Audio : A quem você teme
- 3
- Out
- 2014
“O rei do Egito ordenou às parteiras hebréias, das quais uma se chamava Sifrá, e outra, Puá,
dizendo: Quando servirdes de parteira às hebréias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva.
As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos.
Então, o rei do Egito chamou as parteiras e lhes disse: Por que fizestes isso e deixastes viver os meninos?
Responderam as parteiras a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.
E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte.
E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família.
Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem aos hebreus lançareis no Nilo, mas a todas as filhas deixareis viver.” (Ex.1:15-22)
O diabo teme e treme perante os que são de Deus, perante o povo escolhido. E Deus já o constituiu como povo d’Ele, se você Lhe obedece.
Então o que o diabo quer e tenta? Matar aqueles que são filhos de Deus, consoante foi instruido às parteiras. Elas tinham a ordem do rei.
Imagine ter a ordem do presidente, do governador, para executar algo. Mas porque aquelas parteiras temiam a Deus, não obedeceram ao rei do Egipto.
O diabo usa pessoas, imaginando que exercendo pressão, você lhe obedece. Antes da ordem do rei, aquelas parteiras já não o temiam e, por isso, as suas vidas estavam sob ameaça. Por temerem a Deus, poderia acontecer-lhes algo drástico, mas por terem priorizado a Deus, Ele as salvou!
No momento em que o rei pediu satisfações, afirmaram: “É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.”
Se atentar, parece uma mentira; um engano. Contudo, elas não tinham a intenção de mentir, mas de respeitar o povo escolhido de Deus. Se matassem os meninos, não haveria multiplicação, provocando o extermínio do povo de Israel. E era tudo o que o diabo queria.
Desde o início da História, que se percebe ser essa a estratégia do diabo: excluir o povo eleito de Deus.
O diabo pode até usar o poder de autoridades constituídas, como no caso do rei do Egipto, mas quando contamos e dependemos exclusivamente de Deus, priorizando-O, então, o nosso medo não é em relação ao governador ou lei, mas na base do temor a Deus.
Deus fez bem às parteiras porque elas O temeram. Assim lhes constituiu família.
Muitas pessoas, hoje em dia, temem os familiares, temem no seu emprego, o patrão, as suas amigas e amigos… temem tudo e todos, menos a Deus! Por isso é que, muitas vezes, não têm família, paz, um lar ou um abrigo. Porque trocam as suas prioridades pela pressão do diabo.
A escolha é sua! As parteiras fizeram a sua própria escolha. É você que decide a quem vai temer: A Deus, ou aos “reis” deste mundo, que talvez têm vindo a “governar” no seu trabalho, futuro ou vida.
Amiga, reflita neste caso e veja que Deus não abandonou aquelas parteiras, mas as abençoou e assim será com todos aqueles que priorizam a Deus.
Se está aliada com Ele, está segura, terá força e terá um abrigo, não apenas nesta vida, mas eterno!
Até segunda-feira, onde continuaremos a falar sobre Êxodo.
Vai descobrir mais acerca da história do povo de Israel e também da sua própria história!
Flávia Sousa
Outubro 4, 2014 às 18:00
Dona Viviane,
Acompanho seu blog e desde que começaram os áudios de ser um com ele, tenho permanecido firme e colocando em prática as coisas que aprendo, minha comunhão com Deus, minha confiança nele tem mudado, tenho me analisado, depositado todo meu eu para estar de acordo com a sua vontade e ouvindo este áudio hoje pude mais uma vez ver o próprio Deus cuidando de mim, essa pressão do diabo estou tendo, cada dia mais forte e hoje preciso tomar uma decisão e eu optei por obedecer a vontade do meu Deus e mesmo com um enorme dor abrirei mão do que ele me pediu, farei como as parteiras que mesmo correndo os riscos visíveis, se entregaram ao invisível… Creram contra as circunstancias por que temeram a Deus e por isso foram Salvas.
Deus a abençoe muito
Tais Oliveira
Outubro 10, 2014 às 4:27
Boa noite d. Vivi.
Eu provo a minha fé quando estou numa situação de decisão.
Ou eu agrado ao Deus que eu sirvo ou então sirvo as pessoas, por causa da sua autoridade ou posição confiada. O diabo sempre prepara situações difíceis em que nos deixa entre a “cruz e a espada” mas sempre as nossas atitudes mostrará a quem servimos. E o temor é a base, se tenho temor, tomo a decisão correta e agrado a Deus.
ELE nos honra, mesmo que muitos não entendam, mas esse temor é que nos faz ficar perto de Deus.
E as parteiras fizeram isso não olharam a posição de “servas” do Farol.
Mas sim elas temeram ao Deus que conheciam.
JESSICA CAETANO - LONDRINA
Outubro 4, 2014 às 16:00
CRER REALMENTE EM DEUS SIGNIFICA NÃO TEMER AO O HOMEM, MAS APENAS A ELE, POIS A PORTA QUE DEUS ABRE NINGUÉM FECHA E A QUE DEUS FECHA NINGUÉM ABRE, E VEMOS ISSO CLARAMENTE NA BÍBLIA, TANTAS VEZES O DIABO TENTOU TOCAR NOS SERVOS DE DEUS MAS NUNCA CONSEGUIU, EX : DAVI, SADRAQUE MESAQUE E ABEDNEGO, DANIEL … ENFIM, DEUS SEMPRE ESTEVE A FRENTE DELES LIVRANDO, MAS PORQUE ELES CRIAM, E QUEM CRÊ SE LANÇA SEM OLHAR A NADA, O MEDO É UM SENTIMENTO A FÉ É A RAZÃO E É ELA QUE TEMOS QUE BUSCAR E ALIMENTAR TODOS OS DIAS.
Inês Leite de Freitas
Outubro 4, 2014 às 14:19
Infelizmente o medo ainda tem sido um impedimento de realizações em muitas vidas.
Lucia Da Costa ( Bolivia)
Outubro 4, 2014 às 5:39
Nuestro temor hacia Dios nos lleva a tener su protección, vamos a estar bajo sus alas por lo tanto no hay nada ni nadie que nos pueda hacer mal, porque estaremos bajo el cuidado del Todopoderoso.
Adriana lima
Outubro 4, 2014 às 3:59
E verdade, aqueles que verdadeiramente teme a Deus, nao se preoculpa, com o que lhe pode pasar com sua vida, poque ela esta nas maos de Deus, sua vida ja nao e deste mundo, por isso aquelas parteiras nao temeram ao rei, porque elas sabiam que Aquele a quem elas temiam e maior que qualquer rei deste mundo.
Carol
Outubro 4, 2014 às 2:43
Muito forte sabe o quanto temos que ter esse mesmo temor, pois é dEle que vem nossa confiança em Deus eu quero a cada dia aprender a ter esse temor.