Audio : A quem você teme
- 3
- Out
- 2014
“O rei do Egito ordenou às parteiras hebréias, das quais uma se chamava Sifrá, e outra, Puá,
dizendo: Quando servirdes de parteira às hebréias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva.
As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos.
Então, o rei do Egito chamou as parteiras e lhes disse: Por que fizestes isso e deixastes viver os meninos?
Responderam as parteiras a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.
E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte.
E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família.
Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem aos hebreus lançareis no Nilo, mas a todas as filhas deixareis viver.” (Ex.1:15-22)
O diabo teme e treme perante os que são de Deus, perante o povo escolhido. E Deus já o constituiu como povo d’Ele, se você Lhe obedece.
Então o que o diabo quer e tenta? Matar aqueles que são filhos de Deus, consoante foi instruido às parteiras. Elas tinham a ordem do rei.
Imagine ter a ordem do presidente, do governador, para executar algo. Mas porque aquelas parteiras temiam a Deus, não obedeceram ao rei do Egipto.
O diabo usa pessoas, imaginando que exercendo pressão, você lhe obedece. Antes da ordem do rei, aquelas parteiras já não o temiam e, por isso, as suas vidas estavam sob ameaça. Por temerem a Deus, poderia acontecer-lhes algo drástico, mas por terem priorizado a Deus, Ele as salvou!
No momento em que o rei pediu satisfações, afirmaram: “É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.”
Se atentar, parece uma mentira; um engano. Contudo, elas não tinham a intenção de mentir, mas de respeitar o povo escolhido de Deus. Se matassem os meninos, não haveria multiplicação, provocando o extermínio do povo de Israel. E era tudo o que o diabo queria.
Desde o início da História, que se percebe ser essa a estratégia do diabo: excluir o povo eleito de Deus.
O diabo pode até usar o poder de autoridades constituídas, como no caso do rei do Egipto, mas quando contamos e dependemos exclusivamente de Deus, priorizando-O, então, o nosso medo não é em relação ao governador ou lei, mas na base do temor a Deus.
Deus fez bem às parteiras porque elas O temeram. Assim lhes constituiu família.
Muitas pessoas, hoje em dia, temem os familiares, temem no seu emprego, o patrão, as suas amigas e amigos… temem tudo e todos, menos a Deus! Por isso é que, muitas vezes, não têm família, paz, um lar ou um abrigo. Porque trocam as suas prioridades pela pressão do diabo.
A escolha é sua! As parteiras fizeram a sua própria escolha. É você que decide a quem vai temer: A Deus, ou aos “reis” deste mundo, que talvez têm vindo a “governar” no seu trabalho, futuro ou vida.
Amiga, reflita neste caso e veja que Deus não abandonou aquelas parteiras, mas as abençoou e assim será com todos aqueles que priorizam a Deus.
Se está aliada com Ele, está segura, terá força e terá um abrigo, não apenas nesta vida, mas eterno!
Até segunda-feira, onde continuaremos a falar sobre Êxodo.
Vai descobrir mais acerca da história do povo de Israel e também da sua própria história!
lanny silvaa
Outubro 19, 2014 às 1:25
muito forte, devemos escolher quem vamos temer, se é Deus ou as pessoas desse mundo, aquelas parteiras foram abençoadas por que elas temiam a Deus…o diabo teme e treme diante de uma pessoa que é de Deus.
Hemmilly Clécia de Sousa
Outubro 18, 2014 às 21:52
Estava meditando sobre esse mesmo trecho bíblico, estava refletindo sobre a coragem que essas parteiras tiveram de arriscar a própria vida por temer a Deus. Elas poderiam pensar apenas em seu bem-estar e segurança, mas temeram a Deus e não obedeceram ao rei, e ao fazer isso foram abençoadas.
Estava me lembrando de situações em que tive que tomar atitudes semelhantes a daquelas parteiras por temor a Deus. Uma delas foi a de enfrentar o meu patrão dizendo que não iria mentir para não desagradar a Deus. Mas Deus me protegeu e não fui demitida, e ainda consegui um emprego melhor. Deus sempre se responsabiliza quando nós nos arriscamos para o obedecer.
Cristiane
Outubro 18, 2014 às 21:35
O temor não nós traz medo e sim confiança.
jeane veloso salvador
Outubro 17, 2014 às 16:10
então muita das vezes as pessoa coloca a seu trabalho ou outra coisa temendo isso em vez de DEUS quando a pessoa prioriza o nosso senhor somos totalmente abençoado
Vanessa
Outubro 17, 2014 às 0:04
Olá Dona Viviane, muito forte esse audio.
Ultimamente tenho me perguntado a quem eu estou temendo, Deus ou os problemas? E de fato se eu me retê ao problema, e não avançar, jamais vou ser forte ou ter as mãos de Deus na minha vida.Ter temor a Deus é muito mais do que imaginamos. É respeito, é obediência.
SHEILA SILVA
Outubro 16, 2014 às 4:12
Verdade dn viviane
Não podemos temer a nada, somente a Deus, e andar em obediência a sua palavra usando a nossa fé e confiança, resistindo as nossas vontades e a vontades desse mundo, e , não olhar para traz e dar atenção a vozes erradas.Temos que dar ouvido somente a voz de Deus.