A vida de Jacó – 5º dia
- 29
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui, especialmente porque estamos a viver o dia a dia da Igreja, através do relato da vida de Jacó.
E hoje, já é o quinto dia que abordamos este tema, aqui no Blog.
_“Então, entregou a Jacó, seu filho, a comida saborosa e o pão que havia preparado._
_Jacó foi a seu pai e disse: Meu pai! Ele respondeu: Fala! Quem és tu, meu filho? Respondeu Jacó a seu pai: Sou Esaú, teu primogénito; fiz o que me ordenaste. Levanta-te, pois, assenta-te e come da minha caça,para que me abençoes._
_Disse Isaque a seu filho: Como é isso que a pudeste achar tão depressa, meu filho? Ele respondeu: Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro._
_Então, disse Isaque a Jacó: Chega-te aqui, para que eu te apalpe, meu filho, e veja se és meu filho Esaú ou não._
_Jacó chegou-se a Isaque, seu pai, que o apalpou e disse: A voz é de Jacó, porém as mãos são de Esaú._
_E não o reconheceu, porque as mãos, com efeito, estavam peludas como as de seu irmão Esaú. E o abençoou. E lhe disse: És meu filho Esaú mesmo? Ele respondeu: Eu sou._
_Então, disse: Chega isso para perto de mim, para que eu coma da caça de meu filho; para que eu te abençoe. Chegou-lho, e ele comeu; trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu”_ (Gn.27:17.25)
5ºDIA – O SACRIFÍCIO
Jacó apresentou um suposto sacrifício, dando continuidade à sua mentira. Primeiro, afirmou que o seu nome era Esaú e, depois, disse que Deus enviara a caça ao seu encontro. Se reparar, ele mentiu, usando o nome de Deus e, mais do que isso, ele referiu: _“Porque o Senhor, TEU DEUS…” _Isto disse, porque era distante de Deus, não se referindo ao
Senhor como seu. QUERIA A BÊNÇÃO DA PRIMOGENITURA, MAS ESTAVA DISTANTE, POIS NÃO TINHA CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE SER A PRÓPRIA BÊNÇÃO.
O SACRIFÍCIO NÃO É RÁPIDO OU AUTOMÁTICO. DIGA-ME: O QUE SE FAZ RAPIDAMENTE, QUE INCLUA SACRIFÍCIO? NADA!
Se estuda para advocacia, a formação acontece em um dia? NÃO!
TUDO O QUE INCLUI SACRIFÍCIO REQUER TEMPO. NÃO APENAS ALGUMAS HORAS, MAS INVESTIMENTO E DEDICAÇÃO AO OBJETIVO QUE SE PRETENDE CONQUISTAR.
Existe preparo e entrega naquilo que se faz. O sacrifício não é rápido, mas demanda de nós, tempo… muito tempo. É necessário usar as “armas” que temos, “caçar” e “cozinhar”. Ou seja, usar a fé em Deus, correr riscos para achar o que se pretende e, ainda, fazer o sacrifício, vivendo essa fé.
Acima de tudo, não pode ser qualquer coisa. Deve ser uma “comida saborosa”. Como um presente, pois É AQUILO QUE NOS REPRESENTA E, POR ISSO, NÃO PODE SER FEITO DE QUALQUER MANEIRA.
_“Vou pegar o salário que tenho, e já está!”; “Vou pegar isto ou aquilo, e pronto!” _Não é assim tão simples… Exige, realmente, preparo e entrega. Não se fundamenta naquilo que eu acho, mas é fruto de uma atitude racional. Penso: _“O QUE ESTOU A OFERECER, É REALMENTE O QUE MELHOR TENHO PARA OFERTAR?”_
É exatamente isto que significa o sacrifício, revelando, assim, a consideração e o valor daquilo que pretendo conquistar.
Bom, amiga, pense neste aspeto e reflita sobre o seu sacrifício, para que não apresente de qualquer forma a sua entrega.
Talvez tenha feito, durante tantos anos, sacrifícios reprováveis, dos quais não obteve resposta, resultando em frustração interior. Não tem havido, por isso, realização, equilíbrio emocional ou sustentação na fé. Por isso, estamos a orientá-la, de forma a que apresente o seu sacrifício da maneira correta.
Até amanhã.
Marineia Ribeiro
Junho 29, 2013 às 15:27
Para alcançarmos as bençaos de Deus,temos que ser verdadeiros ,conosco e principalmente com Ele.Não adianta tentar enganar a Deus,dizendo que somos uma coisa e sermos outra.
Aurezir
Junho 29, 2013 às 14:56
È muito forte,toda inspiração de Deus tem sido dita através dos seus servos tomamos posse dessa direção e sigamos em frente , lutando e sacrificando e sendo mudado e referência do poder de Deus.
Andrea- Paraguay
Junho 29, 2013 às 14:29
Bom dia D. Vivi,
Realmente me chamou a atenção o que a sra falou , o “nosso sacrifício nos representa” , meditando em isso vejo que aquilo que colocamos no Altar mostra o que nos somos de verdade. Se a entrega for sincera e o sacrifício for verdadeiro, então a resposta de Deus certa, não existem duvidas. Se somos o propio sacrificio então o que colocamos no Altar é agradável aos olhos de Deus. Jacó ele não era o propio sacrificio, porque vivia um engano e não tinha vida com Deus.
Muito obrigada pelo post D. Vivi, Deus tem nos orientado através dele para que realmente nesta fogueira santa venhamos a mudar a nossa identidade!
Deus abençoe a sra e o Bp Julio.
Beijinhos
Paula Melo
Junho 29, 2013 às 14:27
Não vou deixar essa Campanha passar sem ver o poder de Deus em minha vida!!
Mônica Nascimento Laureano
Junho 29, 2013 às 14:19
Quando temos intimidade com Deus, somos sensíveis a Sua voz, não mentimos para adquirir as bênçãos. Usamos a nossa fé em Deus ao fazer o sacrifício e apresentar e no altar o melhor.
Mikaela Marcos (Almada Portugal)
Junho 29, 2013 às 14:17
Olá D. Viviane, o que mais me chamou atenção neste post é o tempo! Pois há tempo para tudo e nada que é feito rapidamente da certo, digo isso por experiência própria, sempre que tentei fazer as coisas com pressa fiz de qualquer jeito e conclusão correu mal! Por isso realmente tudo o que é sacrificio requer tempo, dedicação o melhor! Não pode ser feito de qualquer jeito, porque o sacrificio representa a nossa entrega para Deus!
Nesta Fogueira Santa vou dar o meu melhor, fazer além!
Beijinhos