Audio : A quem você teme
- 3
- Out
- 2014
“O rei do Egito ordenou às parteiras hebréias, das quais uma se chamava Sifrá, e outra, Puá,
dizendo: Quando servirdes de parteira às hebréias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva.
As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos.
Então, o rei do Egito chamou as parteiras e lhes disse: Por que fizestes isso e deixastes viver os meninos?
Responderam as parteiras a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.
E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte.
E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família.
Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem aos hebreus lançareis no Nilo, mas a todas as filhas deixareis viver.” (Ex.1:15-22)
O diabo teme e treme perante os que são de Deus, perante o povo escolhido. E Deus já o constituiu como povo d’Ele, se você Lhe obedece.
Então o que o diabo quer e tenta? Matar aqueles que são filhos de Deus, consoante foi instruido às parteiras. Elas tinham a ordem do rei.
Imagine ter a ordem do presidente, do governador, para executar algo. Mas porque aquelas parteiras temiam a Deus, não obedeceram ao rei do Egipto.
O diabo usa pessoas, imaginando que exercendo pressão, você lhe obedece. Antes da ordem do rei, aquelas parteiras já não o temiam e, por isso, as suas vidas estavam sob ameaça. Por temerem a Deus, poderia acontecer-lhes algo drástico, mas por terem priorizado a Deus, Ele as salvou!
No momento em que o rei pediu satisfações, afirmaram: “É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.”
Se atentar, parece uma mentira; um engano. Contudo, elas não tinham a intenção de mentir, mas de respeitar o povo escolhido de Deus. Se matassem os meninos, não haveria multiplicação, provocando o extermínio do povo de Israel. E era tudo o que o diabo queria.
Desde o início da História, que se percebe ser essa a estratégia do diabo: excluir o povo eleito de Deus.
O diabo pode até usar o poder de autoridades constituídas, como no caso do rei do Egipto, mas quando contamos e dependemos exclusivamente de Deus, priorizando-O, então, o nosso medo não é em relação ao governador ou lei, mas na base do temor a Deus.
Deus fez bem às parteiras porque elas O temeram. Assim lhes constituiu família.
Muitas pessoas, hoje em dia, temem os familiares, temem no seu emprego, o patrão, as suas amigas e amigos… temem tudo e todos, menos a Deus! Por isso é que, muitas vezes, não têm família, paz, um lar ou um abrigo. Porque trocam as suas prioridades pela pressão do diabo.
A escolha é sua! As parteiras fizeram a sua própria escolha. É você que decide a quem vai temer: A Deus, ou aos “reis” deste mundo, que talvez têm vindo a “governar” no seu trabalho, futuro ou vida.
Amiga, reflita neste caso e veja que Deus não abandonou aquelas parteiras, mas as abençoou e assim será com todos aqueles que priorizam a Deus.
Se está aliada com Ele, está segura, terá força e terá um abrigo, não apenas nesta vida, mas eterno!
Até segunda-feira, onde continuaremos a falar sobre Êxodo.
Vai descobrir mais acerca da história do povo de Israel e também da sua própria história!
gisele pires dos santos da silva
Outubro 13, 2014 às 0:54
D.Vivi estou lendo o livro de Êxodo e cada vez mais
entendo o valor da mulher de Deus, na sociedade.
Não é nada fácil servir a Deus,mas ele nos mostra que nossa recompensa é eterna,aquelas mulheres mostrou
que vale apena sim temer a Deus e nao ao homem,somos cheias de falhas e de erros mas quando se fala de caráter
tem que ser intocável.
Silvana
Outubro 13, 2014 às 0:48
A obediência a Deus e princípio de sabedoria, e quem obedecemos e que está no controle de nossas vidas.
Rafaella Costa
Outubro 12, 2014 às 22:59
Verdade D. Vivi. Devemos Temer a Deus em todos os momentos da nossa vida, pois Deus sempre deixou claro “O temor do Senhor é o principio do saber”. Por isso não devemos temer a ninguém, mas somente a Deus. Pois assim como Ele honrou aquelas parteiras, também nos honrará nos dias de hoje. Pois é umas das maiores armadinhas do diabo nos dias de hoje.
Bjinhos
Nalda Souza
Outubro 12, 2014 às 21:36
Eu escolho temer a DEUS,mesmo que ao meu redor queira me destruir,eu escolho DEUS.
ana leticia
Outubro 12, 2014 às 0:58
Mesmo com aquela ordem que o rei havia mandado, elas não recusaram a vontade de Deus, não devemos temer a nada e a ninguém somente a Deus.
camila
Outubro 12, 2014 às 0:25
Eu posso imaginar como não foi a pressão que aquelas parteiras receberam do rei, mas por elas não derem credito aquelas ameaças, e decidirem temer somente a Deus, Deus as honrou. E assim também é hoje, quando olhamos para Deus e tememos somente a Ele,, não damos créditos as ameaças que recebemos vindas do diabo.