Audio : Fé – Fé inteligente
- 10
- Abr
- 2015
Olá a todos os internautas! É um prazer estar convosco a cada sexta feira e partilhar o que está dentro de mim, que é o Espírito de Deus.
Continuando o assunto que tem sido aqui abordado sobre a fé, sabia que esta está ligada à própria pessoa e a Deus? Por exemplo, a mim e a Deus. Então, se houver um problema com a minha fé, logo não vou ter resposta da mesma.
Talvez pergunte:
– “Mas, Viviane, não é somente necessário ter fé em Deus e já está?!”
É que na verdade existem dois tipos de fé: a inteligente e a emotiva. A primeira faz-nos usar o raciocínio e tem a capacidade de julgar, avaliar, medir, …, enfim de acordo com a finalidade da sua própria fé.
E como é que manifestamos uma fé inteligente? Estarei a abordar aqui no blog sobre esse tema, porque a fé inteligente não exige somente respostas por parte de Deus, mas como também, requer respostas da fé da própria pessoa.
Ora observe, Deus tem inúmeras promessas para nós que cremos, mas serão todas as promessas alcançadas porque eu creio em Deus? Não! Porque existe uma conquista nessa resposta. E para haver uma resposta da parte de Deus eu tenho que conquistar e é aí que entra a fé inteligente.
Quando eu raciocínio eu confiro a minha própria fé, ou seja, analiso a forma como oro e como são as minhas atitudes depois da minha oração. Por exemplo, se eu faço uma oração e peço a Deus para ser uma mulher de Deus, este pedido, na realidade, é algo superficial! Porque não entra em detalhes sobre o que é ser para si essa mulher de Deus. Quando queremos algo de Deus temos de falar em detalhes.
Eu vou falar mais a respeito sobre a oração no próximo áudio. Mas hoje eu quero primeiro focar na fé inteligente, porque esta faz avaliar a minha própria oração, a minha atitude, a forma como vou à igreja, de raciocinar quando leio a Bíblia, em não me conformar apenas em ler a Palavra de Deus sem trazer nada para a minha vida.
Um exemplo disso, que aconteceu comigo, foi um dia que estava a ler a Bíblia, a meditar em Atos numa parte em que especificava sobre a igreja de pentecostes, o facto de esta ser unida, de em comum acordo … Então, eu trouxe para a minha vida e pensei: “Porque é que às vezes eu estou no meio de pessoas de Deus e sinto-me inferior, estagnada, não sou eu, sinto-me como um ‘peixe fora de água’?!! Como é que eu não estou a viver esta Palavra? Se a igreja de Jesus vive em comum acordo, existe um espírito de harmonia, não existe um sentimento de ‘peixe fora de água’!?” E eu avaliei, procurei e pensei sobre este versículo, … Eu não “saltei” para outro no dia seguinte … Porquê? Porque eu estava a raciocinar sobre este e isso é fé inteligente, minha amiga internauta! Fui procurar o porquê de eu agir desta forma e sentir-me como um “peixe fora de água”. E lembro-me que vários sentimentos estavam à flor da pele, que estava a deixar-me ser levada pelos mesmos, mas eu falei com Deus e disse: “Olha Deus, o Senhor está a ver, eu estou a sentir-me como um ‘peixe fora de água’, mas não é isso que está escrito na Sua Palavra, dos primeiros cristãos. Então, porque é que eu estou fora desse ‘quadro’, em que não consigo conciliar-me, nem vencer esta situação. Não sei o que está a acontecer comigo, mas uma coisa é certa eu quero resposta e eu vou ‘caçar’, porque eu quero saber o porquê de não estar a conseguir agir da forma que está escrito como o cristão tem de ser. Qual a diferença? O que é que está de errado comigo?”
Veja, amiga internauta, que existe uma crença verídica, isto é, verdadeira e que obriga a uma resposta, não apenas da parte de Deus mas também da minha atitude em relação à minha fé.
Muitas pessoas estão a ouvir-me aqui e agora e estão a pedir isto e aquilo a Deus … Mas na realidade colocam-No como “mágico” da situação!! E ela que exige uma resposta de Deus não requer dela mesma uma resposta também da sua própria fé. A pessoa quer resultados de Deus, mas não quer mudar. E quando fala com Ele tem dúvida, medo, acha que nunca vai alcançar as Suas promessas, aliás ela nem crê que merece. São inúmeras as situações que vem na cabeça dela enquanto está a falar com Deus, até na própria oração não enfatiza o que quer, divaga, fala dos seus sentimentos, que quer ser uma mulher de Deus … Mas isso não resolve nada! Porque não é uma oração verdadeira, real nem sincera! Quando creio em algo, eu exponho e sou definida sobre onde quero chegar, não fico apenas a falar do que é superficial.
Então, amiga internauta, eu quero que avalie a sua própria fé. Você tem ouvido falar na igreja, e até mesmo aqui no áudio e no blog, e talvez nunca entendeu o que mencionavam sobre esta fé inteligente! Mas esta, como referido, exige uma resposta tanto da sua parte como de Deus. Pode cobrar Dele, desde que faça a sua parte.
