Audio : A quem você está aliado?
- 17
- Out
- 2014
Hoje, sexta-feira, pergunto-lhe a quem tem clamado.
“Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus.
Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó.
E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição.” (Ex.2:23-25)
Veja que só após o povo de Israel ter gemido sob a escravidão, clamou. Dá para perceber que não tinha uma aliança com Deus. Quem a havia firmado, anteriormente, fora Abraão, Isaque e Jacó, estendendo-se, igualmente, sobre José.
Quem tem aliança com Deus está aliado a Ele. Como num casamento. Se está casada, está aliada ao seu marido. Exige de si responsabilidade, além de submissão, compromisso, fidelidade. E isto diz respeito a ambas as partes. Igualmente, quando temos um compromisso com Deus, existe uma aliança, na qual Ele atenta para a nossa condição.
O mundo inteiro está a sofrer e Deus atenta para isso, só que como as pessoas não estão aliadas a Ele, não lhes impõe a Sua vontade. Assim, vivem a sofrer.
Muitas pessoas dizem ser injusto e questionam-se porque motivo Deus permitiria que lhes sucedesse mal, pois designam-se como “boas pessoas”. Só que independentemente de ser uma boa pessoa ou não – embora o Senhor Jesus diga que bom apenas é Deus – se não estiver aliada a Deus, à semelhança do povo de Israel, até pode estar na Igreja, mas por esse motivo é que permanece sob a servidão.
Quando é escravo de alguma coisa, certamente é porque não está aliado a Deus ou a sua aliança está “quebrada”; está “divorciado” ou separado. Mas quando está aliado a Deus, Ele tem um compromisso consigo e vice-versa. Desta forma, Ele atenta para a nossa condição.
O povo de Israel não clamou a Deus por causa do seu caráter, ou porque queria estar próximo d’Ele, mas pela sua necessidade. Realmente, antes de nos comprometermos, de termos uma aliança com Deus, nos achegámos a Ele em virtude da escravidão que vivíamos, e o nosso clamor subiu até Ele.
Mas Deus só pode agir quando existe uma aliança, e Ele lembrou-se da aliança que tinha com Abraão, Isaque e Jacó, os quais já haviam sido sepultados há muitos anos, porém Deus não Se esqueceu e, quando o povo clamou, lembrou-Se da aliança feita com eles.
Quando tem uma aliança com Deus, tem segurança.
Quando o povo de Israel materializou a fé através do clamor, Deus atentou para eles por causa dessa aliança. Daí a importância de firmar uma aliança com Deus pois, uma vez que a tenha, está seguro! Deus vai atentar para a sua condição e certamente estará com uma fé ativa, pois numa aliança existem responsabilidades, atitudes em prol de um para com o outro; estará em movimento, com a fé ativa, com a sua vida em novidade, experiências novas. Ultrapassando novos desafios, investindo em si mesma, na sua comunhão com Deus e em tudo, em relação à fé.
Amiga internauta, mova-se! Firme esse compromisso com Deus, pois Deus só pode aliar-se a si, se você se aliar a Ele. Por isso está escrito: “Vinde a mim…”. Você deve achegar-se a Ele. É o seu momento. Momento de tomar a iniciativa que apenas você pode tomar.
Alie-se a Ele. Faça o que precisa fazer!
E digo-lhe mais: Quando a pessoa não toma uma atitude definida, não age na fé! Todas as vezes que agi de forma definida, o Espírito de Deus estava sobre mim. Havia espírito e vida na minha decisão, houve mudanças. Eu adquiri as respostas daquilo que estava à procura! Mas quando não há decisão, não há espírito, força, aliança, compromisso, fiodelidade e responsabilidade.
Tome atitude e revolucione a sua vida, pois todos os direitos, como responsável da sua própria vida, estão nas suas mãos.
É consigo! Deixe o seu comentário, pelo qual agradeço, mas sobretudo porque deixará registado, aqui no Blog, o que está disposta a fazer daqui em diante.
