Audio : A quem você teme
- 3
- Out
- 2014
“O rei do Egito ordenou às parteiras hebréias, das quais uma se chamava Sifrá, e outra, Puá,
dizendo: Quando servirdes de parteira às hebréias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva.
As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos.
Então, o rei do Egito chamou as parteiras e lhes disse: Por que fizestes isso e deixastes viver os meninos?
Responderam as parteiras a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.
E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte.
E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família.
Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem aos hebreus lançareis no Nilo, mas a todas as filhas deixareis viver.” (Ex.1:15-22)
O diabo teme e treme perante os que são de Deus, perante o povo escolhido. E Deus já o constituiu como povo d’Ele, se você Lhe obedece.
Então o que o diabo quer e tenta? Matar aqueles que são filhos de Deus, consoante foi instruido às parteiras. Elas tinham a ordem do rei.
Imagine ter a ordem do presidente, do governador, para executar algo. Mas porque aquelas parteiras temiam a Deus, não obedeceram ao rei do Egipto.
O diabo usa pessoas, imaginando que exercendo pressão, você lhe obedece. Antes da ordem do rei, aquelas parteiras já não o temiam e, por isso, as suas vidas estavam sob ameaça. Por temerem a Deus, poderia acontecer-lhes algo drástico, mas por terem priorizado a Deus, Ele as salvou!
No momento em que o rei pediu satisfações, afirmaram: “É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.”
Se atentar, parece uma mentira; um engano. Contudo, elas não tinham a intenção de mentir, mas de respeitar o povo escolhido de Deus. Se matassem os meninos, não haveria multiplicação, provocando o extermínio do povo de Israel. E era tudo o que o diabo queria.
Desde o início da História, que se percebe ser essa a estratégia do diabo: excluir o povo eleito de Deus.
O diabo pode até usar o poder de autoridades constituídas, como no caso do rei do Egipto, mas quando contamos e dependemos exclusivamente de Deus, priorizando-O, então, o nosso medo não é em relação ao governador ou lei, mas na base do temor a Deus.
Deus fez bem às parteiras porque elas O temeram. Assim lhes constituiu família.
Muitas pessoas, hoje em dia, temem os familiares, temem no seu emprego, o patrão, as suas amigas e amigos… temem tudo e todos, menos a Deus! Por isso é que, muitas vezes, não têm família, paz, um lar ou um abrigo. Porque trocam as suas prioridades pela pressão do diabo.
A escolha é sua! As parteiras fizeram a sua própria escolha. É você que decide a quem vai temer: A Deus, ou aos “reis” deste mundo, que talvez têm vindo a “governar” no seu trabalho, futuro ou vida.
Amiga, reflita neste caso e veja que Deus não abandonou aquelas parteiras, mas as abençoou e assim será com todos aqueles que priorizam a Deus.
Se está aliada com Ele, está segura, terá força e terá um abrigo, não apenas nesta vida, mas eterno!
Até segunda-feira, onde continuaremos a falar sobre Êxodo.
Vai descobrir mais acerca da história do povo de Israel e também da sua própria história!
Clyslaine Lima
Outubro 27, 2014 às 22:29
Muitas pessoas, hoje em dia, temem os familiares, temem no seu emprego, o patrão, as suas amigas e amigos… temem tudo e todos, menos a Deus! Por isso é que, muitas vezes, não têm família, paz, um lar ou um abrigo. Porque trocam as suas prioridades pela pressão do diabo. Se está aliada com Deus, está segura, terá força e terá um abrigo, não apenas nesta vida, mas eterno!
Mary Nascimento
Outubro 27, 2014 às 20:41
Rever a quem estamos aliado,nossas prioridades,ver a opinião que realmente importa pra gente importa,priorizar sempre a vontade de Deus ,temos que aguentar a pressão e não ceder ainda que diante de uma autoridade,fazer o que é certo.escolher sempre fazer a vontade de DEUS como aquelas parteiras
Juliane
Outubro 27, 2014 às 19:09
Ao obedecer a Voz de Deus me torno filha e uma ameaça para o diabo.
O temor para com Deus, para com a Sua Obra e quem é de Deus nos faz, sermos bem vistas diante de Deus, Ele se agrada de nós. Deus nos abençoa. O temor à Deus nos faz aliada de Deus e segura.
No meu trabalho tive boas experiências, sempre coloquei Deus em primeiro lugar e Deus sempre me honrou.
GEICIANE (CATU)
Outubro 26, 2014 às 19:17
Quando deixamos de Temer a DEUS para temer as coisas do mundo isso faz as coisas desse mundo o nosso deus,mas se nós priorizarmos os planos DEUS em nossas vidas tudo dará certo.
Larissa Souza
Outubro 26, 2014 às 3:43
Sim assim como aquelas parteiras nós temos que temer a Deus ouvindo a sua voz.
Tamires
Outubro 26, 2014 às 2:33
Dona Viviane, O temor tem como base principal o respeito.E realmente as vezes deixamos que esse temor se transforme em medo, por causa de uma pressão ou receio de algo ou alguém devida a alguma situação em nossas vidas, mas como tememos a Deus, Ele está a nossa frente para nos proteger de tal afronta, medo, desertos.. porque n’Ele confiamos, tememos.
Nós devemos avaliar todos os dias as nossas condutas e se percebemos o erro que confessamos para alcançarmos a misericórdia de Deus.. Pois não é fácil, somos de carne. Porém somos Filhos de Deus.