Audio : A quem você teme
- 3
- Out
- 2014
“O rei do Egito ordenou às parteiras hebréias, das quais uma se chamava Sifrá, e outra, Puá,
dizendo: Quando servirdes de parteira às hebréias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva.
As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos.
Então, o rei do Egito chamou as parteiras e lhes disse: Por que fizestes isso e deixastes viver os meninos?
Responderam as parteiras a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.
E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte.
E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família.
Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem aos hebreus lançareis no Nilo, mas a todas as filhas deixareis viver.” (Ex.1:15-22)
O diabo teme e treme perante os que são de Deus, perante o povo escolhido. E Deus já o constituiu como povo d’Ele, se você Lhe obedece.
Então o que o diabo quer e tenta? Matar aqueles que são filhos de Deus, consoante foi instruido às parteiras. Elas tinham a ordem do rei.
Imagine ter a ordem do presidente, do governador, para executar algo. Mas porque aquelas parteiras temiam a Deus, não obedeceram ao rei do Egipto.
O diabo usa pessoas, imaginando que exercendo pressão, você lhe obedece. Antes da ordem do rei, aquelas parteiras já não o temiam e, por isso, as suas vidas estavam sob ameaça. Por temerem a Deus, poderia acontecer-lhes algo drástico, mas por terem priorizado a Deus, Ele as salvou!
No momento em que o rei pediu satisfações, afirmaram: “É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.”
Se atentar, parece uma mentira; um engano. Contudo, elas não tinham a intenção de mentir, mas de respeitar o povo escolhido de Deus. Se matassem os meninos, não haveria multiplicação, provocando o extermínio do povo de Israel. E era tudo o que o diabo queria.
Desde o início da História, que se percebe ser essa a estratégia do diabo: excluir o povo eleito de Deus.
O diabo pode até usar o poder de autoridades constituídas, como no caso do rei do Egipto, mas quando contamos e dependemos exclusivamente de Deus, priorizando-O, então, o nosso medo não é em relação ao governador ou lei, mas na base do temor a Deus.
Deus fez bem às parteiras porque elas O temeram. Assim lhes constituiu família.
Muitas pessoas, hoje em dia, temem os familiares, temem no seu emprego, o patrão, as suas amigas e amigos… temem tudo e todos, menos a Deus! Por isso é que, muitas vezes, não têm família, paz, um lar ou um abrigo. Porque trocam as suas prioridades pela pressão do diabo.
A escolha é sua! As parteiras fizeram a sua própria escolha. É você que decide a quem vai temer: A Deus, ou aos “reis” deste mundo, que talvez têm vindo a “governar” no seu trabalho, futuro ou vida.
Amiga, reflita neste caso e veja que Deus não abandonou aquelas parteiras, mas as abençoou e assim será com todos aqueles que priorizam a Deus.
Se está aliada com Ele, está segura, terá força e terá um abrigo, não apenas nesta vida, mas eterno!
Até segunda-feira, onde continuaremos a falar sobre Êxodo.
Vai descobrir mais acerca da história do povo de Israel e também da sua própria história!
Vanessa
Outubro 7, 2014 às 15:23
Olá D. Vivi!
Essa mensagem me fez refletir sobre o poder da escolha. Imagino eu, que com certeza o medo do que lhes poderia acontecer veio sobre essas parteiras, em relação a não obedecer o rei. Porém a fé que elas tinham em Deus levou elas a dependerem totalmente dele e vencerem os seus medos. Como resultado Deus as honrou! E Deus mais uma vez deixa através dessa mensagem pra mim, um exemplo de que quem confia em Deus não precisa temer a nada, pois ele é fiel e honra aqueles que o honram! Muito forte! Bjs…
Bruna do Val
Outubro 7, 2014 às 14:16
Boa tarde, Dna. Viivi.
Quando temo a Deus, nao tenho medo de sofrer as consequenias por obedece-lo, nao importa se os outros entenderao ou nao, o importante e saber que estou fazendo a sua vontade e priorizo o que e mais importante que e agrada-lo. Bjss.
Karenine
Outubro 7, 2014 às 14:04
Isso é muito bacana. Porque muitos falam que temem a Deus porem na hora difícil onde o medo quer tomar conta é que provamos para Deus que realmente somos raça eleita povo escolhido e fiel. Que na hora da batalha não recua mais vai em frente confiando em Deus.
Salete Dartora
Outubro 7, 2014 às 13:17
“E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família.”
Na realidade a nossa vida se resume a isso. Trabalhamos, nos preocupamos, oramos, jejuamos para viver bem em família. Seja na família de sangue ou na família espiritual.
Tudo que importa para nós é ver nossa família abençoada e feliz.
Quando mostramos o nosso temor a Deus é porque O amamos e respeitamos, então Ele atende esse desejo de nosso coração. Porque também quer ver a família dEle, Seus filhos abençoados.
Fernanda de Souza
Outubro 7, 2014 às 11:54
Bom dia
O Temor para com Deus me faz crê , confiar , ter bons olhos, diante de qualquer dificuldade que eu venha enfrentar e por mais difícil que seja a situação, onde tudo pode colaborar para que eu venha duvidar, reclamar, ainda assim vou manter minha crença, pois o temor me faz enxergar que aquela situação é uma oportunidade para glorificar a Deus na minha vida.
Kátia Gadelha
Outubro 7, 2014 às 11:43
Bom dia,
Eu mostro a quem eu temo, mediante a quem eu tenho obedecido, a voz de Deus ou a voz do diabo, imposta pelos sentimentos corruptos.
Na hora, diante de situações não é fácil, vem todos os sentimentos para anular a minha fé, mas a escolha é minha, obedecer a Deus ou não, nem o diabo pode se opor diante da minha decisão e o resto é com Deus.
Eu faço a minha parte e Ele faz a Dele.
Beijinhos.