A vida de Jacó – 6º dia
- 30
- Jun
- 2013
Este é o sexto dia da vida de Jacó, que estamos a acompanhar no Blog.
“Então, lhe disse Isaque, seu pai: Chega-te e dá-me um beijo, meu filho.
Ele se chegou e o beijou. Então, o pai aspirou o cheiro da roupa dele, e o abençoou, e disse:
Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo que o Senhor abençoou; Deus te dê do orvalho do céu, e da exuberância da terra, e fartura de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações te reverenciem; sê senhor de teus irmãos, e os filhos de tua mãe se encurvem a ti; maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar.” (Gn.27:26-29)
6ºDia – A bênção de Jacó
A bênção de Deus é completa, partindo de dentro e estendendo-se à área externa. O interior passa a ser cuidado por Deus e tudo o que acontece na sua vida, torna-se para seu bem, de forma a que entenda os planos de Deus e tenha a mesma visão que Ele.
Em tudo o que Jacó fizesse e onde quer que pusesse a mão, seria próspero. Seria bem remunerado e desejado por todos, pois transferia algo especial, tinha a resposta, daria retorno ao que fosse necessário.
A pessoa que tem a bênção de Deus não faz apenas o que lhe compete, por obrigação, mas fá-lo, de tal forma, que as obras das suas mãos, naturalmente frutificam.
“…fartura de trigo e de mosto.”
Terá uma vida abençoada no sentido económico, mas reconhece que a área espiritual é o que dá base e estabilidade a este tipo de bênçãos. Tem o equilíbrio de ambas as partes.
Há exemplos no dia-a-dia – na sociedade – de pessoas bem-sucedidas, como os artistas, cuja condição financeira é próspera, mas não têm a abundância e exuberância de ser um exemplo de revolução para os demais. E não me refiro à revolução de moda ou popularidade, mas à transmissão de vida. Isto é ter vida com abundância!
Quem tem apenas a bênção financeira, faltando a área espiritual, é como a comida sem sal, mesmo que esta seja abundante. Mas quando se é a própria bênção, não apenas a parte externa é abençoada, como interiormente se obtém a realização. Sim, porque a nível interno, é necessário ter a visão, a força para repreender os pensamentos negativos, para lutar e sacrificar… Exige de si caráter e estabilidade no âmbito espiritual.
Imagine ser bem sucedido financeiramente, mas ser uma pessoa desequilibrada, que não se dá bem com ninguém, vive de mal com a vida, etc. Existem vários fatores que interligam a parte física e espiritual: Se apenas mantém a parte religiosa, não há fé ou conquistas, e se permanece apenas a área física, padece da necessidade primordial, que é o equilíbrio interior. Ambas caminham juntas.
“Sirvam-te povos, e nações te reverenciem…”
Devem ver em si um exemplo, seguir o seu testemunho e respeitarem-no por isso. Não apenas observarem prosperidade e conquistas, mas a existência de valores, de verdade, de algo completo. Trazer à existência o que muitas pessoas estão à procura.
Isto é ter a bênção de Deus! Ter a resposta dentro de si mesmo.
“…sê senhor de teus irmãos, e os filhos de tua mãe se encurvem a ti…”
As pessoas reconhecem-no; não se submetem a si por obrigação, mas pelo seu testemunho. É totalmente diferente! Não é pelo título que se submeterão a si, mas pela vida, pelos frutos que evidencia. Isto é ter a bênção de Deus!
“…maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar…”
Quem se opuser a si, será amaldiçoado. Não é você que tem que fazer a justiça ou justificar-se. Quem é a própria bênção, não precisa ficar preocupado com a parte que cabe a Deus, que é defendê-lo e resolver a questão que o ultrapassa.
Aqueles que a si se opõem, estarão a ir contra o próprio Deus. E os que assumirem a fé, por meio do seu testemunho, serão tão abençoados quanto você.
Veja, amiga, como a bênção de Deus é extensa e completa. Era a bênção que Jacó ainda teria que conquistar, para que se tornasse real. O pai abençoou-o, mas ele teria, ainda, que pagar o preço, para que esta viesse à existência na sua vida.
Aqui fica… Medite na sua própria vida, para que, então, tire benefícios desta passagem bíblica.
Tamires Xavier
Julho 1, 2013 às 0:26
Eu quero ser a própria benção para Deus,pois assim onde que eu eu for serei abençoada se tenho uma vida com Deus serei prospera em toda minha vida…
“Muito Forte o Post”
Eloisa Pina
Junho 30, 2013 às 23:59
Olá D.Vivi!
Neste post sobre a vida de Jacó fica evidente a diferença entre ser abençoado e ser a própria bênção.
Os abençoados correm atrás das bênçãos e até alcançam benefícios na vida material.
Os que são a própria bênção são uma referência de Deus aqui na Terra, não apenas pela vida abençoada que têm mas pelo seu espírito e carácter que acaba por revolucionar a vida das pessoas que os conhecem.
Esta Fogueira Santa é a oportunidade para deixarmos de ser abençoadas para nos tornarmos as próprias bênçãos.
Beijinhos
Mikaela Marcos - Almada
Junho 30, 2013 às 23:01
D. Viviane como a senhora disse quem tem a benção de Deus ela é completa em todos os sentidos, ha um equilíbrio! E foi isso que trouxe para minha vida, que este equilíbrio só é alcançado pelo verdadeiro sacrifício, quem tem a benção de Deus faz uma revolução em todas as áreas! quem tem a benção de Deus é ao reconhecido pelo seu testemunho… Ou seja o que é a própria benção nao só é abençoado como abençoa, é um referencial é um exemplo…
Beijinhos
Jane Oliveira
Junho 30, 2013 às 22:43
Ola D.vivi!!
Quando obedecemos a DEus.recebemos o seu perfume. Atraves dessa obediencia o perfume e exalado e as pessoas podem ver em nos a propria bencao.
Deus abencoe a sra.
Jane Oliveira-Peckham-Londres
Goretti
Junho 30, 2013 às 22:40
Boa tarde D. Viviane, muito bacana essa mensagem porque nos faz refletir que tanto o lado espiritual e material depende um do outro, porque quando somos à própria bênção de “DEUS” é impossível não sermos abençoados em todos os sentidos de nossa vida, assim como Jacó que não aceitou ter a benção pela metade e lutou com o Anjo, temos que agirmos a fé e não dependermos de terceiros para que a troca de identidade aconteça.
Priscilla Melo Pimentel Gomes
Junho 30, 2013 às 22:38
A maior e verdadeira bênção que um homem pode receber é ter a presença do próprio Deus em nós, que é o Espírito Santo, e o nosso testemunho é algo essencial neste sentido, para que as pessoas que nos conhecem vejam que somos de Deus, que somos a própria bênção. 🙂