Audio : Fé – A fé que aguarda
- 3
- Abr
- 2015
Olá, a todos os internautas!
É um prazer estar aqui convosco e aqui no blog temos a oportunidade de estarmos mais próximos através deste áudio, todas as sextas feiras.
O tema de hoje é: “A fé que aguarda”
E pode acompanhar-me através da leitura no livro de Hebreus 11.9:
“Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas …”
Quem era esse? Era Abraão. Abraão viveu a sua vida na fé. Ele teve obstáculos, sentimentos e erros, mas o que predominou na sua vida foi a fé. E essa fé, não se trata apenas de uma fé de conquistas, não! Porque ele já tinha conquistado, já tinha o seu filho, Isaque! Mas no sentido que Abraão viveu os seus dias com Deus. E é essa a fé que eu quero falar convosco hoje.
Quando eu vivo a minha fé, não somente para as conquistas da família, da vida económica, da saúde, mas também em prol do meu relacionamento com Deus. Embora eu tenha conquistas, eu não perco o foco do meu objetivo, porque o meu objetivo maior não está no filho ou nas conquistas. Está sim exatamente em aguardar a cidade que Deus era como arquiteto e edificador como aqui diz, no versículo:
“Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; (v.10) porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.”
E a minha pergunta para si, amiga internauta, é a seguinte:
– “Você tem vivido dia após dia e o que é que tem predominado na sua vida? É a preocupação pela vida económica, familiar, com o seu trabalho, é o objetivo de ter sucesso na sua vida económica, na sua empresa, … O que predomina na sua mente?”
Bom! O que tem predominado na sua mente é o que tem focado como objetivo. E o que observa nos versículos referidos acima, é que Abraão viveu focado, aguardando a cidade da qual Deus é o arquiteto, ou seja, a salvação.
Por mais dificuldades e problemas que tenha, sabe que tem de exercer a sua fé.
E a fé é certeza de coisas que se esperam, então quando age a sua fé, resolve o problema. Mas quando vive a ser levada, influenciada pelo problema, então fica focada nesse, fica destraida e não olha para a cidade que Deus preparou para si, que é a sua salvação.
E o que deixa a desejar? O seu convívio, relacionamento com Deus, fica a olhar para o objetivo que é algo passageiro. A sua família? Um dia todos vão morrer? O seu emprego, os seus bens? Vão passar …
Um dia você vai morrer. E o que vai acontecer? O que priorizou? Peregrinou nessa nessa vida, priorizando habitar apenas nas conquistas ou a priorizar na cidade que Deus tem para si? – Amiga internauta é uma pergunta que coloco a si.
Porque a fé não é somente para as conquistas, vida financeira, familiar ou saúde, mas para se manter até ao fim “de olho” na cidade de ouro que tem preparada para nós. E enquanto aguardamos essa cidade? Vigia, prepara-se, mantem acesa a nossa candeia, vela, aguardando o nosso Senhor, o noivo chegar.
Sabe, quando a sua preocupação está nos seus familiares, saúde, seja o que for, e não resolve isso…
Talvez pergunte: – “Mas Viviane como resolver isso? Estou com um problema económico, não consigo pagar as minhas dívidas; estou com problema com o meu marido, descutimos todos os dias, perco a paz; estou com problema com o meu filho que é viciado; como é que manifesto a minha fé diante de tantos problemas que estou a vivenciar?”
Eu quero que manifeste a sua fé, certeza de coisas que se esperam…
Fala com Deus, leva o seu problema a Deus, exercita essa fé, que está dentro de si e depois de o fazê-lo fica com a certeza dentro de si. Porque há certeza dentro de si, mesmo que os seus olhos não estejam a ver no momento, mas tem a certeza e nada lha tira, então essa certeza é a resposta de Deus para si.
– “Mas Viviane, não tenho essa certeza, porque vem muitas dúvidas e medos, vem questões como vai ser, como tem de ser?!”
Amiga internauta, é porque chega junto de Deus já a olhar para o problema e não a olhar para a promessa.
E aí está uma grande diferença!
Porque quando olha para a promessa e tem a certeza plena de que Deus vai responder, é porque tem a certeza em Deus e não há motivo para viver na dúvida. Pode ter dúvida até alguns minutos ou dias, mas nunca para toda a vida. Não! Porque a sua fé em Deus exige uma resposta sua também. Não somente a resposta de Deus. Mas uma certeza dentro de si, após falar com Ele.
E uma observação: “Como tem sido a sua oração?”
Deve ter um problema na sua oração … Que problema? O problema é que deve estar a falar de uma forma emotiva, sensibilizada pelo que está a viver e não com a certeza daquilo que Ele prometeu vai ter que alcançar. Olhe direito o que está a fazer …!!
Psiu … psiu … psiu … Não coloca a culpa em Deus, não!!
É você e Deus. Tem de dar os 50% de si, da sua fé e os outros 50% é de Deus, mas parte primeiro de si e não de Deus.
Como tem reagido? Desconfiada ao falar com Deus? … Então não vai alcançar coisa nenhuma. Porque a fé é certeza de coisas que se esperam. Se não tem a certeza de coisas que se esperam, logo não está a manifestar a fé, mas sim a dúvida.
Está a entender, amiga internauta?
A fé tráz uma segurança, uma estabilidade.
