Audio : A quem você teme
- 3
- Out
- 2014
“O rei do Egito ordenou às parteiras hebréias, das quais uma se chamava Sifrá, e outra, Puá,
dizendo: Quando servirdes de parteira às hebréias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva.
As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos.
Então, o rei do Egito chamou as parteiras e lhes disse: Por que fizestes isso e deixastes viver os meninos?
Responderam as parteiras a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.
E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte.
E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família.
Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem aos hebreus lançareis no Nilo, mas a todas as filhas deixareis viver.” (Ex.1:15-22)
O diabo teme e treme perante os que são de Deus, perante o povo escolhido. E Deus já o constituiu como povo d’Ele, se você Lhe obedece.
Então o que o diabo quer e tenta? Matar aqueles que são filhos de Deus, consoante foi instruido às parteiras. Elas tinham a ordem do rei.
Imagine ter a ordem do presidente, do governador, para executar algo. Mas porque aquelas parteiras temiam a Deus, não obedeceram ao rei do Egipto.
O diabo usa pessoas, imaginando que exercendo pressão, você lhe obedece. Antes da ordem do rei, aquelas parteiras já não o temiam e, por isso, as suas vidas estavam sob ameaça. Por temerem a Deus, poderia acontecer-lhes algo drástico, mas por terem priorizado a Deus, Ele as salvou!
No momento em que o rei pediu satisfações, afirmaram: “É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.”
Se atentar, parece uma mentira; um engano. Contudo, elas não tinham a intenção de mentir, mas de respeitar o povo escolhido de Deus. Se matassem os meninos, não haveria multiplicação, provocando o extermínio do povo de Israel. E era tudo o que o diabo queria.
Desde o início da História, que se percebe ser essa a estratégia do diabo: excluir o povo eleito de Deus.
O diabo pode até usar o poder de autoridades constituídas, como no caso do rei do Egipto, mas quando contamos e dependemos exclusivamente de Deus, priorizando-O, então, o nosso medo não é em relação ao governador ou lei, mas na base do temor a Deus.
Deus fez bem às parteiras porque elas O temeram. Assim lhes constituiu família.
Muitas pessoas, hoje em dia, temem os familiares, temem no seu emprego, o patrão, as suas amigas e amigos… temem tudo e todos, menos a Deus! Por isso é que, muitas vezes, não têm família, paz, um lar ou um abrigo. Porque trocam as suas prioridades pela pressão do diabo.
A escolha é sua! As parteiras fizeram a sua própria escolha. É você que decide a quem vai temer: A Deus, ou aos “reis” deste mundo, que talvez têm vindo a “governar” no seu trabalho, futuro ou vida.
Amiga, reflita neste caso e veja que Deus não abandonou aquelas parteiras, mas as abençoou e assim será com todos aqueles que priorizam a Deus.
Se está aliada com Ele, está segura, terá força e terá um abrigo, não apenas nesta vida, mas eterno!
Até segunda-feira, onde continuaremos a falar sobre Êxodo.
Vai descobrir mais acerca da história do povo de Israel e também da sua própria história!
sandra regina
Outubro 15, 2014 às 2:28
é bem assim tem gente que faz de um tudo pra agradar as pessoas,mas não são capaz de fazer de um tudo pra agrada a Deus,aquelas parteiras não faziam parte do povo de Israel eram egípcia mas mesmo assim procurou agradar a DEUS não ao homem(o rei faraó) poxa isso é muito forte.
Maria Jessyka
Outubro 15, 2014 às 0:58
Este post te sido um reflexo da minha vida, pois depois que comecei a priorizar a vontade de Deus em minha vida e deixei de preocupar com que os iriam pensar,deixei de fazer as minha vontades e necessidades e passei a viver na dependência e vontade de Deus tudo mudou passei a ter paz de verdade e conheci a verdadeira felicidade, vale a pena sacrificar o nosso eu, e vencer as pressões do diabo, porque o que vem de Deus e extraordinário.
clarice silva
Outubro 14, 2014 às 14:43
Com certeza a DEUS, temos que colocar toda nossa confiança e fé em DEUS ,ELE tem que ser o primeiro em nossas vidas, devemos ser obedientes a DEUS.
Camila
Outubro 14, 2014 às 5:11
As parteiras temiam a Deus e confiavam que Deus não iria desampara-las ,um exemplo de confiança e justiça.
Carol Borgeth
Outubro 14, 2014 às 4:12
Se analisarmos passamos com frequência por esta situação no nosso dia a dia, temos total liberdade para mentir, ter amizades mundanas, fazer justiça com nossas mãos ou fazer qualquer tipo de coisa que vá contra a fé cristã, só que quando tememos a Deus, temos a consciência e certeza de que a justiça Dele é a maior, e que se permanecermos firmes ele julgará a nossa causa!
DENISE LIMA NOVAKI
Outubro 14, 2014 às 0:41
É VERDADE, PENSANDO BEM E REFLETINDO AS PARTEIRAS TINHAM TODO O MOTIVO DO MUNDO PARA EXECUTAR AS ORDENS A FINAL DE CONTAS ERA O REI A AUTORIDADE MAIOR.
MAS ELAS TEMERAM AO UM REI MAIOR AINDA QUE ERA DEUS, FICARAM COM MEDO E TEMOR POR TIRAR A VIDAS DOS MENINOS, MAS FORAM EM FRENTE FORAM CORAJOSAS E NÃO ACATARAM AS ORDENS E NO FINAL DEUS VENDO A SINCERIDADE DELAS , AS ABENÇOOU-AS .
SE FIZERMOS A VONTADE DE DEUS E FORMOS OBEDIENTES A SUA SUA PALAVRA , JAMAIS PERDEMOS.