Audio : Fé – A fé que aguarda
- 3
- Abr
- 2015
Olá, a todos os internautas!
É um prazer estar aqui convosco e aqui no blog temos a oportunidade de estarmos mais próximos através deste áudio, todas as sextas feiras.
O tema de hoje é: “A fé que aguarda”
E pode acompanhar-me através da leitura no livro de Hebreus 11.9:
“Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas …”
Quem era esse? Era Abraão. Abraão viveu a sua vida na fé. Ele teve obstáculos, sentimentos e erros, mas o que predominou na sua vida foi a fé. E essa fé, não se trata apenas de uma fé de conquistas, não! Porque ele já tinha conquistado, já tinha o seu filho, Isaque! Mas no sentido que Abraão viveu os seus dias com Deus. E é essa a fé que eu quero falar convosco hoje.
Quando eu vivo a minha fé, não somente para as conquistas da família, da vida económica, da saúde, mas também em prol do meu relacionamento com Deus. Embora eu tenha conquistas, eu não perco o foco do meu objetivo, porque o meu objetivo maior não está no filho ou nas conquistas. Está sim exatamente em aguardar a cidade que Deus era como arquiteto e edificador como aqui diz, no versículo:
“Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; (v.10) porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.”
E a minha pergunta para si, amiga internauta, é a seguinte:
– “Você tem vivido dia após dia e o que é que tem predominado na sua vida? É a preocupação pela vida económica, familiar, com o seu trabalho, é o objetivo de ter sucesso na sua vida económica, na sua empresa, … O que predomina na sua mente?”
Bom! O que tem predominado na sua mente é o que tem focado como objetivo. E o que observa nos versículos referidos acima, é que Abraão viveu focado, aguardando a cidade da qual Deus é o arquiteto, ou seja, a salvação.
Por mais dificuldades e problemas que tenha, sabe que tem de exercer a sua fé.
E a fé é certeza de coisas que se esperam, então quando age a sua fé, resolve o problema. Mas quando vive a ser levada, influenciada pelo problema, então fica focada nesse, fica destraida e não olha para a cidade que Deus preparou para si, que é a sua salvação.
E o que deixa a desejar? O seu convívio, relacionamento com Deus, fica a olhar para o objetivo que é algo passageiro. A sua família? Um dia todos vão morrer? O seu emprego, os seus bens? Vão passar …
Um dia você vai morrer. E o que vai acontecer? O que priorizou? Peregrinou nessa nessa vida, priorizando habitar apenas nas conquistas ou a priorizar na cidade que Deus tem para si? – Amiga internauta é uma pergunta que coloco a si.
Porque a fé não é somente para as conquistas, vida financeira, familiar ou saúde, mas para se manter até ao fim “de olho” na cidade de ouro que tem preparada para nós. E enquanto aguardamos essa cidade? Vigia, prepara-se, mantem acesa a nossa candeia, vela, aguardando o nosso Senhor, o noivo chegar.
Sabe, quando a sua preocupação está nos seus familiares, saúde, seja o que for, e não resolve isso…
Talvez pergunte: – “Mas Viviane como resolver isso? Estou com um problema económico, não consigo pagar as minhas dívidas; estou com problema com o meu marido, descutimos todos os dias, perco a paz; estou com problema com o meu filho que é viciado; como é que manifesto a minha fé diante de tantos problemas que estou a vivenciar?”
Eu quero que manifeste a sua fé, certeza de coisas que se esperam…
Fala com Deus, leva o seu problema a Deus, exercita essa fé, que está dentro de si e depois de o fazê-lo fica com a certeza dentro de si. Porque há certeza dentro de si, mesmo que os seus olhos não estejam a ver no momento, mas tem a certeza e nada lha tira, então essa certeza é a resposta de Deus para si.
– “Mas Viviane, não tenho essa certeza, porque vem muitas dúvidas e medos, vem questões como vai ser, como tem de ser?!”
Amiga internauta, é porque chega junto de Deus já a olhar para o problema e não a olhar para a promessa.
E aí está uma grande diferença!
Porque quando olha para a promessa e tem a certeza plena de que Deus vai responder, é porque tem a certeza em Deus e não há motivo para viver na dúvida. Pode ter dúvida até alguns minutos ou dias, mas nunca para toda a vida. Não! Porque a sua fé em Deus exige uma resposta sua também. Não somente a resposta de Deus. Mas uma certeza dentro de si, após falar com Ele.
E uma observação: “Como tem sido a sua oração?”
Deve ter um problema na sua oração … Que problema? O problema é que deve estar a falar de uma forma emotiva, sensibilizada pelo que está a viver e não com a certeza daquilo que Ele prometeu vai ter que alcançar. Olhe direito o que está a fazer …!!
Psiu … psiu … psiu … Não coloca a culpa em Deus, não!!
É você e Deus. Tem de dar os 50% de si, da sua fé e os outros 50% é de Deus, mas parte primeiro de si e não de Deus.
Como tem reagido? Desconfiada ao falar com Deus? … Então não vai alcançar coisa nenhuma. Porque a fé é certeza de coisas que se esperam. Se não tem a certeza de coisas que se esperam, logo não está a manifestar a fé, mas sim a dúvida.
Está a entender, amiga internauta?
A fé tráz uma segurança, uma estabilidade.
Eu também já vivi muitas aflições como têm lido aqui no blog, mas a meio dessas eu agi a minha fé, exprimi isso para Deus e terminando eu tomei atitude. Após eu expelir tudo para Deus, tomei atitudes em prol da minha fé. Eu não esperei apenas por Deus, que me fizesse sentir alguma coisa, porque fé não é ter que sentir, é certeza. Fazer o que Deus me mandou realizar, logo não posso ficar a chorar ou a entregar-me ao problema… Eu tenho que andar, caminhar e resolver as coisas! Não posso ficar frustrada, triste nem amargurada. Não!! Tenho que resolver e entregar a Deus o que tiver que entregar.
