-me como um “peixe fora de água”. E lembro-me que vários sentimentos estavam à flor da pele, que estava a deixar-me ser levada pelos mesmos, mas eu falei com Deus e disse: “Olha Deus, o Senhor está a ver, eu estou a sentir-me como um ‘peixe fora de água’, mas não é isso que está escrito na Sua Palavra, dos primeiros cristãos. Então, porque é que eu estou fora desse ‘quadro’, em que não consigo conciliar-me, nem vencer esta situação. Não sei o que está a acontecer comigo, mas uma coisa é certa eu quero resposta e eu vou ‘caçar’, porque eu quero saber o porquê de não estar a conseguir agir da forma que está escrito como o cristão tem de ser. Qual a diferença? O que é que está de errado comigo?”
Veja, amiga internauta, que existe uma crença verídica, isto é, verdadeira e que obriga a uma resposta, não apenas da parte de Deus mas também da minha atitude em relação à minha fé.
Muitas pessoas estão a ouvir-me aqui e agora e estão a pedir isto e aquilo a Deus … Mas na realidade colocam-No como “mágico” da situação!! E ela que exige uma resposta de Deus não requer dela mesma uma resposta também da sua própria fé. A pessoa quer resultados de Deus, mas não quer mudar. E quando fala com Ele tem dúvida, medo, acha que nunca vai alcançar as Suas promessas, aliás ela nem crê que merece. São inúmeras as situações que vem na cabeça dela enquanto está a falar com Deus, até na própria oração não enfatiza o que quer, divaga, fala dos seus sentimentos, que quer ser uma mulher de Deus … Mas isso não resolve nada! Porque não é uma oração verdadeira, real nem sincera! Quando creio em algo, eu exponho e sou definida sobre onde quero chegar, não fico apenas a falar do que é superficial.
Então, amiga internauta, eu quero que avalie a sua própria fé. Você tem ouvido falar na igreja, e até mesmo aqui no áudio e no blog, e talvez nunca entendeu o que mencionavam sobre esta fé inteligente! Mas esta, como referido, exige uma resposta tanto da sua parte como de Deus. Pode cobrar Dele, desde que faça a sua parte.
Amiga internauta, deixo aqui um espaço para que possa raciocinar: será que a sua fé é inteligente, algo racional ou uma fé emotiva, levada pelo que sente, ora e crê com base no sentimento ou pelo que viveu … ?!
Pense na fé inteligente e tome uma atitude em prol daquilo que crê.
Um grande abraço e até à próxima semana!
Odeth A.
Abril 11, 2015 às 21:36
Fé inteligente, por vezes ouvia falar dessa fé mas na minha mente não refletia sobre o assunto, via de um modo muito superficial, achando exatamente isso que bastava crer em Deus e tudo se resolviria mas quando fui dar conta, estava parada no tempo, paracia como a água da chuva que fica estagnada até secar, mas graças a Deus que foi me dispertando atravéz dos audio s de mais de 40dias foi se fazendo luz e comecei a aprender a dominar minhas atitudes, a pensar no jeito como eu fazia as coisas, decidi que chegou a altura de olhar para mim em véz de olhar tanto para os outros e ficar a me anular, sim porque como não via resultado vi que a minha fé nã
o estava a funcior por completo, haviam coisas que até acontecial mas aquelas que realmente mexiam mais comigo não via resoltando, não fazia diferença no meio de outras pessoas, com os oudias aprendi a fazer manutenção da minha fé, num dos oudios Deus me mostrou uma culpa que estava me consumindo por uma tia fora do país que eu nem conhecia direito estava orando por ela porque estava doente, acabou morendo e nem aceitava ir a igreja, mais isso me empedia de lutar por outras pessoas.
Luciane aparecida da silva
Abril 11, 2015 às 21:35
Senhora viviane,estaba mi analizando e vi que su estava orando,jejuando,indo a igreja enfim estaba fazendo rudo pelo o q su sentía e nao estaba usando minha fe inteligente.Obligada pela dedicaçao da senhora,pude abrir meus olhos
Adriana Loureiro
Abril 11, 2015 às 21:29
Muito forte mesmo isso fala diretamente comigo.
marcela
Abril 11, 2015 às 21:03
Ola dona vivi.
Olha que audio forte,era tudo que eu precisava ouvir.
Pois eu voltei para presenca de Deus essa semana, me batizei nas aguas na quarta-feira e abandonei o pecado.
E agora eu estou buscando o encontro com Deus, e nao tem sido nada facil.
Ainda tenho pensamentos errados,ainda sinto desejos por algumas coisas do mundo entre outros. E eu tenho orado a Deus pra arrancar isso de dentro de mim, pois eu nao aceito dona vivi sentir o que sinto, pensar o que penso eu nao aceito.
E foi ai que ouvindo o audio da senhora minha visao se abriu.
Eu entendi que Deus de forma alguma ira me libertar do meu eu e me fazer nascer dEle por causa da minha oracao apenas. Mais eu é que tenho que usar a minha fé e desde ja comecar a agir como uma pessoa que ja tem um encontro com Deus. E assim dentro da palavra cobrar dEle que venha de fato fazer uma transformacao dentro de mim. Pois ora se eu repreendo os maus pensamentos, fujo do pecado e me sacrifico para agradar a Deus, nao e possivel que Ele nao va me fazer ter uma experiencia com Ele.
Dona vivi muitooooo obrigada mesmo pelo audio.
espero a outra com muita sede . Rsrs
beeeeijos
Deus abencoe a senhora e sua familia.
Fabiana Cardoso
Abril 11, 2015 às 20:29
Olá dona Vivi ,ouvindo o áudio pude me identificar, muitas das vezes faço orações sem usar a fé inteligente e por isso Deus não me responde,mas agora sei como devo agir,orar e agir.
Simone Melo
Abril 11, 2015 às 19:45
Olá D. Viviane! O poste me fez olhar para mim e a identificar que eu fico na fé emotiva quando eu olho o que eu preciso fazer e não tomo atitudes para isto. Fico sem rumo e me fazendo de coitada. E no exemplo que a senhora deu de ser a mulher de Deus, esta sou eu, mas quando olho o que me distancia desta mulher de Deus e ajo para mudar eu uso a fé inteligente, mas quando não faço assim, saiu do meu rumo e Deus fica la me observando e esperando a minha atitude para poder agir também. Na hora que eu estou tímida para falar e fazer amizades (no meu caso), ai ele entra e me ajuda a me soltar e a conversar… também a ultrapassar meus traumas (tirar sangue era um), só que eu preciso ir e fazer, mesmo não dando muito certo no final.
Muito obrigada! Agora estou no aguardo do próximo audio, de como orar. 🙂 🙂