A vida de Jacó – 6º dia
- 30
- Jun
- 2013
Este é o sexto dia da vida de Jacó, que estamos a acompanhar no Blog.
“Então, lhe disse Isaque, seu pai: Chega-te e dá-me um beijo, meu filho.
Ele se chegou e o beijou. Então, o pai aspirou o cheiro da roupa dele, e o abençoou, e disse:
Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo que o Senhor abençoou; Deus te dê do orvalho do céu, e da exuberância da terra, e fartura de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações te reverenciem; sê senhor de teus irmãos, e os filhos de tua mãe se encurvem a ti; maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar.” (Gn.27:26-29)
6ºDia – A bênção de Jacó
A bênção de Deus é completa, partindo de dentro e estendendo-se à área externa. O interior passa a ser cuidado por Deus e tudo o que acontece na sua vida, torna-se para seu bem, de forma a que entenda os planos de Deus e tenha a mesma visão que Ele.
Em tudo o que Jacó fizesse e onde quer que pusesse a mão, seria próspero. Seria bem remunerado e desejado por todos, pois transferia algo especial, tinha a resposta, daria retorno ao que fosse necessário.
A pessoa que tem a bênção de Deus não faz apenas o que lhe compete, por obrigação, mas fá-lo, de tal forma, que as obras das suas mãos, naturalmente frutificam.
“…fartura de trigo e de mosto.”
Terá uma vida abençoada no sentido económico, mas reconhece que a área espiritual é o que dá base e estabilidade a este tipo de bênçãos. Tem o equilíbrio de ambas as partes.
Há exemplos no dia-a-dia – na sociedade – de pessoas bem-sucedidas, como os artistas, cuja condição financeira é próspera, mas não têm a abundância e exuberância de ser um exemplo de revolução para os demais. E não me refiro à revolução de moda ou popularidade, mas à transmissão de vida. Isto é ter vida com abundância!
Quem tem apenas a bênção financeira, faltando a área espiritual, é como a comida sem sal, mesmo que esta seja abundante. Mas quando se é a própria bênção, não apenas a parte externa é abençoada, como interiormente se obtém a realização. Sim, porque a nível interno, é necessário ter a visão, a força para repreender os pensamentos negativos, para lutar e sacrificar… Exige de si caráter e estabilidade no âmbito espiritual.
Imagine ser bem sucedido financeiramente, mas ser uma pessoa desequilibrada, que não se dá bem com ninguém, vive de mal com a vida, etc. Existem vários fatores que interligam a parte física e espiritual: Se apenas mantém a parte religiosa, não há fé ou conquistas, e se permanece apenas a área física, padece da necessidade primordial, que é o equilíbrio interior. Ambas caminham juntas.
“Sirvam-te povos, e nações te reverenciem…”
Devem ver em si um exemplo, seguir o seu testemunho e respeitarem-no por isso. Não apenas observarem prosperidade e conquistas, mas a existência de valores, de verdade, de algo completo. Trazer à existência o que muitas pessoas estão à procura.
Isto é ter a bênção de Deus! Ter a resposta dentro de si mesmo.
“…sê senhor de teus irmãos, e os filhos de tua mãe se encurvem a ti…”
As pessoas reconhecem-no; não se submetem a si por obrigação, mas pelo seu testemunho. É totalmente diferente! Não é pelo título que se submeterão a si, mas pela vida, pelos frutos que evidencia. Isto é ter a bênção de Deus!
“…maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar…”
Quem se opuser a si, será amaldiçoado. Não é você que tem que fazer a justiça ou justificar-se. Quem é a própria bênção, não precisa ficar preocupado com a parte que cabe a Deus, que é defendê-lo e resolver a questão que o ultrapassa.
Aqueles que a si se opõem, estarão a ir contra o próprio Deus. E os que assumirem a fé, por meio do seu testemunho, serão tão abençoados quanto você.
Veja, amiga, como a bênção de Deus é extensa e completa. Era a bênção que Jacó ainda teria que conquistar, para que se tornasse real. O pai abençoou-o, mas ele teria, ainda, que pagar o preço, para que esta viesse à existência na sua vida.
Aqui fica… Medite na sua própria vida, para que, então, tire benefícios desta passagem bíblica.
amalia macedo
Junho 30, 2013 às 21:58
la verdadera bendición ,las consecuencias son en todas las áreas ese es el reflejo ,de la presencia de DIOS en nuestras vidas.muchas cosas me faltan cambiar ,pero una con la opinión de mi hermano sobre mi ,antes era pobrecita sola con tre hijos y ahora desde que busco de DIOS me llama de angel ,auque se que no soy un angel pero me gratifica su cambio de opinión,gracias un abrazo.
Debora- Montijo
Junho 30, 2013 às 21:26
Boa noite dona Viviane, estes áudios sobre a vida de Jacó tem sido muito gratificante porque aprendemos cada dia mais e mais em como agir a fé .
Mª Carmo Carreira - FJ Alcobaça
Junho 30, 2013 às 20:59
A cada dia o meu interior fica mais rico com estes ensinamentos.
Sílvia - FJ Alcobaça
Junho 30, 2013 às 20:57
Vamos sacrificar!! Só assim poderemos ter a vitória!!
gladys de porto España
Junho 30, 2013 às 19:07
La bendicion de DIOS es perfecta cuando uno da todo para DIOS depende de el es bendecido en todo usted pasa aser la propia bendicion
jessica
Junho 30, 2013 às 18:33
Es eso mismo ya que hoy entendí que una vida abundante tiene otro significado que solamente económico y claro la bendición es algo completo algo que te competa pero para eso se necesita seguir un camino difícil que es el camino del sacrificio.