É assim que se resolve o problema!!
Não é vivendo ou sentido os problemas, mas tomar posse do que Deus diz para alcançar. É entregar, crer, ter certeza, agir e não entregar-se aos problemas nem à emoção! É sim reagir. Use essa fé que está dentro de si …
E foi isso que Abraão fez ao peregrinar na terra, isto é, nesta vida. E não é por um dia, mas por anos e para toda a vida. Mas ele habitou em tendas, ou seja, não estava fixo num lugar, mas ele aguardava a cidade que Deus havia preparado. Ele vigiava, preparava-se, esperava e consequentemente quando se espera conserta-se, arruma-se, melhora-se enquanto pessoa na sua fé.
E é isso que eu quero que tenha, que se prepare para esta cidade. E todos os problemas que tem vivenciado, que estão diante de si, resolva esses, use a fé que está dentro de si e pare de murmurar, de olhar para trás e viva o dia de hoje.
É bom esse desafio estar diante dos seus olhos, sabe para quê? Para exercitar a sua fé e a não ficar um “profeta velho”, a falar do passado, em ser humilde, em ser flexível, em desafiar-se, em ousar e usar a sua fé … É isso que precisa, amiga internauta, diante desse desafio!!
Um grande abraço e até à próxima semana!
Deixe o seu comentário.
Elizete - V.N.G
Abril 4, 2015 às 0:07
Olá dna Viviane boa noite!
Obrigada por cada áudio, pois são palavras
edificantes e tem vindo sempre de encontro ao que preciso e me ajudado a crescer na fé.
A senhora mesmo de longe foi minha mãe na fé através dos áudios do jejum consegui me conhecer e resolver problemas que a muitos anos não sabia como resolver…
Agradeco a Deus por a senhora existir.
Deus a abençoe sempre mais… 🙂
Sabrina Silva
Abril 4, 2015 às 0:06
Boa noite dna.Vivi,
quando a minha oração é fraca, ela está exprimindo aquilo que eu trago dentro de mim,ou seja emoções. Quando eu estou vivendo a fé racional, a minha oração tem poder. Eu estou vivendo essa fé, de coisas que se esperam, eu não vejo, não posso tocar e nem sentir, mas eu creio! Eu creio em Deus e escolhi crer em mim, não olhar as conquistas do passado, mas buscar novas experiências com Deus, novas revelações,e assim basear a minha vida.
Um beijinho e até o próximo post!
Irina Leal
Abril 4, 2015 às 0:05
Boa noite dona Vivi
Chamou me a atenção a pergunta que a senhora fez! O que tem predominado na minha mente, hoje eu posso dizer que o que predomina é a minha fé, pois já cometi o erro no passado, de tirar os meus olhos do que realmente é mais importante(a minha salvação) e foi a pior faze da minha vida, então, hoje eu só olho para esse erro, somente para aprender com ele, e olhar somente para a promessa, aguardando a cidade que Deus está preparando pra mim!
Obrigada dona Vivi
Um abraço
Júlia Teca
Abril 4, 2015 às 0:04
Realmente dona Viviane, e eu noto que a ansiedade pela solução do problema que estou a passar começa pelo facto de deixar a oração, ou seja participar a situação para Deus, por segundo plano. Quando eu falo com Deus numa atitude fé, essa ansiedade é lançada para fora e por mais que as circunstâncias me apertem, o meu interior está forte, focado na direcção certa.
Problemas são para se passar e não para se viver, a fé sim é para se viver e não para se passar de vez em quando, tenho que permanecer na fé.
Então, este problema tem-me causado dor sim, e por vários momentos fui vencida pela dúvida e pelo medo. Chorei, lamentei, mas não resolveu. Então, logo vê-se que não foi uma atitude inteligente.
Clenilda Salomão
Abril 4, 2015 às 0:01
Olá dona Viviane
Passei por uma situação e até parece que a senhora fala de mim, pois quando comecei a buscar me aproximar mais de Deus comecei a ver falhas e erros não só em mim mas em situações do dia a dia , e comecei a me sentir sufocada sem saber como agir e resolver, a verdade estava a espera de sentir a solução, e tudo que ouvia tentava colocar em prática, mas mais o problema crescia, até falar com Deus não conseguia ou melhor falava mas não “sentia ” nada, foi quando deixei de querer sentir e passei a fé , tirei meu foco do problema e coloquei no Autor da solução , foi como se aquilo tudo ficasse tão pequeno e não faz ameaça a mim.
Me senti nem sei dizer como , quando percebi que estava a deixar de ver a grandeza de Deus , para ver a grandeza do problema,
Cada audio é um degrauzinho que subo na minha conquista , hoje tenho outros acompanhamentos, mas quando nada tinha , só problemas para resolver, foi aqui que Deus usou a senhora para nos indicar a saída
Deus abençoa
Um abraço para senhora e a família
FJPortimão-Andreia Fernandes
Abril 3, 2015 às 23:59
Quando temos uma parceria com Deus, depositando toda a nossa total e completa confiança nele fazendo a nossa parte para que ele faça assim consecutivamente a dele ,as coisas vão surgindo. Eu aprendi a colocar a minha fraqueza nas mãos de Deus e priorizar as coisas espirituais me revoltar contra a situação e não tirar meu foco de Deus tudo mais ele fará!!