Amiga internauta, deixo aqui um espaço para que possa raciocinar: será que a sua fé é inteligente, algo racional ou uma fé emotiva, levada pelo que sente, ora e crê com base no sentimento ou pelo que viveu … ?!
Pense na fé inteligente e tome uma atitude em prol daquilo que crê.
Um grande abraço e até à próxima semana!
Susana
Abril 11, 2015 às 11:36
¡Buenos días Sra Viviane!
Muy importante este mensaje. Cuando hacemos una oración tenemos que creer que Dios nos está escuchando. Tenemos que conquistar las respuestas. Por medio de la fe inteligente. Es decir pensando en todo lo que hacemos para Dios no haciendo las cosas de manera automática ni religiosa sino pensando en cada cosa que hacemos, ya sea leer, orar, ir a la iglesia. Dios no es como una magia Él requiere acción de nuestra parte, que nos movamos que busquemos respuestas; Si al hablar con Dios dejamos que nos invadan los sentimientos de duda, miedo esto es una fe emotiva la Fe inteligente exige una respuesta de nuestra parte y de Dios. Cuando vivimos una fe emotiva no alcanzamos nada de Dios pues los sentimientos nos dominan. Y nuestra fe queda dañada neutralizada y está situación nos pone en peligro espiritualmente. Ya he vivido una fe emotiva y no me ha traído ningún beneficio pues al mirar a la situación los sentimientos bloquean la fe la neutralizan y te debilitas espiritualmente yo ya pase por eso, y no avanzas no obtienes respuestas te quedas paralizado. Sin embargo cuando empecé a leer creyendo que esa Palabra me traía vida y a orar creyendo que Jesús me escuchaba aunque no sintiera nada así fui venciendo a la fe emotiva y es así como empecé a ver respuestas, aprendí a tener una fe inteligente. Muchas veces hasta escribo lo que he hablado a Dios para saber que eso ya está entregado a Él.
Muchas gracias por enseñarnos a tener una fe inteligente y a meditar en la Palabra de Dios obteniendo respuestas y examinándonos a nosotros mismos, sus audios me ayudan mucho.
Virgina Cortez, Tel Aviv, Israel
Abril 11, 2015 às 11:18
Com experiencia que tive com minha filha, a fé inteligente é não somente falar e ser. Não funciona somente falar, não faça isto ou aquilo, antes eu falava ela não ouvia. Quando falei com fé, ela ouviu e funcionou, porque fez ela pensar sozinha e se deu conta por ela o que eu queria.
Fiori Teame, Tel Aviv, Israel
Abril 11, 2015 às 11:07
O que a senhora falou sobre a fé emotiva, a fé emotiva só nos atrapalha. Eu acho que ser o bom exemplo é o principal e não só para os filhos para os vizinhos também. Porque eles estão olhando nosso testemunho.
Temos que fazer, não só falar.
Sandra Duarte
Abril 11, 2015 às 8:04
Bom dia D. Viviane
Muito forte, a fé inteligente ela nos faz confiar e cobrar de DEUS as sua bençãos, temos que vigiar como tem sido a nossa fé, inteligente ou emotiva, com a fé emotiva nós não alcançamos nada de DEUS, porque DEUS não é sentimentalista, se fosse jamais teria dado o seu filho pra morrer por nós. Agora a fé inteligente, ela faz você ter atitude, ir á luta, ela não é emoção, ela é acção.Muito obrigada pela direção.
Jeniffer Baiadori
Abril 11, 2015 às 7:35
Bom dia dona Vivi!
Esse áudio é muito esclarecedor.
Depender da fé significa depender de Deus de forma pratica. A ação da minha fé resulta na reação de Deus.
Eu estava lembrando quantas orações já fiz sem detalhar aquilo que queria, e além de não detalhar e orar de forma errada, ficava esperando acontecer, e é claro não obtive resposta em consequências dessa fé imatura. As vezes confundimos essa frase ” ficar na dependência de Deus”. Eu aprendi que depender de Deus não e ficar à espera das coisas acontecerem, quando a minha dependência em Deus é de forma emotiva, eu vou sempre ficar à espera. Mais quando a minha dependência em Deus e de forma inteligente, ela exigira de mim uma ação, eu dependo Dele porque sem Ele eu nada posso, mais eu ajo porque Ele já fez a parte Dele me dando tudo o que eu
preciso agora é eu que tenho que fazer a minha parte com atitudes.
Obrigada pelo ensinamento!
Neusa Santos
Abril 11, 2015 às 6:59
Eu estava deixando levar pelo meus sentimentos, pela essa fe emotiva, ainda nao tinha entendido muito bem que era fe inteligente, reconheco que estava fazendo errado, mais vou passar a tomar atitude de hoje em dia vou usar essa fe racional, oobrigada pelo esclarecimento Dna Viviane.