Audio : Fazendo justiça de forma errada
- 10
- Out
- 2014
Olá a todos os internautas, é um prazer estar aqui com todos vocês através do Blog, onde pode ficar a par também de vários temas, como “De Filhos para Pais”. Temos atendido muitas pessoas, inclusive esposas de pastores, que tiveram a sua infância muito conturbada porque faltaram algumas advertências aos seus pais. Então, criámos este post, onde os filhos se dirigem aos pais. É importante que dê uma leitura para saber o seu papel como mãe, e porque, igualmente, é uma filha. Todos somos filhos!
Temos também mensagens sobre a saúde, da Kátia Cardoso, igualmente da Luísa Teixeira, diretamente para as obreiras, a Sílvia Alvarenga falando com as jovens e eu a transmitir todas as semanas o áudio, falando acerca de um versículo bíblico, comparando a um tema e mencionando situações específicas do nosso dia a dia.
Estivemos a ler, esta semana, sobre Joquebede, quando deixou o seu filho no Rio Nilo e a filha de Faraó o adoptou, permitindo que a mãe de Moisés cuidasse dele.
Hoje, acompanhe comigo a seguinte leitura:
“Naqueles dias, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos e viu os seus labores penosos; e viu que certo egípcio espancava um hebreu, um do seu povo.Olhou de um e de outro lado, e, vendo que não havia ali ninguém, matou o egípcio, e o escondeu na areia.” (Ex.2:11,12)
Moisés agiu de forma errada porque foi levado pelas circunstâncias. E todas as vezes que isto acontece, agimos de forma errada, colhendo as respetivas consequências.
Ao cometer um erro, olha-se de um lado para o outro, às escondidas. Quando pretende esconder algo, certamente é trevas! Não é certo, é injusto. E você sabe disso, tanto que o esconde.
Após adão e Eva terem comido da fruta, que jamais poderiam tocar, eles se esconderam, tal e qual como Moisés reagiu, escondendo aquele egípcio na areia.
Quando comete um erro e se esconde – até uma criança age assim – não encara ou enfrenta a forma como agiu. Moisés não assumiu: “Agi por impulso e matei um egípcio que estava a espancar um hebreu.”
Moisés estava no palácio sem saber o que sucedia ao povo. Quando saiu, apercebeu-se da injustiça cometida por parte dos egípcios, que submetiam o seu povo a trabalhos penosos, de escravidão.
Veja que ainda que fosse injusto, por parte dos egípcios, ou ainda que o seja da parte dos endemoninhados, daqueles que fazem o que é errado, não é por exercer “justiça” à sua maneira, que estará a proceder corretamente. A forma errada de agir é assim mesmo, permitindo-se dominar pelo impulso. Todas as vezes que tem impulso de agir de acordo com a sua natureza ou vontade, respire! Pense: “Deus me ajude!” Peça orientação a Deus, para que Ele a ajude nesse momento, e a impeça de fazer justiça com as próprias mãos, ser conduzida pelos impulsos e sentimentos. Esta é a forma justa de o fazer!
Amanhã ou depois, sendo você cristão ou não, crendo em Deus ou não, colherá as respetivas consequências.
Lembre-se: Deus respeita a sua vontade. Por isso é que deve estar dependente d’Ele, pois a sua vontade é vingar e pagar o mal com o mal. Por isso o Senhor Jesus disse que bom, só é Deus! Nós, seres humanos, não somos bons.
Amiga internauta seja racional e não conduzida pelos seus impulsos.
Eu quero saber acerca da sua participação: o que está a enfrentar neste momento? Quer agir da forma errada? Já cometeu erros que não deveria ter cometido e está a sofrer as consequências agora? Então, seja racional. Comece a agir, daqui para a frente, da forma certa. Não se condene pelo passado. A fé inteligente olha para a frente!
Um grande abraço. Segunda-feira estaremos de volta.
Ana Pinho
Outubro 10, 2014 às 12:20
Bom dia D.Viviane. Isso já aconteceu comigo, por agir impulsivamente, sem pedir primeiro orientação a Deus, acabei por fazer uma suposta “justiça” mas de forma errada. Por isso, tenho aprendido a estar sempre atenta e vigilante para não me deixar levar pelas circunstâncias mas sim ser racional.
Fabiana Rubenia
Outubro 10, 2014 às 12:12
Quantas das vezes já comentamos injustiças,e quantas das vezes fomos injustiça dos.Sabe Deus nos ensina claramente a usar o bom senso, de pensar antes de agir.
Só Ele para nos da forças.
Rita Semedo
Outubro 10, 2014 às 12:05
É verdade. Não podemos combater a injustiça com injustiça. Mas sim com a atitude contrária: justiça. E quem maior advogada se não o nosso Deus?! Por isso tão importante agir com Ele ou simplesmente deixar nas mãos d’Ele porque cedo ou tarde a justiça se fará.
Givanilde /Setúbal 2
Outubro 10, 2014 às 11:59
Bom dia, D. Vivi
As vezes me pego agindo pelo impulso, sem querer e sem perceber, depois fico revolta comigo mesma, mas sei que não sou perfeita, mas não quero viver desapercebida. Por esse motivo tenho procurado ficar o máximo em alerta, vigiando minhas atitudes, pensamentos e vivendo crendo na misericórdia de Deus na minha vida.
Neilla
Outubro 10, 2014 às 11:41
Olá Dnª Viviane,
Seus poster tem me ajudado muito.Uma atitude errada, pode trazer muitas conseqüências, eu já tive experiência disso, por achar que estava agindo certo, agir por impulso, pelos sentimos. E colhi as conseqüências disso. Hoje aprendi, mais poderia ter evitado muita coisa, se eu tivesse deixado Deus agir, ao invés de eu ter tomado a atitude. Como a senhora disse, Deus respeita a atitude que eu tomar, por isso agora aprendi sempre colocar Ele a frente,e não ser mais precipitada, mas mesmo assim, tenho que ficar sempre atenta, porque situações sempre surgem para eu agir errado, se eu estiver em alerta, não cometerei erros das quais venha me arrepender amargamente.
Um grande Abraço
Ana
Outubro 10, 2014 às 11:40
Olá dona vivi, muitas vdas vezes agimos por impulso e não pensamos nas consequências depois vem o fruto daquilo ,por não usar a fé e sim a emoção pois quando usamos a fé pedimos sempre direção a Deus e assim colheremos do seu fruto.eu sempre faço escolhas na base da emoção mas a partir de hoje mudei….