Eu também já vivi muitas aflições como têm lido aqui no blog, mas a meio dessas eu agi a minha fé, exprimi isso para Deus e terminando eu tomei atitude. Após eu expelir tudo para Deus, tomei atitudes em prol da minha fé. Eu não esperei apenas por Deus, que me fizesse sentir alguma coisa, porque fé não é ter que sentir, é certeza. Fazer o que Deus me mandou realizar, logo não posso ficar a chorar ou a entregar-me ao problema… Eu tenho que andar, caminhar e resolver as coisas! Não posso ficar frustrada, triste nem amargurada. Não!! Tenho que resolver e entregar a Deus o que tiver que entregar.
É assim que se resolve o problema!!
Não é vivendo ou sentido os problemas, mas tomar posse do que Deus diz para alcançar. É entregar, crer, ter certeza, agir e não entregar-se aos problemas nem à emoção! É sim reagir. Use essa fé que está dentro de si …
E foi isso que Abraão fez ao peregrinar na terra, isto é, nesta vida. E não é por um dia, mas por anos e para toda a vida. Mas ele habitou em tendas, ou seja, não estava fixo num lugar, mas ele aguardava a cidade que Deus havia preparado. Ele vigiava, preparava-se, esperava e consequentemente quando se espera conserta-se, arruma-se, melhora-se enquanto pessoa na sua fé.
E é isso que eu quero que tenha, que se prepare para esta cidade. E todos os problemas que tem vivenciado, que estão diante de si, resolva esses, use a fé que está dentro de si e pare de murmurar, de olhar para trás e viva o dia de hoje.
É bom esse desafio estar diante dos seus olhos, sabe para quê? Para exercitar a sua fé e a não ficar um “profeta velho”, a falar do passado, em ser humilde, em ser flexível, em desafiar-se, em ousar e usar a sua fé … É isso que precisa, amiga internauta, diante desse desafio!!
Um grande abraço e até à próxima semana!
Deixe o seu comentário.
julieta Lupambo
Abril 12, 2015 às 23:13
Ola D. Viviane
Tudo neste mundo é passageiro: A Família, As Riquezas, O Casamento, ate a Saúde, porque afinal de contas um dia vamos morrer e ai tudo acaba, tudo fica cá! Mas a minha alma é eterna! E é por isso que o mais importante, o meu foco central, tem que ser cuidar do “lugar” para onde a minha alma ira… a minha casa eterna. Por isso cuido da minha vida terrena, mas a minha prioridade é cuidar da minha alma, do meu interior, almejando a minha morada eterna, pela qual eu espero, pela minha fé
Ana Carolina
Abril 12, 2015 às 15:08
Boa tarde dona Viviane !
Durante anos na minha vida fiquei focada no problema familiar e financeiro.Permiti que os sentimentos conduzissem minha vida. Mas quando decidi dar um basta e partir para o altar , a visão mudou acompanhada desta paz-certeza que a promessa de Deus vai se cumprir.
Obrigada pelo áudio pois vejo que a dependência em Deus traz forças.
alexandra vilela
Abril 11, 2015 às 23:38
Entendi que preciso ser mais ousada na minha fé não deixar tudo para Deus resolver mas, tenho que fazer a minha parte para ver a Gloria Dele na minha vida.Pedir simplesmente não vai trazer nenhum resultado se eu não tomar a iniciativa de mudar…
venulda
Abril 11, 2015 às 18:55
Boa tarde D Viviane eu sempre fui uma pessoa muito sentimentalista e por causa disso tenho sofrido muito quando entrei para a igreja em vez de usar uma fe inteligente passei a viver uma fe emotiva tive muitos anos na igreja a minha vida nao sai do lugar as minhas oracoes era de comover e quando orava chorava tanto porque queria que Deus tivesse pena de mim por isso eu me afundava cada vez mais eu vivia os meus problemas eu fazia fotos propositos mas nada acontecia porque no fundo nao acreditava que Deus era maior que os meus problemas ate que um dia falai com a esposa e ela me disse que eu estava a ser muito sentimental apartir daquele dia mudei tudo ate a minha maneira de orar e passei a acreditar em tudo que faco e comecei a ver Deus a agir na minha vida passei a usar a fe intelegente os problemas vem mas agora eles nao me dominao por agora sei que meu Deus e maior que todos eles
SONNIA ROMERO. SANT ANDREU. BARCELONA-ESPAÑA
Abril 11, 2015 às 15:58
SONNIA ROMERO. SANT ANDREU. BARCELONA-ESPAÑA.
FE QUE AGUARDA.
Sra. Viviane este audio ha sido de gran ayuda para mi muchas veces uno se equivoca con el significado de la Fe, se piensa que la Fe es solo para las conquistas, la cura la sanación la liberación, y sin embargo la Fe que Dios quiere que uno viva es aquella Fe de Abraham, esa Fe que dejaba todo y seguía detrás de Él, en busca de su salvación independientemente de tener su esposa su hijo, Abraham era ese hombre temeroso de Dios y siempre estaba atento a la voz de Dios. Fue un hombre que nunca se canso de esperar porque el estaba seguro de la palabra de Dios el confiaba incondicionalmente, es así como uno también tiene que ser…De Fe, saber esperar y hablar con Dios de verdad siendo sincero y humilde.
Rosaria Ramos
Abril 11, 2015 às 12:49
Boa tarde Dª Viviane,sem fé é impossivel agradar a Deus,houve momentos da minha vida em que a area financeira me preocupava sozinha ( pensava eu) com 3 filhos para sustentar,nao sabia o que fazer,da minha vida, pensava e nada me vinha a mente mesmo dentro da igreja a preocupaçao ocupava a minha mente,foi entao que a minha mente despertou,e passei a usar a fé,em vez de orar pelo problema passei a orar pelas respostas,ate hoje nunca mais me preocupei com as coisas terrenas,e Ele nao me tem deixado faltar nada.