Fátima Oliveira
Outubro 20, 2014 às 2:56
D. Viviane,boa noite, estive olhando no dicionário, e palavra aliado significa pessoa companheira,com dignidade e caráter a nós,é uma forma de respeito,sendo assim,quando decidi me aliar a Deus, decidi entregar minha vida a Ele, para nunca mais olhar para trás,ter Ele como meu companheiro, antes doque o meu esposo,respeitÁ-Lo, e colocÁ-Lo antes de qualquer coisa, e isso é tão maravilhoso,que quando demonstramos isso para com Ele, podemos sentir o Seu cuidar para conosco, mesmo estando em um local sozinhos,percebemos a Sua Presença,é algo tão gostoso, que só quem é aliado a Ele,tem essa aliança, pode perceber.A aliança é eterna. Quando nos aliamos ao ser humano,como em um casamento,praticamos essas atitudes, a não ser que a outra pessoa quebre a aliança, mas Deus nunca rompe a Sua aliança conosco, somos nós que rompemos com Ele, e quando isso acontece, ou até mesmo não nos aliamos a Ele, nossa vida fica desprotegida,cheia de incertezas,não desenvolve,e a pessoa fica vazia, muitas depressivas por causa do vazio que só pode ser preenchido por Ele.
enilde
Outubro 20, 2014 às 2:47
Muito bom o post, ter uma aliança com Deus é estabelecer uma relação de confiança e total entrega… quando deixo de participar a Deus algo sobre minha vida, me perco. A questão de se ter uma atitude definida faz parte do conjunto da fé inteligente. Bom! agora devo refletir ainda mais nas minhas ações e atitudes. O trecho que também chama a atenção foi que Deus se lembrou da aliança que Ele havia feito com Abraão, Isaque e Israel, após os israelistas terem clamado… Muito forte! Deus é firme em suas promessas, em suas palavras.
Mirtis Souza
Outubro 20, 2014 às 2:38
Está aliança é mais importante do que tudo neste mundo,impossível de se conquistar sem uma aliança com Deus.
Não existe vida sem uma aliança com Ele,temos que cuidar a cada dia para estar aliada com o Pai,e vigiar para não quebra a aliança.
Sou responsável da minha vida ,então tenho que cuida-lá com carinho e amor.
michelle de oliveira MG
Outubro 20, 2014 às 2:34
Quando temos Deus como o nosso aliando sentimos seguras e confiante nele manter em aliança com Deus é ser fiel .uma aliança com Deus exige sacrifício entrega total nas mãos de Deus ter também uma fé inteligente até mesmo nas minha atitudes que através do meu caráter para com Deus vai provar quem realmente sou eu.Quando eu tenho a Deus como o meu aliado e quando a pessoa passar a ser obediente a palavra de Deus .
Viviane Marangoni
Outubro 20, 2014 às 2:21
Tudo depende de uma decisão, quando se toma a decisão de entregar a vida ao Senhor, uma decisão de fazer uma aliança com Ele, não temos medo do amanha, pois fizemos uma parceria com Ele. Não clamamos a DEUS somente por suas bençãos, ou por uma solução de um problema, mais sim para estarmos mais proximos Dele, para termos menos de nos e mais Dele. Decidir se casar com DEUS é melhor e maior escolha que alguem pode fazer.
Bruna Herrera
Outubro 20, 2014 às 1:56
Olá D. Viviane,
Quero aqui expressar minha gratidão pelas palavras que muito tem me edificado. Sem dúvida, sem aliança não há ligação, não há elo. O meu compromisso com Deus é que define quem Ele é pra mim. Essa visão em relação ao nosso relacionamento com Deus muito ajuda na prevenção do esfriamento espiritual. E de fato, o que a senhora falou é muito forte. Se estivermos em uma aliança com Deus estaremos seguros, o que nos permite ter confiança na provisão de Deus. Deus sempre cumpre a Sua parte na aliança e se eu cumprir a minha vai arrebentar… DEUS ABENÇOE!