Audio : A quem você teme
- 3
- Out
- 2014
“O rei do Egito ordenou às parteiras hebréias, das quais uma se chamava Sifrá, e outra, Puá,
dizendo: Quando servirdes de parteira às hebréias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva.
As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos.
Então, o rei do Egito chamou as parteiras e lhes disse: Por que fizestes isso e deixastes viver os meninos?
Responderam as parteiras a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.
E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte.
E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família.
Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem aos hebreus lançareis no Nilo, mas a todas as filhas deixareis viver.” (Ex.1:15-22)
O diabo teme e treme perante os que são de Deus, perante o povo escolhido. E Deus já o constituiu como povo d’Ele, se você Lhe obedece.
Então o que o diabo quer e tenta? Matar aqueles que são filhos de Deus, consoante foi instruido às parteiras. Elas tinham a ordem do rei.
Imagine ter a ordem do presidente, do governador, para executar algo. Mas porque aquelas parteiras temiam a Deus, não obedeceram ao rei do Egipto.
O diabo usa pessoas, imaginando que exercendo pressão, você lhe obedece. Antes da ordem do rei, aquelas parteiras já não o temiam e, por isso, as suas vidas estavam sob ameaça. Por temerem a Deus, poderia acontecer-lhes algo drástico, mas por terem priorizado a Deus, Ele as salvou!
No momento em que o rei pediu satisfações, afirmaram: “É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.”
Se atentar, parece uma mentira; um engano. Contudo, elas não tinham a intenção de mentir, mas de respeitar o povo escolhido de Deus. Se matassem os meninos, não haveria multiplicação, provocando o extermínio do povo de Israel. E era tudo o que o diabo queria.
Desde o início da História, que se percebe ser essa a estratégia do diabo: excluir o povo eleito de Deus.
O diabo pode até usar o poder de autoridades constituídas, como no caso do rei do Egipto, mas quando contamos e dependemos exclusivamente de Deus, priorizando-O, então, o nosso medo não é em relação ao governador ou lei, mas na base do temor a Deus.
Deus fez bem às parteiras porque elas O temeram. Assim lhes constituiu família.
Muitas pessoas, hoje em dia, temem os familiares, temem no seu emprego, o patrão, as suas amigas e amigos… temem tudo e todos, menos a Deus! Por isso é que, muitas vezes, não têm família, paz, um lar ou um abrigo. Porque trocam as suas prioridades pela pressão do diabo.
A escolha é sua! As parteiras fizeram a sua própria escolha. É você que decide a quem vai temer: A Deus, ou aos “reis” deste mundo, que talvez têm vindo a “governar” no seu trabalho, futuro ou vida.
Amiga, reflita neste caso e veja que Deus não abandonou aquelas parteiras, mas as abençoou e assim será com todos aqueles que priorizam a Deus.
Se está aliada com Ele, está segura, terá força e terá um abrigo, não apenas nesta vida, mas eterno!
Até segunda-feira, onde continuaremos a falar sobre Êxodo.
Vai descobrir mais acerca da história do povo de Israel e também da sua própria história!
Dani Pereira
Outubro 8, 2014 às 1:35
Quando tememos a Deus tudo ao redor fica contra nos, mas o mais importante de todos esta vendo o Justo Juiz. Ele sabe muito bem o que faz.
Elleane Melo
Outubro 8, 2014 às 1:18
Boa tarde d. Viviane
Sabemos que o temor a Deus é o que nos livra das armadilhas do diabo, e que sem esse temor, é impossível agradar ao nosso Senhor.
Essas mulheres parteiras, não olharam para as ameaças, e nem ficaram pensando o que aconteceria com elas devido aquela atitude que estavam tomando.O temor para com Deus que elas traziam dentro de si, as fizeram se sentir seguras e confiantes, não tiveram medo de fazer o que Deus pediu.
Rosana santos
Outubro 8, 2014 às 0:44
Dna vivi é bem verdade devemos ter muito cuidado pois nossa confiança tem que estar somente em Deus!!!
Não podemos deixar de confiar em Deus pois ele é o único que não nos desampara ,se tivermos aliados a Deus nada nem ninguém poderá impedir nossa benção!
Lais
Outubro 7, 2014 às 23:58
Tenho que temer exclusivamente ao meu Deus.
O temor é demonstrado quando me afasto de tudo que desagrada a Ele e procuro obedecê-lo! Mesmo que para obedecê-lo eu tenha que ir contra tudo e todos! Deus honra e abençoa aqueles que o tratam como prioridade em suas vidas e o temem de fato e de verdade como o seu Deus.
Beijos,
Lais
Patricia Helena
Outubro 7, 2014 às 23:42
Boa Noite dona Vivi. Achei muito forte essa passagem que a sra leu, também estou lendo o livro de Exôdo e vendo a explicação da sra me lembrei de uma situação que já passei, onde supostamente teria que mentir para conseguir algo muito importante para mim e minha família, mais claro por primeiramente temer a Deus eu agi com a verdade e de início a resposta foi negativa, mais orei a Deus e falei oh Deus eu agi com a verdade e não estou brincando de buscar o Senhor, ou essa pessoa vai mudar de ideia ou o Senhor irá preparar algo melhor para nós. Então no dia seguinte dona Vivi, recebi um telefonema dizendo que a pessoa havido mudado de ideia, então consegui o que naquele momento era muito importante para mim e minha família. Fiquei muito feliz, pois não precisei mentir para conquistar o que eu queria, fui temente e fiel a Deus e Ele não me desamparou. Com certeza o melhor caminho é sempre priorizar a Deus e se aliar somente a Ele. Sigo nessa fé. Beijos…
Simone Silva
Outubro 7, 2014 às 22:02
Olá D. Vivi.
Nessa mensagem eu vejo a importância de priorizar o temor a Deus, antes de mais nada, o que prova pra mim mesma que estou temendo e priorizando a voz de Deus são os resultados, se eu estou vendo a resposta de Deus então é porquê o estou priorizando, mas se não estou vendo é porquê estou sucumbindo a pressão do diabo. Pois quando as parteiras temeram, Deus fez bem a elas, assim é em minha vida, se eu não dou ouvido aos argumentos do diabo para que eu venha desagradar a Deus através dos sentimentos, eu recebo o bem, vindo de Deus, o resultado naquilo que eu necessito, e venço toda e qualquer adversidade.
Se eu quero uma resposta positiva de Deus, é somente priorizar a Deus e não deixar nada tirar o meu foco de servi-Lo, e não é servir de acordo com a minha vontade, mas sim da forma que o agrada agindo uma fé inteligente e racional, é assim que alcanço respostas.